Impressão de plantas

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Impressão de plantas

Mensagem por Carrascal »

Olá! Vocês sabem me dizer como se faz para imprimir as plantas abertas em DWG ou DXF em tamanho maior? Valeu!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Refaz a escala da planta nas proporções desejadas que terá o modelo maior ou menor mas isso não é aconselhável fazer embora muitos o façam pois a carga alar de um aeromodelo é projetado para aquelas dimensões e quando você altera a escala da planta, essa carga alar é alterada mais do que deveria, as vezes aumenta muito o que é muito prejudicial ao aeromodelo e as vezes diminui muito o que também não favorece muito mas é até aceitável.
Se for pouca coisa que pretende mudar escala até não tem problema mas se pretendes dobrar de tamanho ou dividir pela metade o tamanho as coisas ficam bem sérias na construção do aeromodelo.

Se você usa o autocad, selecione toda a planta e use o comando scale, o autocad irá te pedir um ponto de referência para começar a escalonar o desenho, pode clicar em qualquer ponto do desenho e logo a seguir digite lá em baixo onde pede a escala e use por exemplo, se desejar aumentar a planta de 120cc de envergadura para 150cm, digite lá 1.25 mas use o ponto e não a vírgula que o autocad irá redimensionar todo o desenho para as novas medidas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Obrigado Laercio. Entendi quanto à questão da mudança da escala e seus problemas quanto a carga alar. Agora (me desculpe se a pergunta for muito óbvia), por exemplo, em um aero com 1,0m de envergadura, quando eu dou o comando para imprimir no freedwgviewer a planta é impressa em uma folha de papel a4 apenas. Tem como imprimi-la no que seria o tamanho real da planta (para poder recortar o depron exatamente no formato das partes?). Ah! eu não uso o autocad. Algumas plantas que imprimi maiores foi usando o excel. Obrigado mais uma vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, desconheço esses programas que servem somente para abrir arquivos do autocad mas sei que no autocad na parte de plotar você tem como fazer isso mas as vezes dá erros de continuidade nos desenhos, o melhor seria mandar plotar em uma grafica ou similar pois normalmente os desenhos nas plantas estão já no tamanho original que será feito o aeromodelo.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Beleza. Obrigado mais uma vez Laercio. Ah! O tópico é outro, mas parabens lá pelo P51. Tá ficando um espetáculo! Abraços.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:c68c27d67c="Carrascal"]Beleza. Obrigado mais uma vez Laercio. Ah! O tópico é outro, mas parabens lá pelo P51. Tá ficando um espetáculo! Abraços.[/quote:c68c27d67c]

Obrigado mas como todo o ser humano também tem algumas imperfeições no aeromodelo pois estou começando a construir com depron agora, sempre usei somente balsa para a construção.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Mensagem por podecha »

Usa o Corel Draw.

Ele importa os arquivos de autocad (DWG e DXF) é facil de alterar a
escala da planta, e ele imprime o tamanho 100 % em mosaico (folhas de A$
pra vc colar depois
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Opa, valeu a dica Podecha. Eu já ouvi falar do corel draw, mas nunca mexi com o programa e acho que não tenho ele aqui no meu pc. Será que eu consigo baixar na net? hehehhe e será que eu dou conta de trabalhar com ele?
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Ô Laercio, se é a primeira vez que vc faz um aero em depron aí é que fiquei mais admirado ainda! hehe
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d722900b42="Carrascal"]Ô Laercio, se é a primeira vez que vc faz um aero em depron aí é que fiquei mais admirado ainda! hehe[/quote:d722900b42]

Leve em conta que eu construia antes aeromodelos em balsa e isso dá a noção de construção porém estou tendo sim algumas dificuldades quanto a colas e coisas assim mas ainda dou preferência a aeromodelos feitos em madeira balsa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder