Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

Moderador: Alvaro Sala

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Ricardão
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Mensagempor Ricardão » 14 Abr 2010 20:03

A maneira de modelar o aeromodelo no software foi explicada em detalhe no tópico do BF-109, veja o link, no post onde faço os "primeiros comentários", no começo deste tópico.

Qualquer dúvida específica, pode perguntar naquele tópico mesmo, onde é mais provável ajudar também a outros.

Abraço!
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Mensagempor floydbh » 14 Abr 2010 20:12

Eu ainda to muito cru para entrar em projetos.... mas adoro as aviões que a turma cria....

Portanto, acompanhando....

Ricardão... show de bola!

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Mensagempor Ricardão » 20 Abr 2010 19:42

INÍCIO DA SEGUNDA FASE:

Havia fotografado mais passos da construção e inclusive a maneira como foram feitos os entalhes de encaixe das nervuras nas longarinas, usando lixa 80, mas foi fotografado com uma velha máquina Sony que copia direto para disquetes de 3 1/2" - infelizmente removi o disquete antes de terminar a gravação da última foto e ele baleou, perdi as fotos... :oops:

A balsa utilizada na longarina é dura - 250 kg/m³, o resto da estrutura está sendo feita com balsa meio-leve - 140 kg/m³. O chapeamento será em balsa de 1/32", leve a extra-leve 80-90 kg/m³, exceto sobre os bordos de ataque onde pretendo usar balsa meio-dura 220 kg/m³.

Os ailerons serão acionados por um servo central, através de tubos de FC (idéia utilizada pelo Rafael Ritter em seu DR1) que precisam estar no lugar já no início da construção. Essa construção evita lincagens ou servos aparentes e funciona muito bem quando é bem feita; as hastes de FC ficam guiadas em mancais de compenssado de 1/32" colados nas nervuras das extremidades.

Para que fiquem acompanhando exatamente os perfis das asas, precisam ser chapeados e lixados junto com o resto das asas. No final serão recortados, entelados e montadas as dobradiças.
Anexos
Asa 03.jpg
Estabilizadores montados.
Asa 03.jpg (28.81 KiB) Exibido 10857 vezes
Asa 04.jpg
Início da montagem da primeira asa - por equanto ciano...
Asa 04.jpg (27.45 KiB) Exibido 10857 vezes
Asa 05.jpg
Aspecto das peças e da pré montagem.
Asa 05.jpg (33.71 KiB) Exibido 10857 vezes
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Mensagempor Yensid » 21 Abr 2010 15:11

Muito limpa a sua construção, Ricardo! Gosto de trabalhar com balsa e apreciar os trabalhos realizados com este material. Acho que vais sair um belo avião!
Tive uma dúvida: existe como importar os perfis do profili? E mais, não acha que poderíamos criar um fórum para disponibilizar os perfis que plotassemos para o XFLR5? Assim iríamos, aos poucos criando um banco de dados que, com a cooperação de todos, poderia tornar-se muito bom. Poderíamos até disponibilizar fuselagens, o que reduziria o nosso trabalho em projetos futuros, não acha?
Abraços! Disney

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Mensagempor Ricardão » 22 Abr 2010 09:04

Obrigado Yensid!

O Profili é um programa vendido e só tive um breve contato, não disponho de nenhuma intimidade com ele...

Os arquivos .pro que contêm os perfis são diferentes dos .txt utilizados pelo XFOIL. Não sei se há algum utilitário no Profili que gere os .txt necessários ao XFOIL.

Há vários arquivos de perfil no RCCalc que podem ser usados e o próprio XFLR5 gera os arquivos para perfil NACA, o que representa um universo bastante completo de perfis para os nossos usos e experimentos.

Quanto ao forum com perfis destinados ao XFLR5, tenho minhas dúvidas... do universo total de usuários do E-voo, não deve chegar a 50 as pessoas que se interessam e dessas apenas uma parcela irá utilizar o software. Como criar os arquivos .txt ou desenhar os perfis no AutoCAD tendo os arquivos não é difícil, acredito que trocar arquivos pode ser feito no próprio forum (compactados cabem diretamente em um anexo de post) ou por e-mail.

