Piper Guillows 60cm (pronto. 84g - VIDEO!!!!!)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

No caso deste motor, na HK, eles exibem dados dele rodando uma 6x3 em 2S, e a 4x2.5 em 3S.

Eu que tenho usado ele com 4x2.5 e 2S.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Eu estava desconfiando disso.

Com a 6x3, mesmo que o empuxo (134 g) e a corrente (2,9 A) sejam aceitáveis, colocando no PCTAco daria uns 10.000 rpm e "pitch speed" de 45 km/h, que deve dar, mas pode ser pouco - o grande problema é que nem sempre a gente consegue confirmar essas informações na prática; você está em Canoas, quase ao nível do mar e eu estou em São Paulo a quase 800 m, já posso esperar alguma redução nesses valores que a HK indica, mas tenho encontrado valores muito menores quando efetuo a medição.

Diz também que dá para usar uma 7x3.5 que daria 130 g com 3,4 A - isso dá 8.200 rpm e 43 km/h, o que é pior.

Se os números da HK forem verdadeiros, o motor tem reserva de empuxo com a 6x3 e se for preciso dá para tentar uma hélice menor e com mais passo para conseguir "pitch speed" maior, uma 5x4,3 ou 5x3 deve dar conta do empuxo que o modelo precisa e as duas darão maior "pitch speed".

Minha sugestão é começar com a 6x3 e só se preocupar com isso caso as decolagens fiquem muito desconfortáveis, com o modelo tendendo a estolar e ficando impossível de fazer curvas enquanto não se consegue velocidade e alguma altura.

Abraço!
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Beleza Ricardão, já perdi a conta das dúvidas que tu me tirou, mais uma pra conta. Vou começar com a 6x3 então e ver como ele se comporta. O motorzinho é bom, levava aquele meu extrinha que tinha 120g e 50cm de asa, desconfio que vai fazer bonito com esse tb. Só estou aguardando a bateria chegar para fazer o primeiro vôo. Muito obrigado.
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Rafael, ficou MUITO bonito! Realmente, apesar de cobrar seu peso, o filme deixa o acabamento fantástico. Ainda asim, ele voa e com um certo controle. Um pouco rápido, mas pelo menos os gramas extras vão ajudar no voo outdoor. Sobre a hélice, eu usei a de 5x43. Realmente, um pouco mais de pitch speed ajuda. E, cara, como ficou lindo! PARABÉNS!!!
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Valeu brunollo. No final das contas ele ficou na média do que o pessoal tem feito aí, não? Sabes que eu estava pensando agora: quanto ficaria o peso deste aero se eu refizesse ele com madeira leve e com material de entelagem adequado? 60g?

Se o vôo for bom e ficar controlável mesmo, de fato esses gramas extras permitirão uma melhor performance em vôo outdoor. Bem lembrado.
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Cara, talvez. O Aeronca/Citabria eu quero fazer nesse esquema (SUPALITE!!!!) para ficar, com ailerons, pra baixo de 80g. Isso significa refazer quase toda a madeira, mas vai valer a pena. Projeto pras férias, em BH. Agora, deixa ver se eu entendi. Ele ficou com 84g pronto sem bateria ou com bateria? Eu tinha entendido sem bateria. Se foi com bateria, rapaz, vc operou um milagre aí usando filme pra cobrir!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Não, não, esse é o peso sem bateria. A bateria 2S vai engordar ele em mais 14g... Vai fechar em 98g RTF.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Vai ficar bem rapido mas nada que não perrmita voar outdoor. Mas te avisei né.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Claro, Marco. Quem avisa amigo é. :P
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Ontem fui levar o filho e a patroa no shopping e consegui negociar uma passadinha no anfiteatro pois o dia estava sem vento algum. Botei o Piper no chão e tentei de colar, mas não deu muito certo. Piso com areia, qq formiga que estivesse passando já travava a roda. Lancei da mão e ele voou que foi uma beleza. Mais lento até que o Playboy.Tentencia leve à esquerda, tres trims à direita e era isso. Voou que nem avião grande, só o pouso que é sempre complicado para aviòes desse tamanho, mas era isso. Fiquei muito satisfeito.

Hoje vou de novo e providencio o vídeo.
Responder