Aerobarco Chispa / Planta Redesenhada no Corel

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Aerobarco Chispa / Planta Redesenhada no Corel

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Olá Pessoal,


Devido minha vontade em montar o modelo[b:6cdded7843] Aerobarco Chispa 40[/b:6cdded7843], e minha facilidade em utilização do programa [i:6cdded7843]Corel Draw[/i:6cdded7843], por trabalhar com arte-final e tudo mais, decidi redesenhá-la e disponibilizá-la para quem também estava tendo dificuldades por causa da má qualidade de imagem. E infelizmente, dentro do que pesquisei, aquela planta parecia ser a única disponível na internet.

Segue link: [url]http://beosman.org/uploads/2009/08/plano-hidrodeslizador-chispa-40.jpg[/url]

A planta desenhada pelo citado "V. Martinez", tinha algumas imperfeições *não é uma crítica*, o que foram corrigidas centralizando-as e colocando nos tamanhos compatíveis.

Eu não sei exatamente o que pode estar errado no desenho que fiz, pois algumas partes estavam bem difíceis de eu decifrar o que eram, mas tentei ser mais fiel o possível na sua finalização.

_______________________________________________________________
Se alguém quiser constatar se tem algo muito fora, basta abrir o Corel ou outro programa de linhas, colocar as imagens no mesmo tamanho e ir verificando os traços.
_______________________________________________________________

[b:6cdded7843]Ponto Positivo:[/b:6cdded7843]
A planta pode ser impressa em qualquer tamanho sem distorção.
*No meu caso, imprimi em adesivo.

[b:6cdded7843]Ponto Negativo:[/b:6cdded7843]
Eu não consegui decifrar os textos.


*Algumas partes da planta, para mim, ficaram subentendidas. Em especial, uma peça QUASE repetida que até agora não entendi o porquê. É o suporte do motor, mas não entendi porque não estão iguais. Pensei que seria um "sanduíche" de madeira, mas as peças não batem exatamente. Daí a questão.
Então eu gostaria muito que algum entendedor do assunto nos ajudasse.
Caso algum indíviduo de uma alma muito boa entenda de Espanhol e tenha um olho biônico, rs, favor nos ajudar com as especificações [texto] da planta.
[b:6cdded7843]
[i:6cdded7843][color=darkblue:6cdded7843][Essa dúvida foi resolvida. Os cortes na madeira encaixaram-se perfeitamente.][/color:6cdded7843][/i:6cdded7843][/b:6cdded7843]


Por enquanto, [i:6cdded7843]muito obrigado[/i:6cdded7843], e espero que os interessados possam discutir sobre.

A planta que disponibilizo está aqui:
[i:6cdded7843]Formato .CDR (Corel Draw Versão X3)[/i:6cdded7843]
[url]http://www.4shared.com/file/3HWWuEW1/Aerobarco_Chispa_40__Planta_.html[/url]


[i:6cdded7843]Formato .DWG (Autocad)[/i:6cdded7843]
http://www.4shared.com/photo/96n8iqZs/Aerobarco_Chispa_40__Planta_.html
[b:6cdded7843]
Quem não tiver conta no 4SHARED, pode usar a minha:
[i:6cdded7843]lui.ontheroad@hotmail.com
senha: slowfly22[/i:6cdded7843][/b:6cdded7843]


Um abraço,
Deus sempre.
Paz.[i:6cdded7843][/i:6cdded7843]
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Ah, tinha esquecido da planta em .JPEG para visualização em qualquer computador que não tenha nenhum dos dois programas.

Alta Resolução:
[url]http://img191.imageshack.us/img191/9490/aerobarcochispa40planta.jpg[/url]

Se não funcionar,
[url]http://www.4shared.com/photo/2cNb6Bup/Aerobarco_Chispa_40__Planta_.html[/url]


Obrigado.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Perdão pessoal, troquei o e-mail da conta do 4SHARED e esqueci de avisar aqui.
O tópico foi editado.


Só tem um porém: vou repostar a planta com algumas partes importantes que foram esquecidas (cavernas, entre outros).


Até mais.
Obrigado!
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Valeu!!!!
Marcelo Lopes Brognoli
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Jun 02, 2013 10:48 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por Marcelo Lopes Brognoli »

Boa Tarde, você está construindo o barco?
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Ô amigo, o Aerobarco já foi construído e funcionou muito bem. (:
Aerodinâmica excelente, não capota, não molha a eletrônica, enfim.


Como o foco do fórum não é Nautimodelismo, pouca gente deu atenção, acabou que o tópico ficou esquecido e desatualizado, rs.
Mas qualquer informação, pode me contatar.

_________________________________________
Até hoje não tive tempo de fazer um tópico sobre.
Já já posto um vídeo no Youtube e lhe passo.
Marcelo Lopes Brognoli
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Jun 02, 2013 10:48 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por Marcelo Lopes Brognoli »

Luiz, Boa noite.

A tempos tenho vontade de construir este barco, mas a planta que tinha era muito ruim. Estive analisando as a sua planta mas tenho algumas duvidas.

Que material você usou?

A ultima caverna, a F que na verdade é a E tem o fundo praticamente plano, e isso mesmo?

Como é a cobertura do Barco, na frente do para brisa, é tudo compensado?