De qualquer forma, caso você crie um Forum específico, com certeza eu irei participar.

Abraço!

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Mensagempor Ricardão » 26 Abr 2010 10:57

Deu para avançar com a construção das asas, quase terminei a primeira fase que é a estrutura básica, na sequência vou começar a fazer o acabamento da estrutura. Tirei mais fotos do que precisava... vai dar uns três posts.
Anexos
Asa 07.jpg
A melhor maneira de cortar as nervuras para ajustar a junta do aileron é com Gillette.
Asa 07.jpg (32.25 KiB) Exibido 10699 vezes
Asa 06.jpg
O aileron será arrastado por um alfinete - o furo no tubo de FC tem que estar feito nesta etapa. As peças da junta do aileron precisam já estar ajustadas.
Asa 06.jpg (33.21 KiB) Exibido 10699 vezes
Asa 08.jpg
Componentes do aileron colados.
Asa 08.jpg (33.23 KiB) Exibido 10699 vezes
Asa 09.jpg
As asas serão fixadas com parafusos - precisa de um enchimento de balsa bem dura.
Asa 09.jpg (28.34 KiB) Exibido 10699 vezes
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Mensagempor Ricardão » 26 Abr 2010 11:19

A montagem foi trabalhosa e demorada, porque precisava esperar secar a colagem de uma etapa para poder passar para a seguinte - difícil com certeza não foi...
Anexos
Asa 10.jpg
A superfície inferior é chapeada antes para aumentar a rigidez e permitir chapear a parte superior sem empenamentos - as chapas na ponta de asa irão definir a sua forma.
Asa 10.jpg (32.79 KiB) Exibido 10700 vezes
Asa 13.jpg
Na sequência vem o chapeamento superior do bordo de ataque - precisou "quebrar" a chapa sobre a última nervura para evitar empenamento.
Asa 13.jpg (28.15 KiB) Exibido 10700 vezes
Asa 14.jpg
Uma pequena plaina é a ferramenta adequada para desbastar e conformar as peças do aileron.
Asa 14.jpg (39.42 KiB) Exibido 10700 vezes
Asa 15.jpg
Lixa grossa (eu uso 80) e fica fácil deixar na forma final.
Asa 15.jpg (36.84 KiB) Exibido 10700 vezes
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Mensagempor krekrek » 26 Abr 2010 11:24

Estou adorando o topico, agora a coisa ficou mais profissional, pois se o software for bom e correto eh a melhor forma de estimar como o modelo ira voar ( sem vento )

Agora vou procurar esse software...


============

05 minutos rastreando e voilá

Manual do programa em pdf [url]http://www.mjw.co.at/downloads/XFLR5-tut-v1.pdf[/url]

programa free [url]http://www.brothersoft.com/xflr5-download-217211.html[/url]

Postei isso, pois nao encontrei onde foi indicado em outro topico. Estava fora do ar no momento que tentei.

Agora vou entrar de cabeça nisso, adoro projetar as coisas!

Ainda nao abri o programa, nem li o manual, mas esse programa exporta dwg ou 3Dstudio?

Pergunto, pois um amigo tem uma CNC aqui e usa o 3Dstudio, o que facilitaria muito na confecção de modelos em isopor

Nao vejo isso como fim comercial, mas para proporcionar mais alegria para aqueles que gostam de escala e poderao conhecer o tipo de voo do aero (personalizado) antecipadamente a construcao

Aceito dicas de colegas

Ricardo, eu entendi quase tudo que vc postou e gostei muito do topico. Parabens!

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Mensagempor Ricardão » 26 Abr 2010 12:45

Obrigado, Krekrek! lá no começo do tópico, no oitavo post, tem o link para o tópico do ME109, em que foi apresentada a maneira de usar o software e colocado o link original para o software e para as informações - lá tem também o QFLR5 que ainda não examinei.

Não consegui encontrar nada no XFLR5 a respeito de conversar com outros programas, se você encontrar, por favor nos informe.

Continuando com o que já foi feito em termos de construção:
Anexos
Asa 17.jpg
O furo no tubo de FC para fixar a haste de comando deve ser feito, antes de chapear o bordo de fuga.
Asa 17.jpg (28.38 KiB) Exibido 10691 vezes
Asa 16.jpg
O melhor é acertar o perfil do bordo de ataque antes de colar o diedro, como já estava com a mão na massa...
Asa 16.jpg (32.82 KiB) Exibido 10691 vezes
Asa 18.jpg
Depois de acertar o perfil das peças do aileron e preparar a haste de FC pode ser feito o chapeamento superior do bordo de fuga
Asa 18.jpg (26.67 KiB) Exibido 10693 vezes
Asa 19.jpg
Os suportes para o trem precisam ser ajustados no lugar, porque o reforço de compensado fica na mesma linha do chapeamento.
Asa 19.jpg (30.44 KiB) Exibido 10710 vezes
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Mensagempor -NiHoN- » 26 Abr 2010 16:14

Ricardão,

Estas chapas de balsa devem ser beeem leves, para ser todo chapeado assim e chegar num peso baixo RTF, porém seria somente este fator que influenciaria no peso final? A técnica de construção é diferente para entelagem com papel de seda a fim de compensar o peso do chapeado em balsa?

Deve ficar muito mais resistente que uma estrutura entelada com papel...

Abraços

Fernando

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Mensagempor Ricardão » 26 Abr 2010 17:32

Fernando:

Essa estrutura é mais pesada que a varetada e só foi utilizado balsa leve no chapeamento das asas - mais para trás eu disse as densidades que usei. A vantagem é que a rigidez fica muito maior que a só varetada e práticamente não empena após a entelagem. Poderia ter sido todo construído com balsa extra leve; deixei de fazer isso porque a resistência mecânica e a rigidez seriam menores.

Estou pensando em entelar com papel da Easy Built Models, que é parecido com o papel de seda de papelaria, na camuflagem ser pintada com tinta acrílica e aerógrafo e para os emblemas imprimir em jato de tinta e colar com dope ou cola branca.

O peso maior é possível, porque o modelo é relativamente grande e a velocidade não será pequena. A estimativa de peso final é de 180 g o que dará carga alar de cerca de 20 g/dm² - será um mini modelo para vôo outdoor, com certeza.
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Mensagempor Ricardão » 26 Abr 2010 17:41

Continuando a mostrar as fotos do que foi feito neste final de semana - estas são as últimas fotos.

Na próxima semana provávelmente terá mais fotos.

Abraços a todos!
Anexos
Asa 21.jpg
Antes de colar o diedro, as duas asas são lixadas em conjunto para ficarem com o mesmo perfil.
Asa 21.jpg (39.53 KiB) Exibido 10643 vezes
Asa 22.jpg
Primeira fase da colagem do diedro.
Asa 22.jpg (33.29 KiB) Exibido 10643 vezes
Asa 23.jpg
Acrescentando um reforço de compensado de 0,8 mm nas longarinas, para o diedro.
Asa 23.jpg (34.51 KiB) Exibido 10643 vezes
Asa 24.jpg
Asa pronta para a finalização do chapeamento - alojamento do servo dos ailerons já montado.
Asa 24.jpg (35.55 KiB) Exibido 10643 vezes
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Mensagempor krekrek » 27 Abr 2010 02:12

[quote:231d2f710e="Ricardão"]Não consegui encontrar nada no XFLR5 a respeito de conversar com outros programas, se você encontrar, por favor nos informe.[/quote:231d2f710e]

Indiretamente eu encontrei um modo rapido para refazer o projeto

Logico que estou apenas no meu primeiro momento de utilizacao do software com apenas 2 horas de uso, entao virao melhores profissionais para nos ajudar

Meu Passo a passo:

Como gosto de trabalhar com AutoCAD, exportei os pontos em txt (poderia ser CSV),

Puxei para o excell (eu tinha um programa que rodava no DOS bom pra isso, mas nao lembro onde guardei) e fiz uma rapida limpeza neles,

Adicionei um comando (linha) na primeira linha,

Renomeado para script e voilá!

