Dirigivel alguem tem fotos aew? e ideias!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Dirigivel alguem tem fotos aew? e ideias!

Mensagem por SH4RK0 »

estou junto a um prof de fisica com um projeto de dirigivel r/c precisamos de algunas ajudas e dicas... quem puder ajuda aew sera de bom tamanho :) e fotos tb...
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

ajuda...

Mensagem por david loos »

olha cara... eu nao sei nada sobre dirigiveis... mas eu li este seu topico e tambem fiquei interessado nesse dirigivel e resolvi dar uma pesquisada... eu procurei em umas revistas que eu tenho sobre Alberto Santos Dummont e aparece algumas fotos de dirigíveis dele... então eu começei a fazer uns rascunhos no pain até chegar nesse aqui... NAO SEI SE VAI VOAR... ( veja com seu professor... a aerodinamica...) mas vc pediu ideias então eu axo que isso tá valendo... segue aí um rascunho...

há... tem esse link tambem...

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=5348&sid=c0eab68d2609ba9bb266c96fbb7c6573


segue um esboço de meu projeto...
Anexos
imagem.jpeg
imagem.jpeg (41.69 KiB) Exibido 11054 vezes
PP5 WLU"
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

tá aí...

Mensagem por david loos »

tá aí meu projetinho... eu estava pensando em usar tx e rx de bitcar... com atuadores magneticos..., e ele tem só dois comandos leme e profundor... só que voce vai pode voar só em dias de NENHUM vento...



abraço...
PP5 WLU"
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: tá aí...

Mensagem por alexcmag »

[quote:b4217820fb="david loos"]tá aí meu projetinho... eu estava pensando em usar tx e rx de bitcar... com atuadores magneticos..., e ele tem só dois comandos leme e profundor... só que voce vai pode voar só em dias de NENHUM vento...



abraço...[/quote:b4217820fb]

1) Dirigível pequeno, só dentro de casa mesmo, nada de voar fora, nem sem nenhum vento.

2) Atuador magnético em dirigível é uma coisa meio complicada, os pequenos usam sempre vetoração de empuxo. A área de comando que é possível movel com atuador não vai chegar nem perto de fazer um dirigível se mover. Os do Guga usam servos para mover o motor todo para conseguir fazer curvas.

3) Se a idéia é fazer algo bem pequeno, seria mais fácil usar aqueles controles de 2 motores, deixar a flutuação negativa e usar os dois motores apontados meio para cima para equilibrar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

E agora???

Mensagem por david loos »

bom Alex, eu estava pensando em um dirigível nao tã pequeno e não tão grande... dá uma olhada no meu novo projeto... esse tambem tem 2 comandos, porém nao tem profundor... quando voce acelera o motor, ele sobe, e quando solta o motor ele desce, e o leme que vai ficar atrás do motor, cerca de 0.5 a 1cm de distancia... aí eu acho que daria certo... ele iria virar normalmente.... OU NAO????


tá aí o novo projetinho...
Anexos
novo projetinho....
novo projetinho....
imagemd.jpeg (41.69 KiB) Exibido 11040 vezes
PP5 WLU"
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Eu fiz aqui alguns rascuho mais não sei se servem porque como eu nunca vi um desses de perto e tb não sei muito sobres eles...
mais ta ai algunas coisas...
Anexos
D 01.jpg
D 01.jpg (35.36 KiB) Exibido 11016 vezes
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

outra...
Anexos
eletro.jpg
eletro.jpg (33.18 KiB) Exibido 11015 vezes
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

lhando assim parece que vai ficar uitooo pesado :cry: entaum meu grande amigo Rick ontem a noite conversando a respeito... me mando dois desenhos com duas ideias bem legais...

ai uma dela!!
Anexos
aaa.jpg
aaa.jpg (43.2 KiB) Exibido 8234 vezes
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

mais uma!
Anexos
sem título2.jpg
sem título2.jpg (17.09 KiB) Exibido 11012 vezes
Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Dom Jun 13, 2004 6:08 pm
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP

Faça voce mesmo seu dirigivel e voe dentro do Banheiro!

Mensagem por guga »

[b:15f7c73f08]Este dirigivel foi feito de simples materiais muitissimo baratos...[/b:15f7c73f08]

[b:15f7c73f08][size=18:15f7c73f08]Com 2 motores sómente... tem todos os controles... esquerda, direita para cima e para baixo.[/size:15f7c73f08][/b:15f7c73f08]

(nota: para aeromodelistas experientes) VEJA AS FOTOS JUNTO COM O PASSO á PASSO

(Opcionalmente pode-se usar o radio BITCHAR)

1-copo de café de isopor (ou plastico)

2- bexiga de festa "grande" de 50 a 60 cm de diametro (a maior que tiverem para gas helio) podes achar na www.plasteng.com.br

3- barbante de fibra plastica(bem fino e leve) para embrulhar e decorar presentes.
4- 2 micro servos...
5-micro receptor hitec
6- Bateria Li-Po E-Tek 2S1P 7,4Volts 250 mA (14gramas) (ou de micro telefone 4 celulas) www.asaseletricas.com.br
ou 2 hobbies ou canibalise seu celular...
7- 2 micro helices da aerobras

Veja as fotos que a montagem é auto explicativa...

Os 2 servos são desmontados e os dois PWM´s dos servos vão funcionar como speed controls para os dois motores.

Um Esc estará ligado no canal 3 e o outro ligado no canal 2.
O canal 3 controla o motor do lado esquerdo e o canal 2 o motor do lado direito.

Note que... para subir e descer... O motor do lado esquerdo esta inclinado para dar empuxo para baixo 15°.

O motor do lado direito está inclinado para dar empuxo para cima 15°.

Para Subir move-se o joystick da direita(canal 2) para frente... e o stick da esquerda (canal 3) para tras. O dirigivel fará uma curva para a esquerda ascendente...

Para descer procede-se inversamente.

Para ir para frente os dois joy sticks para frente e vice versa para tras...

Note que os dois Joy sticks tanto da esquerda quanto o da direita deverão ter o neutro seguro no centro (o da direita já vem assim de fabrica mas o da esquerda voce terá que abrir seu TX e mudar a mola do canal 4 para o canal 3)...[/b]
[b:15f7c73f08]
O gas pode ser encontrado na AGA, Air Products ou White Martins que tem uma extensa rede de distribuição no pais todo.
O consumo de gas se utilizares a bexiga para Helio é minimo (perda de 3% cada 5 dias)com um metro cubico dá para encher umas dez vezes o balão[/b:15f7c73f08]
[b:15f7c73f08]
Se usar motores originais BitCharG, estas hélices pequenas (Aerobras) e no máximo 2 baterias 1,2v x 80mAh, não precisa nenhum componente eletrônico extra. [/b:15f7c73f08]Acho que até "novatos avançados" poderiam tentar.
Anexos
Detalhe da Gondola
Detalhe da Gondola
Blimp2.jpg (9.33 KiB) Exibido 11521 vezes
Blimp RC tipo balão de ar quente
Blimp RC tipo balão de ar quente
Blimp 1.jpg (38.41 KiB) Exibido 8239 vezes
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...
Responder