Jacutinga - mini aeromodelo indoor

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Jacutinga - mini aeromodelo indoor

Mensagem por mauemmel »

A algum tempo venho pesquisando modelos pequenos para voo indoor e esse projeto do jacutinga me chamou a atenção. Tanto pela estética quanto pelo tipo de construção.
Mas até então eu só tinha construido em depron.
O tempo passou e comecei a mexer com balsa, após a montagem de tres kits em balsa (cauré, HK sunbird e HK J3 cub), e com muita sobra de balsa, reduzida a varetas, resolvi começar a construir do zero em balsa com estruturas treliçadas (aliado a isso também tem um evento indoor em julho na minha cidade).
Primeiro fiz um jacutinga sem alterar a escala, só com pequenas adaptações na estrutura da fuselagem (ao invéz de curvar a vareta de baixo fiz em tres partes retas.
Voou muito bem de primeira,quase sem precisar trimar. Ai resolvi inventar, fiz uma versão micro (30% menor), voou mal, mas voou. Agora resolvi inventar de novo e estou fazendo uma versão 30% maior, com uma pequena alteração na asa (asa reta, um pouco mais espessa, com menos diedro e com ailerons), além disso pretendo fazer uma pequena escotilha em baixo para soltar pequenos paraquedas ou outras coisas.
Não postei nada da construção dos dois primeiros modelos pois estava sem paciência para ficar tirando fotos, além da construção ser bem rápida.
no primeiro tentei utilizar cola CA fina, mas não gostei, as juntas ficaram muito duras e se descolavam quando eu tentava lixar, acabei abandonando o conj. de cauda colado com CA e refiz com PVA (cola de marceneiro),ficou excelente, além de mais leve.
o micro ficou com 40g RTF, o normal 120g RTF, espero que esse maior não passe dos 300g RTF.
Anexos
micro
micro
2015-06-19 19.37.28.jpg (37.52 KiB) Exibido 2 vezes
fuselagem
fuselagem
2015-06-19 19.38.42.jpg (35.46 KiB) Exibido 2 vezes
conjunto de cauda
conjunto de cauda
2015-06-19 19.39.08.jpg (35.78 KiB) Exibido 11497 vezes
asa
asa
2015-06-19 19.38.22.jpg (32.56 KiB) Exibido 11497 vezes
micro jacutinga junto ao ja cutinga tamanho original
micro jacutinga junto ao ja cutinga tamanho original
2015-06-19 19.37.04.jpg (32.13 KiB) Exibido 11497 vezes
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Jacutinga - mini aeromodelo indoor

Mensagem por mauemmel »

Não sei o que se passa que tres fotos aparecem, e duas ficaram só no link...
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Jacutinga - mini aeromodelo indoor

Mensagem por mauemmel »

o maior ja está quase pronto, devo terminar esta tarde e já posto as fotos e vídeo do teste em bancada. a porta de paraquedistas já está instalada e funcionando...
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Jacutinga - mini aeromodelo indoor

Mensagem por Edson Carvalho »

Tô curioso....
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Jacutinga - mini aeromodelo indoor

Mensagem por mauemmel »

ficou pronto, e voou, mas tive problema com o sistema de ailerons que não funcionou direito. tinha feito comum servo central e como movimento sendo transmitido por uma vareta de fibra de vidro, mas a torção da vareta inviabilizou o movimento dos ailerons (já estou corrigindo isso, vou trocar por espetos de bambu, que são bem mais rigidos), fora isso voou bem lento e calmo, não deu para testar o alçapão de lançamento em voo, mas deve funcionar à contento.
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Jacutinga - mini aeromodelo indoor

Mensagem por Edson Carvalho »

Continuo curioso.....rsrssss
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Jacutinga - mini aeromodelo indoor

Mensagem por mauemmel »

tá aqui o vídeo da porta, no maximo até o começo daq semana que vem ja devo postar o vídeo do voo e da liberação de paraquedistas...

http://youtu.be/kNzWh1RGrUM
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
Responder