Poderia ter sido comando de ponto ao de linha, assim seria so ligar os pontos...

Mas o principal ja esta facil e rapido, linhas delimitando todo o modelo como na imagem que exponho a seguir.

*** Utilizei o projeto de exemplo que vem no XFLR5, e estou usando a ultima versao do software.

Por falar nisso, voce nao teria ai para disponibilizar o arquivo .wpa do seu projeto?

Eu gostaria de estudar melhor esse software poderoso, mas se preferir imprimir o seu modelo para aproveitar alguns momentos de prazer, voce se incomodaria?

Eu tenho verdadeira paixao pelo P-47, ja tenho servos de 3,5g e um receptor AR6300 de 2g para dar inicio na eletronica dele
Anexos
xflr5teste.jpg
Reparem que esta em 3D. Agora eh so tirar as faces e plotar, muito facil!
xflr5teste.jpg (20.27 KiB) Exibido 10608 vezes
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra

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Mensagempor krekrek » 27 Abr 2010 02:25

Ah, eu sou pessimo desenhista manual e nao consegui aprender a usar o nanquim, mas tenho facilidade com computadores.

Por isso tive que aprender rapidinho a usar o CAD logo no primeiro semestre da facul, em 1995.

Na guerra urbana onde temos que matar um leao diariamente, cada um que use as armas que lhe cabem melhor.

Abraço e bons voos.

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Mensagempor Ricardão » 27 Abr 2010 07:44

Krekrek:

Em anexo o último .wpa. Removi todas as polares para caber na área de anexos do Forum, só a modelagem resulta em um arquivo de 64 kB, cada polar irá acrescentar 1MB ao arquivo; você pode ver neste tópico mesmo quais XCmRef foram considerados e gerar as suas polares.

Pelo que entendi do que você disse, me parece que conseguiu identificar o modelo em algum dos arquivos do XFLR5 e gerar um script para desenhar o modelo em 3D wireframe no AutoCAD, a partir do modelo do XFLR5.

Tenho seguido o caminho inverso:
- faço a inserção de um arquivo bitmap em 3 vistas no AutoCAD,
- alinho a figura da melhor forma possível segundo os eixos do AutoCAD,
- coloco no tamanho do avião real e desenho as cavernas e as formas do avião em planta e elevação em cima das linhas da figura,
- efetuo uma verificação das formas do avião contra as dimensões reais e as formas das cavernas e faço as correções necessárias,
- (salvo o desenho em escala 1:1 para uso futuro),
- coloco o desenho na escala que desejo, coto os pontos necessários à modelagem e os digito no XFLR5;
- depois de definido o aeromodelo, desenho a planta sobre o desenho em escala utilizado para a modelagem.

Com alguma experiência em desenhar no AutoCAD 2D, chegar até o modelo do XFLR5 não costuma demorar mais que um final de semana. O desenho da planta já é outra conversa, porque nem sempre a primeira idéia satisfaz completamente - em geral, a primeira planta só fica completa após a construção do primeiro protótipo e sempre sofre modificações depois de alguns vôos.

A liberação da planta poderá ser feita se e só depois de comprovar o projeto em vôo, isso por motivos óbvios.

Quanto à maneira que você usou para chegar no wireframe do AutoCAD, gostaria que você descrevesse em uma linguagem um pouco mais prosaica, aqui ou em outro tópico específico. As pessoas que acessam o Forum e têm interesse neste assunto são inteligentes, porém precisam no mínimo entender em mais detalhes as premissas de onde você partiu e nem todas conseguem entender detalhes técnicos dos softwares em maior profundidade (nem eu) e com a facilidade que você parece entender.

