FW-190 guillow 16" 50g 15g/dm2- Nanotrem-video

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

FW-190 guillow 16" 50g 15g/dm2- Nanotrem-video

Mensagem por Marco Antonio »

Pensei em montar o Piper super cub da guillow... brincadeira de criança, e madeira um lixo!!! mil vezes o taylor da aerobras, basta ver o peso da amdeira que vem no kit.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9676&highlight=taylorcraft

Dai pesquisei e mesmo no RCGroup não fazem a coisa direito. A madeira continua um lixo!!! Imprestavel e pesada!

O perfil da asa outro lixo, pedi ao Omar para dar uma analizada que perfil fica melhor e vou fazer o que ele recomendar!

Cavernas.. lixo!! Serão refeitas.

Só presta mesmo a planta... tirando claro, os lixo!

Se é pra fazer algo que se faça direito!

Pintura original com todos os detalhes possiveis, é um modelo de época então vou tentar buscar o numero de uma esquadrilha do pai de um amigo..
Sendo assim, por lei posso usar o que ele tem direito. A lei proibe o uso da suastica para divulgação de idéias nazistas e ou sugestão as idéias ou ao ideal nazista e permite que seja colocado em algo que faça parte da história contanto que seja esclarecido que isso não é de nenhuma forma uma propaganda e ou idolatria ao nazismo.

...então será como deve ser!

Terá micro luzes de navegação na ponta da asa e um strobo na cauda...

Seu peso, juro que vou tentar.. não irá passar de 50g com pintura e pronto para voar, para isso irei buscar a balsa mais leve e a eletronica mais cara e mais leve que posso usar...

Bateria interna com conector para recarga.
Luzes de navegação.
Chave L/D eletronica.
Servos de 1g e de 2,5g.
Speed 4g
4 canais proporcional.
Motor de 5g(refeito para usar helice 4" ou 5" 2S) ou de 6g para 2S
Uma helice tripá.. se tudo der certo.
Pintura original de esquadrilha.
Receptor berg aliviado para 2,8g
Estrutura redesenhada.
Perfil de asa feito pelo Omar.
Bequilha movel.
Metralhadoras detalhadas.


.. e mais.
Anexos
FW-1.jpg
FW-1.jpg (29.5 KiB) Exibido 20816 vezes
FW-2.jpg
FW-2.jpg (35.04 KiB) Exibido 20818 vezes
FW-3.jpg
FW-3.jpg (35.17 KiB) Exibido 20819 vezes
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Um plano da planta...
Anexos
FW-5.jpg
FW-5.jpg (32.27 KiB) Exibido 20813 vezes
FW-4.jpg
FW-4.jpg (35.37 KiB) Exibido 20814 vezes
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Esse motor que está na minha mão pesa 4,5g e depois de refeito com fio quadruplo ficou um demoniozinho.. leva uma 5X3 sem esforço.

Quem sabe...

O resto da eletronica será estudada conforme vou fazendo o modelo.
Anexos
FW-6.jpg
FW-6.jpg (35.75 KiB) Exibido 20810 vezes
FW-7.jpg
FW-7.jpg (39.42 KiB) Exibido 20811 vezes
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... mas tenho tres opções que com certeza vão dar conta do recado. Se o peso permitir, claro colocarei o mais forte que puder.

Na asa vou ainda estudar se coloco um servo central ou dois servos de Bi Metal.. ou servo BiMetal para profundor e leme e um servo na asa.
Anexos
FW-8.jpg
FW-8.jpg (37.97 KiB) Exibido 20808 vezes
FW-9.jpg
FW-9.jpg (36.89 KiB) Exibido 20809 vezes
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Opa!
Vem coisa boa por aí.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:435df25273="Alvaro Sala"]Opa!
Vem coisa boa por aí.[/quote:435df25273]

Obrigado tiu...

O Omar já xingou a qualidade do modelo e o tanto de madeira desnecessaria que tem na estrutura.

Existem dual "almas" de 3mm na estensão da fuselagem formando uma cruz para quem vê de frente o modelo, com certeza está lá para aguentar a tração do elastico.
Esse metodo existe em todos os "Gulillow" mas eu realmente acho estranho pois esse tipo de coisa não existe em nenhum outro modelo a elastico e eles não "implodem".
Isso vai com certeza ser refeito para aliviar a carga de peso.
Outra coisa é que esse modelinho foi feito também como opção para os COX teedee 0.10, ai sim precisaria de um reforço por causa da vibração.
Eu acredito, com um pouco de paciencia, que dá pra chegar em uma estrutura de 15g (pelado)

Assim teremos:

Estrutura 15g
3 servos 7g
Speed com fiação 4g
Motor 5g
Receptor 2,8g
Bateria 2S 20C
Full river 160mA 7g
linkagem carbono 2g ??? com média nas linkagens que já fiz
Pintura com
aerografo 5g ??? com média nas pinturas que já fiz

Isso dá 47,8g...

