El Justiciero - Vídeo

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

El Justiciero - Vídeo

Mensagem por Alvaro Sala »

Reparei que tenho mais de 5 anos de e-voo e ainda não construí um aero RC elétrico.
Nesse tempo fiz vários modelos de voo livre, mas não só. Fiz 2 modelos com eletrônica de X-twin, um planador RC 2 canais e um micro indoor que acabou quebrado sem grandes voos...

Reparei também que tenho tudo que precisa pra fazer um avião: motor, esc, receptor, servos, bateria (além da balsa, é claro).
Então comecei a elocubrar e resolvi postar aqui porque vai pesar menos de 143.5g apesar dos 90 Cm de envergadura.
Anexos
El_Justiciero.jpg
El_Justiciero.jpg (36.96 KiB) Exibido 15090 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Apesar de andar pesquisando e lendo bastante por aqui, continuo leigo em eletrônica, então liguei pro Marco Antonio e perguntei se juntar um motor 1811-20 com um esc de 6A, uma bateria 2S de 250mA e uma hélice de 6" ia ser besteira e ele disse que funciona. O receptor é um Corona sintetizado e também 2 servos desses de umas 3g.

Pesei a eletrônica toda e deu 52g.
O próximo passo foi montar um dispositivo na balança pra testar o empuxo estático. Com a bateria carregada e o stick no talo bateu em 91g.
Anexos
Empuxo.jpg
Empuxo.jpg (39.07 KiB) Exibido 15086 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Observando outros modelos com essa motorização cheguei à conclusão que vai ser suficiente pra levar um modelo com os 90 Cm de envergadura (uns 12.5 Dm²) com um peso final perto de 130g.
Isso me deixa com a espectativa de construir o modelo com umas 75g de balsa, o que eu acho possível.
Daí copiei umas idéias de mim mesmo e cheguei nesse desenho.
Anexos
Fuselagem.jpg
Fuselagem.jpg (36.58 KiB) Exibido 15082 vezes
Planta.jpg
Planta.jpg (33.6 KiB) Exibido 15082 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Já estou trabalhando na fuselagem.
O depron que aparece na foto serviu apenas como gabarito.
No estado que aparece na segunda foto está pesando 14g (toda em chapa de 1/8" e varetas 1/8" x 1/8" de balsa de média a dura)
Anexos
14g.jpg
14g.jpg (37.83 KiB) Exibido 15074 vezes
Gabarito.jpg
Gabarito.jpg (37.62 KiB) Exibido 15074 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Muito interessante!!! Vai chegar fácil nas 130g, provavelmente menos. Tenho um Piper J3 com 90 cm de asa e com eletrônica mais pesada que a sua (servos de 5g, bateria 2S 500mAh, motor de 20g) e pesa na faixa de 140g.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eita coisa bonita!!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Aí vem coisa boa.
Acompanhando
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Alvaro,

Pergunta de um leigo em micros: era necessário usar chapa de 1/8"?Não poderia ter usado a 3/32"?

Acredito que esteja usando uma balsa melhor que estas comuns que usamos normalmente. Já experimentou a balsa da Specialized dos EUA?
[url]http://www.specializedbalsa.com/[/url]

Meu filho usa o material deles para a competição do SAE BRASIL...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Muito bom, Alvaro!

Só agora no almoço entrei na internet e vi este tópico, esta construção quero acompanhar e quem sabe replicar! hehehehehe.

Faz tanto tempo que não mexo com balsa, quem nem sei mais as medidas, se tivesse como colocar depois a quantidade de cada chapa para a construção, seria muito bacana de sua parte.

Com 90cm de envergadura abaixo das 140g vai ficar muito gostoso de pilotar!

Abraço e bons vôos.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Amigos,
Obrigado pelos comentários.

[quote:e40ae8a851="Mac2"]Pergunta de um leigo em micros: era necessário usar chapa de 1/8"?Não poderia ter usado a 3/32"?[/quote:e40ae8a851]

Marco Aurélio,
Realmente dá pra fazer com 3/32". É comum fazer modelos a elástico próximos desse tamanho com essa espessura, e eles têm estrutura para aguentar a torção da borracha.
Nesse caso, preferi uma madeira mais encorpada e não muito leve porque pretendo voar outdoor, e estou supondo que o aumento de peso é puco (chuto que econimizaria umas 4g se fosse 3/32") e vai ficar bem mais resistente.

Embora a gente sempre pense em uma relação do empuxo com o peso do modelo, na minha cabeça, o empuxo tem que vencer o arrasto e as asas têm que vancer o peso.
Estou procurando fazer o modelo bem "limpo" (apesar do trem de pouso com as polainas) e a aposta é no perfil fino com espessura de 9% da corda, para ter boa sustentação com pouco arrasto.
Anexos
Figura1.jpg
Figura1.jpg (14.08 KiB) Exibido 14888 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder