Prairie Bird X2

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Mandei MP, por não saber se posso postar a referência aqui.
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RodrigoB
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Mensagem por RodrigoB »

Gostei muito da solução "estojo" que fez, ficou muito bom!

Quanto a solução dos imas para fixação da asa, definitivamente irei utilizar no monocoupe.
Os imas que recebi são excelentes e fortes, fiz alguns testes e gostei muito.
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Lembre-se de usar uns guias, como pequenas varetas de carbono ou fibra. è difícil separar um imã do outro puxando, mas se "escorrega-los" eles se soltam mais fácil. Os pinos guia impedem isso.
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fhkawasaki
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Mensagem por fhkawasaki »

RNJorge,

Bela construção...pelo visto será um bom voador.

Sobre a solução de fixação com imã, tem seu pró, mas tem seu contra.

A facilidade de apenas conectar mais rápido é interessante, mas o controle de incidência da asa se perde e sabemos que imãs de neodímio são extremamente fortes, oq pode causar alguma quebra em algum impacto com a asa.

Sei que os imãs já estão instalados, mas eu faria primeiro os testes de incidência fixando a asa com elásticos e depois de 100% trimado instalaria os imãs...

Massss todo mundo fala muito aqui né...o importante é botar para voar!!
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Eu nunca testo incidência das asas. Normalmente sigo o projeto, especialmente se for um clássico como este.
A minha idéia não é conectar mais rápido, mas não usar os sistemas fixos.
No caso dos aviões menores, usar imãs é mais seguro do que elásticos ou parafusos (experiência própria) pois no caso de queda a asa se solta sem maiores danos.
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fhkawasaki
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Mensagem por fhkawasaki »

Ok...
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:7497a51f59="rnjorge"]Eu nunca TESTO incidência das asas.[/quote:7497a51f59]

O Kawasaki pensou nos modelos de voo livre. Como não têm comando depois de lançados, precisamos quase sempre de ajustes de incidência, line thrust, CG e leme.

Pessoalmente, no caso dos RC, eu prefiro ajustar a incidência da asa do que compensar no trim do profundor.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Agora entendi. O último modelo de voo livre que eu construí foi lá por volta de quando Cláudio Coutinho era técnico da seleção...
Nunca mexi na incidência da asa. Em uns dois modelos acabei mexendo sim na incidência do estabilizador.
De qualquer forma, se isso se tornasse imprescindível, é só questão de se soltar duas "taubinhas" com os imãs na fuselagem e reposicioná-las.
Mas realmente, nunca nem pensei em fazer isso.
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Momento "Iluminado" deste modelo:

Push rods de bambu.
Depois que se acerta o ponto de "caramelização" fica bom.
Voltam as memórias dos meus 8 anos fazendo varetas para pipas...
Anexos
2014-07-24-246.jpg
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fhkawasaki
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Mensagem por fhkawasaki »

[quote:a04cf2321a="Alvaro Sala"][quote:a04cf2321a="rnjorge"]Eu nunca TESTO incidência das asas.[/quote:a04cf2321a]

O Kawasaki pensou nos modelos de voo livre. Como não têm comando depois de lançados, precisamos quase sempre de ajustes de incidência, line thrust, CG e leme.

Pessoalmente, no caso dos RC, eu prefiro ajustar a incidência da asa do que compensar no trim do profundor.[/quote:a04cf2321a]

Mania de VL mesmo, rsrs, incidência é algo que corre nas minhas veias :lol:
"Arte nas mãos e sonhos nos ventos"
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