Obrigado pelas informações e participação,

Abraço!
Anexos
Republic P-47 D Thunderbolt - 27 - Ricardo_NACA4312.zip
Arquivo de modelagem do P-47 com mais ou menos 27" de envergadura.
(39.44 KiB) Baixado 376 vezes
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Mensagempor Yensid » 27 Abr 2010 10:38

[quote:fbe32c7fad="krekrek"][quote:fbe32c7fad="Ricardão"]Não consegui encontrar nada no XFLR5 a respeito de conversar com outros programas, se você encontrar, por favor nos informe.[/quote:fbe32c7fad]

Indiretamente eu encontrei um modo rapido para refazer o projeto

Logico que estou apenas no meu primeiro momento de utilizacao do software com apenas 2 horas de uso, entao virao melhores profissionais para nos ajudar

Meu Passo a passo:

...[/quote:fbe32c7fad]

Como Ricardão acabou de falar acima, se você pudesse demonstrar de forma mais simples para nós que não temos tanta facilidade assim, (quem sabe criar um tópico mostrando um passo-a-passo!) seria bem interessante. Outro dia perguntei a Ricardão se não havia como plotar (não era bem este o assunto!) e ele falou que não conhecia. Hoje você nos mostra que é possível! Isto é o mais interessante nos fóruns e na informática. Fico aguardando novidades! Abraços. Disney.
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Mensagempor krekrek » 28 Abr 2010 19:57

Ricardao, como sou cetico, prefiro que os pontos do projeto sejam totalmente exportados para o CAD, e assim podemos executar fielmente e verificar se o programa XFLR5 eh realmente bom quando voarmos o modelo em questao.

Para colaborar com esses testes, uma bela de uma CNC seria o ideal.

Como o programa nao calcula motor e helice, voce ja fez algum planador para verificar se o programa eh realmente fiel?

E tambem para comparar o mesmo modelo planador voando novamente, porem com motor?

Eu gostaria que alguem se habilitasse e postasse as estatisticas.

Vou fazer um tutorial mais detalhado e de facil compreensao.

Isto ai nao eh um wireframe 3D, mas os pontos exportados e ligados pelo comando linha.

Pode nao ser muito, mas ja eh um avanço, e para chegar a isso devo levar menos de 2min, ja o tutorial, hehehe. Tentarei fazer entre hoje e amanha e posto aqui mesmo.

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Mensagempor Ricardão » 29 Abr 2010 08:00

Posso dizer que o programa é bom; o motivo é que toda a teoria aplicada foi documentada pelo Deperrois e demais autores considerados e está perfeitamente correta. Não me considero habilitado a criticar a teoria e os autores o são.

Tudo em Engenharia carrega erros, seja por aproximações na fase do projeto, imprecisões na execução, imprecisões na medição, variações nas características dos materiais e outros erros que sempre se somam. CNC não é sinônimo de precisão de medidas, isso irá depender da precisão dos componentes mecânicos do equipamento e das ferramentas, assim como da qualidade das informações e da lógica do programa; a vantagem da CNC está na aceleração do processo de fabricação, reduzindo a demanda de participação humana - as máquina e as ferramentas serão sempre as mesmas utilizadas manualmente, só muda o operador.

Um bom exemplo é o corte a laser - peças cortadas de chapas de balsa com densidade diferente ficam com dimensões diferentes; o mesmo acontece se as chapas tiverem a mesma densidade porém as espessuras forem diferentes. Para peças cortadas a mão utilizando gabaritos, isso não acontece... a precisão irá depender da habilidade do construtor.

Os modelos do XFLR5 são e serão sempre aproximados, tão mais precisos quanto maior a quantidade de painéis, o que fica limitado pelo software e pelo computador - a quantidade de casas decimais e as aproximações também são limitadas e nem todos os pontos de operação dos perfis convergem.

Fiz sim o planador: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=80061&highlight= .

Não cheguei a, nem é o caso de colocar motor nesse planador, porém efetuei as análises para esse modelo: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43200&highlight= , que é um planador motorizado, cujos resultados se mostraram bastante consistentes quando aplicados à trimagem.

A postura mais frequente no projeto de aeromodelos tem sido repetir o que foi feito com sucesso anteriormente - o mesmo perfil, as mesmas incidências, a mesma carga alar, a mesma proporção dimensional, a mesma planta e isso invariávelmente leva a bons resultados, porém sempre semelhantes ao que foi feito anteriormente - não traz nenhuma novidade ou desenvolvimento. Essa postura também acaba por sedimentar falácias, preconceitos e um certo "misticismo tecnológico" a respeito das características ideais ou limitações para os aeromodelos.

As imprecisões não me preocupam, nem penso em esperar características exatamente iguais às previstas pelo software; estou consciente de que o aeromodelo será sempre uma aproximação do modelo digital e vice-versa.

O que dá para esperar e é a grande vantagem do software trata-se da viabilidade de se ter indicações sólidas para construir e trimar um aeromodelo com a forma e tamanho que se imaginou e voando aproximadamente dentro das características que a gente quer.
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Mensagempor Yensid » 29 Abr 2010 09:10

Ricardão, vejo que este seu modelo tem uma carga alar em torno de 20g/dm2 e que sempre você procura usar mais ou menos esta faixa de carga alar (corrija-me se estiver errado). Qual é a carga alar ideal? Um aeromodelo com 1803mm de envergadura e uma área alar de 65,41dm2 poderia ter até quanto de peso (tratando-se de um avião ducted-fan)? Desculpe-me se estiver fugindo do assunto do tópico. Abraços! Disney
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Mensagempor Ricardão » 29 Abr 2010 14:48

[quote:ed011b1372="Yensid"]Qual é a carga alar ideal? Um aeromodelo com 1803mm de envergadura e uma área alar de 65,41dm2 poderia ter até quanto de peso (tratando-se de um avião ducted-fan)? Desculpe-me se estiver fugindo do assunto do tópico. Abraços! Disney[/quote:ed011b1372]
Precisa um pouco de raciocínio e também alguma experiência anterior ou pesquisa para estimar o valor mais adequado da carga alar e nem sempre a gente acerta.

A carga alar de referência usada foi 20 g/dm² máximo, pensando em um modelo outdoor no limite superior da faixa de baixa velocidade, as cargas alares usuais que a gente vê por aí estão entre 10 e 30 g/dm², para os park flyer e as 20 g/dm² estão no meio... nenhuma preferência específica pelo número, que por enquanto só foi utilizado para estimar o peso do modelo.

Para a mesma aeronave, a carga alar não influencia a taxa de planeio, o que influência isso são as formas dos aerofólios, as incidências e o ângulo de ataque.

O que a carga alar influencia é a velocidade necessária para voar e a velocidade de estol, quanto maior a carga alar, maiores serão essas velocidades, para a mesma configuração.

Outra coisa a considerar, é que modelos semelhantes e com maior área alar conseguem voar bem com cargas alares maiores.

Carga de 40 g/dm² em treinadores de 1,2 m de envergadura é normal e é possível voar com um certo conforto com até 60 g/dm² modelos com 1,6 m de envergadura - velocidades normais estão por volta de 60 km/h, mas podem chegar a 100 km/h e estol lá pelos 30-40 km/h.

Para o seu ducted fan com 65,41 dm² e 1,8 m de envergadura, é de se esperar velocidades maiores, o que se obtém com perfis de cl pequeno e/ou com carga alar mais alta. Eu começaria pensando em carga por volta de 50 g/dm², o que daria um peso próximo de 3,2 kg - mais ou menos compatível com o que a gente costuma ver nesses modelos, talvez mais para o leve.
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Mensagempor Ricardão » 02 Mai 2010 13:59

Deu para trabalhar um pouco no modelo durante a semana, a construção progrediu bastante.

