Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.
- krekrek
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Ricardao, me desculpe a demora na apresentacao da confecção do tutorial, mas estou notando que quando realizo os procedimentos que descrevi anteirormente no seu projeto, so esta sendo exportada a asa e nao o modelo todo.
Ainda estou meio sem tempo para refazer todo o projeto, pois foi ele que usei nas fotos (print) do tutorial, que ja esta pronto.
Gostaria de entender melhor o porque de ter usado esse perfil de asa para o seu modelo.
Pelo que li em alguns projetos do P-47, o perfil usado pelo engenheiro A. Kartveli foi o Republic S-3.
Que inclusive eh encontrado no profili 2.
Voce tentou usar esse perfil?
Ainda estou meio sem tempo para refazer todo o projeto, pois foi ele que usei nas fotos (print) do tutorial, que ja esta pronto.
Gostaria de entender melhor o porque de ter usado esse perfil de asa para o seu modelo.
Pelo que li em alguns projetos do P-47, o perfil usado pelo engenheiro A. Kartveli foi o Republic S-3.
Que inclusive eh encontrado no profili 2.
Voce tentou usar esse perfil?
O perfil original do Thunderbolt foi projetado para fazer voar um avião de 8800 kg a 690 km/h - Reynolds de 4.750.000 e carga alar de 4.000 g/dm².
Como o que "eu queria" era fazer voar um aeromodelo de 180 g a 40 km/h - Reynolds de 100.000 e carga alar de 20 g/dm², nem pensei em usar o perfil original, utilizei o XFLR5 para descobrir que perfil seria melhor para conseguir o que "eu queria". É isso que eu tento dizer quando falo que a gente precisa antes saber o que quer fazer, para depois modelar e ir mudando as variáveis até conseguir isso.
Como o que "eu queria" era fazer voar um aeromodelo de 180 g a 40 km/h - Reynolds de 100.000 e carga alar de 20 g/dm², nem pensei em usar o perfil original, utilizei o XFLR5 para descobrir que perfil seria melhor para conseguir o que "eu queria". É isso que eu tento dizer quando falo que a gente precisa antes saber o que quer fazer, para depois modelar e ir mudando as variáveis até conseguir isso.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Simplificando um pouco, o número de Reynolds (Re), é um número adimensional definido na Mecânica dos Fluídos e utilizado conforme a Teoria dos Modelos. Adimensional significa que na determinação desse número, as dimensões (m, kg, seg, e todas as outras) entram no numerador e no denominador do cálculo e o resultado é um número sem dimensões; com isso pode ser usado para comparar modelos de tamanhos diferentes e que estiverem sendo utilizados em fluídos com características diferentes - quando o Re é o mesmo, o comportamento também é o mesmo.
As variáveis que entram no cálculo do Re são:
- Densidade do fluído,
- Viscosidade do fluído,
- Velocidade do modelo em relação ao fluído ou vice versa,
- Comprimento do modelo - no nosso caso as cordas médias de asa e/ou estabilizador.
Para o caso dos aeromodelos, como o ar é sempre o mesmo e comparando tudo nas CNPT, o cálculo se resume a:
Re = 68459 x Velocidade x Corda média - onde a velocidade deve estar em m/s e a corda média em m.
Sempre pensando no mesmo fluído e nas mesmas condições de pressão e temperatura, para a gente o Re expressa um compromisso entre a velocidade relativa ar-aeromodelo e o tamanho do aeromodelo.
O Re é utilizado para definir as polares dos perfis e também para as polares da aeronave, de forma que quando a gente sabe o tamanho do aeromodelo e a velocidade em que ele irá voar também sabe os valores de Re e quais as polares que devem ser analisadas para escolher os aerofólios com as características que deseja: cl, cd, cm.
No XFLR5 a gente precisa mandar calcular as polares dos perfis para uma faixa de Re's abrangendo no mínimo aqueles em que as superfícies de sustentação do nosso aeromodelo irão trabalhar; a faixa de 1.000 a 1.000.000 que eu recomendo no tópico do Me109 costuma abranger toda a gama de Re's dos aeromodelos. Para as polares da aeronave, o software considera as variáveis que a gente define e as determinações de Re passam a ser problema dele.
As variáveis que entram no cálculo do Re são:
- Densidade do fluído,
- Viscosidade do fluído,
- Velocidade do modelo em relação ao fluído ou vice versa,
- Comprimento do modelo - no nosso caso as cordas médias de asa e/ou estabilizador.
Para o caso dos aeromodelos, como o ar é sempre o mesmo e comparando tudo nas CNPT, o cálculo se resume a:
Re = 68459 x Velocidade x Corda média - onde a velocidade deve estar em m/s e a corda média em m.
