Etrich Taube 1913 - 23" - elétrico!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

o mesmo procedimento, mas nesse você força o encolhimento a ficar só deste jeito, do outro você não força tanto, se o papel puxar o chumbo ele cede.

Ambas funcionam bem Lucio...tem que ver se vai funcionar direitinho nessa sua asa!! rsrs

Boa sorte aí...espero ter ajudado!
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

Ótimas idéias, obrigado.

Nesta asa tem apenas um problema, ela não é entelada totalmente na parte debaixo(apenas a parte dianteira inferior) e ai que pode ser que a entelagem não segure a asa torcida, pois só tem tensionamento em um dos lados.

De qualquer forma vou utilizar esta tecnica para melhorar o washout. Estava pensando depois da dica, e se eu molhar a asa inteira e deixa-la secar num gabarito e com esta torção, será que ela já vai ficar melhor do que tá?

O pior desta asa é a ponta do bordo de fuga que ficou incrivelmente "flapada" e isso pode ajudar :P TKS

abs
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Se a asa é entelada só em cima, entele com papel pré encolhido e não borrife nada, ou vira uma hélice. A força que o papel faz ao encolher é muito violenta.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Eu sempre faço isso antes de entelar Lucio....molho a estrutura só na madeira e deixo no gabarito...com a entelagem ela volta um pouco por causa da tensão que exerce, mas fica mais fácil depois para deixar o wash out do jeito que quiser. Às vezes eu penava para dar wash out em uma asa entelada retinha...ai comecei a fazer esta etapa de gabarito antes da entelagem...dá mais trabalho mas facilita e melhora a precisão no fim da construção....pelo menos eu acho...eheheheh

Abraços!!!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Alvaro pôs uma informação importante...

...se borrifar entelado segura que vai torcer....rsrsrsrs

Braçs
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

[quote:e6b24fa414="Alvaro Sala"]Se a asa é entelada só em cima, entele com papel pré encolhido e não borrife nada, ou vira uma hélice. A força que o papel faz ao encolher é muito violenta.[/quote:e6b24fa414]

Mas eu dopo antes de entelar?
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Dope? Será? Eu ficaria só no pré-encolhimento do papel e na entelagem sem borrifar...srsrs...
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Nesse modelo eu só pré encolheria e entelaria...depois eu ainda meteria a asa num gabarito e dava uma borrifada de leve...

O Dope vai encolher o papel também...agora não sei se vc deveria dopar mesmo a asa ou manter ela assim mesmo...
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:d84df96e41="LC"][quote:d84df96e41="Alvaro Sala"]Se a asa é entelada só em cima, entele com papel pré encolhido e não borrife nada, ou vira uma hélice. A força que o papel faz ao encolher é muito violenta.[/quote:d84df96e41]

Mas eu dopo antes de entelar?[/quote:d84df96e41]

O Ricardão já comentou sobre isso mas eu nunca testei. Você estica o papel num bastidor, borrifa água e deixa secar. Dá uma demão de dope e deixa secar.
Depois entela com o papel pré encolhido e dopado.
Eu tentaria esse método para proteger o papel e torná-lo menos sucetível às variações de temperatura e umidade.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

[quote:f053698371="-NiHoN-"]Eu sempre faço isso antes de entelar Lucio....molho a estrutura só na madeira e deixo no gabarito...com a entelagem ela volta um pouco por causa da tensão que exerce, mas fica mais fácil depois para deixar o wash out do jeito que quiser. Às vezes eu penava para dar wash out em uma asa entelada retinha...ai comecei a fazer esta etapa de gabarito antes da entelagem...dá mais trabalho mas facilita e melhora a precisão no fim da construção....pelo menos eu acho...eheheheh

Abraços!!![/quote:f053698371]

É verdade, pensando bem, acho que vai dar mais trabalho na hora de entelar se a asa nao tiver reta!
Responder