Se ficar em até 55g(com erro de 15% nos calculos) vou estar satisfeito e a carga alar vai estar muito, muito boa.
Até 60g ele ainda vai estar perfeito.. bem abaixo dos 100g ou 120g que fizeram "lá fora" e ainda assim voando muito bem.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Os Focke Wulf em escala que vi voam muito bem, é uma boa escolha. Com essa carga alar um pouco acima de 20 g/dm² vai ficar precisar voar rápido, mas você dá conta do recado.

Dá sim para fazer a estrutura completa com cerca de 15 g, fiz um Hellcat dessa série, modificando conforme o seu conceito e usando balsa de 4 a 6 lb/ft³, ficou com 16,7 g entelado e sem o trem de aterrisagem - substituí também o cowl por balsa e moldei outro canopy com 0,7g porque o que vem no kit é muito pesado também.

Outra coisa que economiza bastante peso é pré-encolher o papel e imprimir a decoração em jato de tinta antes de entelar - dá trabalho mas vale o resultado.

Se tiver dificuldade em encontrar a balsa, disponho de bastante na densidade que você precisa, de 1/64" até 1/8" em vários grãos - está à sua disposição.

Sucesso! Vamos todos acompanhar.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:5761d6a192="Ricardão"]Os Focke Wulf em escala que vi voam muito bem, é uma boa escolha. Com essa carga alar um pouco acima de 20 g/dm² vai ficar precisar voar rápido, mas você dá conta do recado.

Dá sim para fazer a estrutura completa com cerca de 15 g, fiz um Hellcat dessa série, modificando conforme o seu conceito e usando balsa de 4 a 6 lb/ft³, ficou com 16,7 g entelado e sem o trem de aterrisagem - substituí também o cowl por balsa e moldei outro canopy com 0,7g porque o que vem no kit é muito pesado também.

Outra coisa que economiza bastante peso é pré-encolher o papel e imprimir a decoração em jato de tinta antes de entelar - dá trabalho mas vale o resultado.

Se tiver dificuldade em encontrar a balsa, disponho de bastante na densidade que você precisa, de 1/64" até 1/8" em vários grãos - está à sua disposição.

Sucesso! Vamos todos acompanhar.[/quote:5761d6a192]


Opa... realmente obrigado ricardo! Quero sim!!! me passa seu tel por MP que vou pegar com vc a madeira..... é só dizer quanto é!
Quanto a decoração eu vi isso no RCGroup e vou fazer alguns testes com essa técnica... vamos ver se ficar bom né... primeira vez é sempre um sufoco.


Mas ricardo...

Ele tem 42cm de envergadura por 7,5cm de corda média isso dá 3,15 dm2 pesando até 60g que é o maximo que posso permitir da 19g/dm2 pesando 55g da 17g/dm2
Realmente o canopi do motor é pesadão, vou ter que refazer isso também.

Sim.. voa rapido mas esse modelo é um caça né.


Alias pedi ao Omar fazer um washout na asa dele..

Obrigado de novo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... A fiação dos servos pesam em conjunto cerca de 4 g no total, os soquetes do receptor pesa quase 2g
Eu desenvolvi uma trançadora de fio de cobre AWG44 que faz uma fiação forte, que conduz muita corrente e tem peso despresivel.
Soldando tudo direto, aliviando a caixa do servo e tudo mais ganho 10g só nisso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

[quote:03356e31eb="Marco Antonio"]Ele tem 42cm de envergadura por 7,5cm de corda média isso dá 3,15 dm2 pesando até 60g que é o maximo que posso permitir da 19g/dm2 pesando 55g da 17g/dm2
Realmente o canopi do motor é pesadão, vou ter que refazer isso também.

Sim.. voa rapido mas esse modelo é um caça né.[/quote:03356e31eb]

Eu fiz a conta descontando o pedaço de asa que fica dentro da fuselagem, dá 13,23 dm² e para 60 g, 22,4 g/dm² - para modelos esporte não precisa, mas para os em escala é mais seguro fazer as contas iniciais por aí.

É um caça sim, a velocidade máxima dele era de 650 km/h, como o modelo será escala 1:32, essa velocidade em escala daria 20,4 km/h e nessa velocidade ele já estolou, deve voar entre 30 e 40 km/h - vai ser o correspondente a cerca de 1000 km/h no avião real.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Responder