Se não for abusar, pode postar as fotos?

Obrigado.
Marcelo
--------------------------
Florianópolis -SC
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Mensagem por henrique_sc »

cara, qual e o tamanho correto dela???pelo jpg coloco em zoom de 100 ou 200??? e o cg dela fica aonde???to com um motor de auto dynamite 20t ficaria legal colocar ele???
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:a86149d767="Marcelo Lopes Brognoli"]Luiz, Boa noite.

A tempos tenho vontade de construir este barco, mas a planta que tinha era muito ruim. Estive analisando as a sua planta mas tenho algumas duvidas.

Que material você usou?

A ultima caverna, a F que na verdade é a E tem o fundo praticamente plano, e isso mesmo?

Como é a cobertura do Barco, na frente do para brisa, é tudo compensado?

Se não for abusar, pode postar as fotos?

Obrigado.[/quote:a86149d767]


Amigo,

Usei compensado de 4mm para praticamente toda estrutura, tirando as longarinas que usei pinho e o pedaço maciço da proa [i:a86149d767](frente)[/i:a86149d767] também. O suporte vertical foi o mesmo sanduíche expresso na planta e o horizontal [i:a86149d767](onde se encaixa o motor) [/i:a86149d767]de compensado de aproximadamente 10mm. Mas, neste último é sempre bom acrescentar uma folha de alumínio ou outro material que aguente mais tensão que a madeira, já que os parafusos devem ser bem apertados. É muita vibração. O suporte que segura as laterais do motor são essenciais para não amolecer a estrutura.

Sim, a última caverna (boa correção, pode ser que seja "E" mesmo) tem o fundo praticamente plano. Só que tem um detalhe: no meu caso, uma caverna E é feita com os encaixes das longarinas e uma outra LISA do mesmo tamanho para colar logo atrás para reforço. Não sei se essa era a idéia da planta, já que diz 'Seção F-F', mas eu fiz.
E exatamente: na frente do para-brisa é tudo compensado.


Estarei postando as fotos da construção num post da seção "Nauti, auto, ferreo, plasti e outros modelismos" para uma discussão mais completa. Favor acompanhar. (:



[b:a86149d767][color=red:a86149d767]p.s.: Eu gostaria até que, por gentileza, os mais experientes pudessem nos ajudar nas dúvidas em relação à planta. O barco foi construído e teve sucesso, mas é sempre bom ser o mais fiel possível e não deixar os iniciantes "voando".[/color:a86149d767][/b:a86149d767]


Mil desculpas pela demora em responder aqui.
Enviei e-mail ao Marcelo, mas como demorei, não obtive resposta.


Obrigado,
Luís Henrique.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:dd42d25a54="henrique_sc"]cara, qual e o tamanho correto dela???pelo jpg coloco em zoom de 100 ou 200??? e o cg dela fica aonde???to com um motor de auto dynamite 20t ficaria legal colocar ele???[/quote:dd42d25a54]

Irmãozinho,

Na planta [i:dd42d25a54](aberta no Corel Draw)[/i:dd42d25a54], o barco ficou num tamanho final de aproximadamente [i:dd42d25a54]38cm (largura) x 104cm (comprimento).[/i:dd42d25a54]
No formato [i:dd42d25a54].JPEG [/i:dd42d25a54]você não vai conseguir chegar ao tamanho original que foi desenhado. O zoom nestes programas são só para visualização. Para trabalhar no tamanho real é preciso que você use um programa gráfico, eu acredito. Posso até ver se consigo dividir a planta em folhas separadas em formato [i:dd42d25a54].PDF[/i:dd42d25a54] para disponibilizá-la pronta para imprimir, mas enquanto isso, só lhe garanto chegar a um tamanho específico usando programas como [i:dd42d25a54]Corel Draw, AutoCAD[/i:dd42d25a54], enfim.

Olha, CG de embarcação é um pouco complexo de se entender, e nem consigo te explicar. Além do mais, como não foi expresso na planta, acredito que porque tudo já está em seu devido lugar e a estabilidade do casco não vai variar significantemente por causa de pequenas modificações.

Sobre o seu motor, dei uma pesquisada e vi que é um motor[i:dd42d25a54] 540 Brushed (de bucha)[/i:dd42d25a54]. A planta que você está vendo nessas medidas e material é indicada para motor à combustão a partir de .40. São motores bem superiores ao seu. Não tive oportunidade de pesar o barco, mas pra você ter uma idéia, acredito que esteja algo em torno de [i:dd42d25a54]2Kg[/i:dd42d25a54] ou mais.

O que você pode fazer é reduzir o tamanho da planta para até uns 40 cm de comprimento [i:dd42d25a54](no máximo)[/i:dd42d25a54] e fazer em material leve como o [i:dd42d25a54]isopor[/i:dd42d25a54] e [i:dd42d25a54]depron[/i:dd42d25a54]. Daí neste caso, aconselho uma planta mais simples e objetiva como inúmeras presentes no fórum.


[i:dd42d25a54][color=darkblue:dd42d25a54]Acompanhe o post que estarei postando hoje até o fim da tarde na seção "Nauti, auto, ferreo, plasti e outros modelismos", por gentileza. (:[/color:dd42d25a54][/i:dd42d25a54]
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Responder