Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por Wesley_Sniper »

Andei conversando com um amigo surfista e ele me disse que essas pranchas de surf só suportam "o tranco" porque passam por um processo de laminação dos bons... de qualquer modo, deve ser uma maravilha para modelos maciços e micros modelos como você mesmo citou.

Estou ansioso para ver, pois como toda madeira, ela deve ter suas variações de densidade.

Vamos nos falando, logo aparece outros para nos ajudar...
:D
Avatar do usuário
giordanisalamon
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Sex Out 12, 2007 11:30 pm
Localização: Porto Velho

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por giordanisalamon »

Faça um ensaio de tração desse material. você pode ter e mãos uma peça de balsa, corte uma peça igual nesse material, faça o ensaio e compare as duas.
Procure alguma universidade que tenha o curso de engenharia civil e veja se vc nao consegue fazer esse ensaio usando a prensa da instituição, se isso não for possivel faça em casa mesmo.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por Davidfuzatto »

[quote="Wesley_Sniper"]Andei conversando com um amigo surfista e ele me disse que essas pranchas de surf só suportam "o tranco" porque passam por um processo de laminação dos bons... de qualquer modo, deve ser uma maravilha para modelos maciços e micros modelos como você mesmo citou.

Estou ansioso para ver, pois como toda madeira, ela deve ter suas variações de densidade.

Vamos nos falando, logo aparece outros para nos ajudar...[/quote]

Wesley, o material é bem resistente, tal como a balsa e parece ser até mais leve que ela.
Cortei vários barrotes, com variadas espessuras e vi que com os barrotes mais espessos, a resistência é boa e servirá para construções aí com seus 200mm de envergadura, tranquilo.
As Lâminas de 3 mm, são verdadeiras palhas.
Vou enviar amanhã o material pra vc experimentar.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por Davidfuzatto »

Wesley_Sniper escreveu:Andei conversando com um amigo surfista e ele me disse que essas pranchas de surf só suportam "o tranco" porque passam por um processo de laminação dos bons... de qualquer modo, deve ser uma maravilha para modelos maciços e micros modelos como você mesmo citou.

Estou ansioso para ver, pois como toda madeira, ela deve ter suas variações de densidade.

Vamos nos falando, logo aparece outros para nos ajudar...



Wesley, o material é bem resistente, tal como a balsa e parece ser até mais leve que ela.
Cortei vários barrotes, com variadas espessuras e vi que com os barrotes mais espessos, a resistência é boa e servirá para construções aí com seus 200mm de envergadura, tranquilo.
As Lâminas de 3 mm, são verdadeiras palhas.
Vou enviar amanhã o material pra vc experimentar.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."

Fernão Capelo Gaivota
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por Davidfuzatto »

Claudio_Sapo escreveu:David, eu posso tentar abrir em chapas e lixar para dar espessura constante, já fiz isso com caixeta nos meu sidos tempos de artesão quebrador de aeromodelo, mas o limite de espessura que consigo cortar gira em torno de 60 ou 65 mm, então as "chapas" não poderiam ser mais largas que isso.
Essa largura serviria ?


Claudio sapo, eu montei uma serra com paralelo e estou utilizando disco diamantado a seco para cortar. O disco diamantado corta sem puxar as fibras, deixando o corte uniforme e liso. Quando lixo, ela fica perfeita, um acabamento muito agradável.

Me manda o endereço que te mando um toco de Agave já descascado, aí vc corta com um serrote na medida que vc precisar. Um serrote de lâmina fina corta de forma rápida.
Valew!!
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por Davidfuzatto »

giordanisalamon escreveu:Faça um ensaio de tração desse material. você pode ter e mãos uma peça de balsa, corte uma peça igual nesse material, faça o ensaio e compare as duas.
Procure alguma universidade que tenha o curso de engenharia civil e veja se vc nao consegue fazer esse ensaio usando a prensa da instituição, se isso não for possivel faça em casa mesmo.



"giordanisalamon, a universidade que tem engenharia civil, mais próxima para mim aqui, é a UFLA ( Universidade federal de lavras NG) fica a 120 km de onde estou.

Vou fazer uns ensaios aqui e também, vamos ver o que o pessoal fará com o material das amostras. Veremos os resultados sendo apresentados aqui.

Grato pela indicação.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por igorfragoso »

Davidfuzatto escreveu:
giordanisalamon escreveu:Faça um ensaio de tração desse material. você pode ter e mãos uma peça de balsa, corte uma peça igual nesse material, faça o ensaio e compare as duas.
Procure alguma universidade que tenha o curso de engenharia civil e veja se vc nao consegue fazer esse ensaio usando a prensa da instituição, se isso não for possivel faça em casa mesmo.



"giordanisalamon, a universidade que tem engenharia civil, mais próxima para mim aqui, é a UFLA ( Universidade federal de lavras NG) fica a 120 km de onde estou.

Vou fazer uns ensaios aqui e também, vamos ver o que o pessoal fará com o material das amostras. Veremos os resultados sendo apresentados aqui.

Grato pela indicação.

Se você tiver uma dessas "balanças de peixeiro" (em verdade um dinamômetro), a grosso modo, poderá simular esse ensaio de tração que foi sugerido. Obviamente não será preciso mas pode dar uma idéia da resistência, frente à balsa.
luuisgomes
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 10:23 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por luuisgomes »

Aqui na minha região também existe a "pita" , na verdade quando criança usava para fazer brinquedos , como miniaturas de bois usando a faça para moldar, pois o material é muito maicio.
Daí quando iniciei no Aeromodelismo ficava imaginando se seria possível construir com esse material , mas não sei se seria resistente pra usar em chapas pq a consistência é mais parecida com a do isopor do que de madeira . Bom vou ficar acompanhando o tópico tomara que de certopq o material é abundante !
SYMAS107G/v911/V912
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por weber »

Acompanhando...
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por Sereno »

Aqui no interior de SP é comum vermos vendedores de algodão doce que espetam os palitos dos mesmos em um tronco de madeira PITA acoplado na vertical na garupeira de bicicletas. Acredito que para aeromodelos não vai ter a resistência necessária.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Responder