Terminando as estruturas das asas:
Anexos
Asa 27.jpg
Modo como o chapeamento e os cap strips são fixados para secar a cola.
Asa 27.jpg (27.68 KiB) Exibido 10374 vezes
Asa 25.jpg
Chapeamento da parte inferior terminado.
Asa 25.jpg (37.18 KiB) Exibido 10374 vezes
Asa 26.jpg
Chapeamento da parte superior terminado.
Asa 26.jpg (33.64 KiB) Exibido 10374 vezes
Asa 29.jpg
Aileron separado da estrutura.
Asa 29.jpg (25 KiB) Exibido 10374 vezes
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Mensagempor Ricardão » 02 Mai 2010 14:10

Terminando a fuselagem:
Anexos
Fuselagem 22.jpg
Preparando blocos para o acabamento no final da fuselagem. A ferramenta era a melhor que eu dispunha.
Fuselagem 22.jpg (35.98 KiB) Exibido 10377 vezes
Fuselagem 23.jpg
Colando chapas provisórias para simular as espessuras de leme e estabilizador.
Fuselagem 23.jpg (29.32 KiB) Exibido 10377 vezes
Fuselagem 24.jpg
Colando a frente da fuselagem e o acabamento da extremidade traseira da fuselagem.
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Fuselagem 25.jpg
Blocos que formam o final da fuselagem na cauda colados e pré ajustados.
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Mensagempor Ricardão » 02 Mai 2010 14:21

Fazendo o acabamento da fuselagem, foi primeiro utilizado a plaininha na cauda e depois lixado com lixas 80, 120, 220 e 400.
Anexos
Fuselagem 26.jpg
Desbaste do acabamento da cauda com a plaininha.
Fuselagem 26.jpg (35.83 KiB) Exibido 10369 vezes
Fuselagem 27.jpg
Acabamento da cauda lixado.
Fuselagem 27.jpg (28.11 KiB) Exibido 10369 vezes
Fuselagem 27_5.jpg
Contorno do nariz lixado dando continuidade ao contorno da fuselagem.
Fuselagem 27_5.jpg (22.79 KiB) Exibido 10369 vezes
Fuselagem 28.jpg
Nariz acabado.
Fuselagem 28.jpg (21.21 KiB) Exibido 10369 vezes
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Mensagempor Ricardão » 02 Mai 2010 14:31

Continuando o acabamento da fuselagem:
Anexos
Fuselagem 30.jpg
Ültima etapa da construção da fuselagem.
Fuselagem 30.jpg (26.49 KiB) Exibido 10367 vezes
Fuselagem 31.jpg
Recortando o alojamento da asa.
Fuselagem 31.jpg (22.17 KiB) Exibido 10367 vezes
Fuselagem 32.jpg
Alojamento e carenagem inferior da asa separados.
Fuselagem 32.jpg (30.75 KiB) Exibido 10367 vezes
Montagem 01.jpg
Peças prontas para iniciar os ajustes e adições para montagem.
Montagem 01.jpg (39.87 KiB) Exibido 10367 vezes
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Mensagempor Ricardão » 02 Mai 2010 14:47

Vai precisar também de uma cabine de plástico transparente; para modelos menores, de VL, eu faço por moldagem a quente em placa de plástico transparente. Como não disponho de equipamento de vacuum forming, vou tentar fazer as cabines por esse processo.

Será necessário um modelo para moldar a cabine.

Este post encerra o que foi feito até agora.
Anexos
Cabine 01.jpg
Preparação de bloco para construção de modelo para a cabine.
Cabine 01.jpg (29.42 KiB) Exibido 10364 vezes
Cabine 03.jpg
Pré moldagem do modelo.
Cabine 03.jpg (25.6 KiB) Exibido 10364 vezes
Cabine 05.jpg
Modelo pré moldado e ajustado à fuselagem, faltando acabamento.
Cabine 05.jpg (18.42 KiB) Exibido 10364 vezes
Cabine 06.jpg
Pré acabamento do modelo.
Cabine 06.jpg (19.04 KiB) Exibido 10364 vezes
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