Planta do SlowStick, ótimo modelo para iniciante

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Acho que o Cedro vai ficar muito pesado. Use vara depesca de camelô, daquelas mais simples, sem as argolas para a linha. Custa em torno de 5 paus, e a ponta ainda serve para fazer linkagem
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Caro Sapinho...

Andei pesando a vara de pesca e o cedro que vou usar e ficou pesado cerca de 15g a mais o cedro...

Porém, ainda não me dei conta como vou fazer para deixar a asa e o conjunto da cauda no mesmo plano usar um tubo cilíndrico.. no caso da vara de pesca... Help-me...

Moisés :)
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A vara de pesca te dará 5 ou 6 vezes mais RIGIDEZ do que o Cedro... vai evitar que a cauda fique "dançando".
A melhor maneira que eu encontrei foi usar pequenos pedaços de madeira "plana", que você cola na vara de pesca com o "velho truque" da Super Bonder com Bicarbonato de Sódio (raspe ou lixe o acabamento antes de colar, pois além do verniz existe uma espécie de "cera" protetora), usando uma mesa para garantir que fiquem alinhados. Não serve o fermento em pó, que contém bicarbonato, pois ele também contém amido e um outro sal. Use bicarbonato puro mesmo, coloque um pouco de Super Bonder, e aplique uma "soprada" de bicarbonato por cima. Endurece instantaneamente e cria volume para preencher os vãos, fazendo assim com que a colagem fique extremamente forte (se limpar bem a superficie, colar e tanter arrancar, vai desmanchar a fibra da vara).
Nesse segundo modelo optei por uma fixação NADA ortodoxa, pois construi uma "cabana" de espeto de bambu para suportar a asa, mas a mistura de superbonder e bicarbonato está la, firme... heheeh..
As fotos dão uma idéia.
Abraços!
Anexos
tudo reunido e cortado.JPG
tudo reunido e cortado.JPG (26.61 KiB) Exibido 29810 vezes
Usei um "oco" de Clark Y de uma asa maciça como "cama" para curvar o Pluma
Usei um "oco" de Clark Y de uma asa maciça como "cama" para curvar o Pluma
como formei a asa.JPG (27.09 KiB) Exibido 29810 vezes
asa em trabalho.JPG
asa em trabalho.JPG (18.29 KiB) Exibido 29810 vezes
Aas nervuras foram cortadas com fio quente, normalmente... MAS OS CORTES PARA OS REFORÇOS FORAM FEITOS NA SERRA CIRCULAR... IGNORANTE?? EU ???
Aas nervuras foram cortadas com fio quente, normalmente... MAS OS CORTES PARA OS REFORÇOS FORAM FEITOS NA SERRA CIRCULAR... IGNORANTE?? EU ???
sou meio ignorante mesmo.JPG (27.01 KiB) Exibido 29810 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Acabei nem colocando reforço nas asas, e já voou sem.
Anexos
armação de suporte da asa.JPG
armação de suporte da asa.JPG (23.59 KiB) Exibido 29803 vezes
asa montada.JPG
asa montada.JPG (26.35 KiB) Exibido 29803 vezes
Note-se a "massa" de superbonder com bicarbonato. A linha enrolada apertada e depois "molhada" com super bondar também fica extremamente forte.
Note-se a "massa" de superbonder com bicarbonato. A linha enrolada apertada e depois "molhada" com super bondar também fica extremamente forte.
detalhe da fixação do trem e da asa.JPG (18.16 KiB) Exibido 29803 vezes
ESC e suporte da bateria.JPG
ESC e suporte da bateria.JPG (25.89 KiB) Exibido 29803 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Depois dessas fotos eu ainda melhorei um pouco a fixação dos elásticos através de duas "travessinhas" de bambu, fixadas com linha e superbonder.
Anexos
pushrods feitos de vara de pesca.JPG
pushrods feitos de vara de pesca.JPG (26.47 KiB) Exibido 29798 vezes
trem de pouso de moto de 1,99 e varetas de guarda-chuva (as varetas são furadas na ponta, assim o eixo das rodas passa reto e gira solto)
trem de pouso de moto de 1,99 e varetas de guarda-chuva (as varetas são furadas na ponta, assim o eixo das rodas passa reto e gira solto)
trem de pouso de motoca.JPG (29.25 KiB) Exibido 29798 vezes
vejamos se avua.JPG
vejamos se avua.JPG (29.42 KiB) Exibido 29798 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A finalidade dos "trilhos" de espeto de bambu dos dois lados da vara é garantir a fixação da asa e do trem de pouso sem girar, e ao mesmo tempo dar liberdade de deslocar a asa para a frente e para trás para acertar o CG, pois pretendo usar duas baterias diferentes, uma 2S e uma 3S
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Sapo, obrigado pelas fotos e informações cedidas...
Agora acho que o meu SS sai rapidinho
ABraços
Moisés :)
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Acabei de voar o bichinho.... uns 25 minutos com a 3S... Apenas acho que deveria postar no fórum de helicopteros.... Quando acabou a carga da 3S, fui testar com uma 2S, decolou com um pouco de esforço (não coloquei a hélice maior, como deveria), mas nesse instante o vento apareceu do nada, e forte, com rajadas.. Virei pioto de um helicóptero de hélice fixa....
O modelinho de 320 gramas pousou hoverando e voando de costas... hehehehe
Quando tocou no chão e desliguei o motor saiu rodando para trás. Dei um pouquinho de motor só para poder frear o retrocesso e ele quase decolou na vertical de novo... heheh...
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Olá, Claudio, como fixou os servos no tubo(fuselagem) ?? :roll:
valeu :!:
freq. 72830
ch 52
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Olá, tb tenho uma dúvida. Nos modelos treinadores asa alta, o pessoal fala para apontar o motor ligeiramente para baixo e para a direita. No SS isto tb é necessário ?
Responder