Sempre pensando no mesmo fluído e nas mesmas condições de pressão e temperatura, para a gente o Re expressa um compromisso entre a velocidade relativa ar-aeromodelo e o tamanho do aeromodelo.
O Re é utilizado para definir as polares dos perfis e também para as polares da aeronave, de forma que quando a gente sabe o tamanho do aeromodelo e a velocidade em que ele irá voar também sabe os valores de Re e quais as polares que devem ser analisadas para escolher os aerofólios com as características que deseja: cl, cd, cm.
No XFLR5 a gente precisa mandar calcular as polares dos perfis para uma faixa de Re's abrangendo no mínimo aqueles em que as superfícies de sustentação do nosso aeromodelo irão trabalhar; a faixa de 1.000 a 1.000.000 que eu recomendo no tópico do Me109 costuma abranger toda a gama de Re's dos aeromodelos. Para as polares da aeronave, o software considera as variáveis que a gente define e as determinações de Re passam a ser problema dele.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
- krekrek
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Blz, estou enviando o tuto sem ter tido aquele tempo ( ate hoje! ) para refazer todo o modelo do P-47
Primeiro saliento que podem existir formas melhores de executar, mas essa foi a que pensei primeiro, apos dar aquela primeira olhada rapida no software.
Me perdoem pela demora, e tambem pelo tuto nao estar totalmente nos minimos detalhes, caso tenha esquecido de algo.
Tambem agradeço aos que puderem incorporar melhorias.
Programas utilizados:
- XFLR5
- Excell (Optei pelo excell por ser um programa que todos conhecem e facil aquisição/utilizacao. Mas eh como mirar um canhao para uma formiga, comparando o que sera feito.)
- Bloco de Notas
- Windows Explorer
- AutoCAD
Primeiro saliento que podem existir formas melhores de executar, mas essa foi a que pensei primeiro, apos dar aquela primeira olhada rapida no software.
Me perdoem pela demora, e tambem pelo tuto nao estar totalmente nos minimos detalhes, caso tenha esquecido de algo.
Tambem agradeço aos que puderem incorporar melhorias.
Programas utilizados:
- XFLR5
- Excell (Optei pelo excell por ser um programa que todos conhecem e facil aquisição/utilizacao. Mas eh como mirar um canhao para uma formiga, comparando o que sera feito.)
- Bloco de Notas
- Windows Explorer
- AutoCAD
- Anexos
-
- Salve o arquivo com extensao .txt
O XLFR5 ja pode ser fechado - 1.1.jpg (30.2 KiB) Exibido 15999 vezes
- Salve o arquivo com extensao .txt
-
- Começando com o XFLR5, com o projeto aberto e pronto, va em:
Wing/Plane
Current Wing/Plane
Export VLM Panels... - 1.jpg (30.88 KiB) Exibido 15999 vezes
- Começando com o XFLR5, com o projeto aberto e pronto, va em:
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
- krekrek
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Agora abra o excell ( nao importa a versao ), uma nova planilha:
- Anexos
-
- Em obter dados externos, escolha txt
- 2.1.jpg (36.95 KiB) Exibido 15991 vezes
-
- 2.jpg (38.04 KiB) Exibido 15991 vezes
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Faça a escolha para Delimitado, e iniciar a importacao na linha 3, clique em avançar
- Anexos
-
- Marque tabulação e espaço, clique em avançar
- 2.3.jpg (37.68 KiB) Exibido 15982 vezes
-
- 2.2.jpg (35.05 KiB) Exibido 15982 vezes
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Ignore as colunas conforme a necessidade. Nao eh necessario o nome do ponto e outras, bastando manter as colunas de coordenadas
- Anexos
-
- Clique em concluir, depois em ok. Serao importados as coordenadas dos pontos
- 2.6.jpg (36.79 KiB) Exibido 15981 vezes
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- 2.5.jpg (37.63 KiB) Exibido 15981 vezes
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Mais abaixo a coluna ira terminar e reiniciar com outras informacoes desnecessarias, essas podem ser apagadas
- Anexos
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- Va em salvar como e escolha a opcao de salvar texto com tabulacoes
- 2.7.jpg (35.29 KiB) Exibido 15979 vezes
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- 2.6.jpg (36.79 KiB) Exibido 15979 vezes
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Voce provavelmente recebera um aviso sobre possivel perda de informacoes como esse. De o ok, depois escolha a opçao Sim
- Anexos
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- Feche o excell, ele pedira para salvar escolha nao
- 2.9.jpg (16.05 KiB) Exibido 15977 vezes
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- 2.8.jpg (14.27 KiB) Exibido 15977 vezes
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