Etrich Taube 1913 - 23" - elétrico!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

Moderador: Alvaro Sala

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Mensagempor fhkawasaki » 13 Set 2010 12:22

o mesmo procedimento, mas nesse você força o encolhimento a ficar só deste jeito, do outro você não força tanto, se o papel puxar o chumbo ele cede.

Ambas funcionam bem Lucio...tem que ver se vai funcionar direitinho nessa sua asa!! rsrs

Boa sorte aí...espero ter ajudado!

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Mensagempor LC » 13 Set 2010 12:40

Ótimas idéias, obrigado.

Nesta asa tem apenas um problema, ela não é entelada totalmente na parte debaixo(apenas a parte dianteira inferior) e ai que pode ser que a entelagem não segure a asa torcida, pois só tem tensionamento em um dos lados.

De qualquer forma vou utilizar esta tecnica para melhorar o washout. Estava pensando depois da dica, e se eu molhar a asa inteira e deixa-la secar num gabarito e com esta torção, será que ela já vai ficar melhor do que tá?

O pior desta asa é a ponta do bordo de fuga que ficou incrivelmente "flapada" e isso pode ajudar :P TKS

abs

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Alvaro Sala
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Mensagempor Alvaro Sala » 13 Set 2010 12:45

Se a asa é entelada só em cima, entele com papel pré encolhido e não borrife nada, ou vira uma hélice. A força que o papel faz ao encolher é muito violenta.

-NiHoN-
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Mensagempor -NiHoN- » 13 Set 2010 12:45

Eu sempre faço isso antes de entelar Lucio....molho a estrutura só na madeira e deixo no gabarito...com a entelagem ela volta um pouco por causa da tensão que exerce, mas fica mais fácil depois para deixar o wash out do jeito que quiser. Às vezes eu penava para dar wash out em uma asa entelada retinha...ai comecei a fazer esta etapa de gabarito antes da entelagem...dá mais trabalho mas facilita e melhora a precisão no fim da construção....pelo menos eu acho...eheheheh

Abraços!!!

-NiHoN-
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Mensagempor -NiHoN- » 13 Set 2010 12:47

Alvaro pôs uma informação importante...

...se borrifar entelado segura que vai torcer....rsrsrsrs

Braçs

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Mensagempor LC » 13 Set 2010 13:09

[quote:e6b24fa414="Alvaro Sala"]Se a asa é entelada só em cima, entele com papel pré encolhido e não borrife nada, ou vira uma hélice. A força que o papel faz ao encolher é muito violenta.[/quote:e6b24fa414]

Mas eu dopo antes de entelar?

-NiHoN-
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Mensagempor -NiHoN- » 13 Set 2010 13:11

Dope? Será? Eu ficaria só no pré-encolhimento do papel e na entelagem sem borrifar...srsrs...

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Mensagempor fhkawasaki » 13 Set 2010 13:21

Nesse modelo eu só pré encolheria e entelaria...depois eu ainda meteria a asa num gabarito e dava uma borrifada de leve...

O Dope vai encolher o papel também...agora não sei se vc deveria dopar mesmo a asa ou manter ela assim mesmo...

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Mensagempor Alvaro Sala » 13 Set 2010 13:23

[quote:d84df96e41="LC"][quote:d84df96e41="Alvaro Sala"]Se a asa é entelada só em cima, entele com papel pré encolhido e não borrife nada, ou vira uma hélice. A força que o papel faz ao encolher é muito violenta.[/quote:d84df96e41]

Mas eu dopo antes de entelar?[/quote:d84df96e41]

O Ricardão já comentou sobre isso mas eu nunca testei. Você estica o papel num bastidor, borrifa água e deixa secar. Dá uma demão de dope e deixa secar.
Depois entela com o papel pré encolhido e dopado.
Eu tentaria esse método para proteger o papel e torná-lo menos sucetível às variações de temperatura e umidade.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Mensagempor LC » 13 Set 2010 13:28

[quote:f053698371="-NiHoN-"]Eu sempre faço isso antes de entelar Lucio....molho a estrutura só na madeira e deixo no gabarito...com a entelagem ela volta um pouco por causa da tensão que exerce, mas fica mais fácil depois para deixar o wash out do jeito que quiser. Às vezes eu penava para dar wash out em uma asa entelada retinha...ai comecei a fazer esta etapa de gabarito antes da entelagem...dá mais trabalho mas facilita e melhora a precisão no fim da construção....pelo menos eu acho...eheheheh

Abraços!!![/quote:f053698371]

É verdade, pensando bem, acho que vai dar mais trabalho na hora de entelar se a asa nao tiver reta!

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Mensagempor LC » 13 Set 2010 13:32

[quote:4062c9276e="Alvaro Sala"][quote:4062c9276e="LC"][quote:4062c9276e="Alvaro Sala"]Se a asa é entelada só em cima, entele com papel pré encolhido e não borrife nada, ou vira uma hélice. A força que o papel faz ao encolher é muito violenta.[/quote:4062c9276e]

Mas eu dopo antes de entelar?[/quote:4062c9276e]

O Ricardão já comentou sobre isso mas eu nunca testei. Você estica o papel num bastidor, borrifa água e deixa secar. Dá uma demão de dope e deixa secar.
Depois entela com o papel pré encolhido e dopado.
Eu tentaria esse método para proteger o papel e torná-lo menos sucetível às variações de temperatura e umidade.[/quote:4062c9276e]

OK, vou fazer igual ao P40...pré encolho com agua+alcool e depois dou umas 2 mãos de dope diluido com solvente+retardador; tudo isso no bastidor e depois entelo, mas que dá uma coceira de dar uma borrifada de dope depois de tudo pronto dá!

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Mensagempor LC » 14 Set 2010 10:56

Tem projeto que demora mais que os outros, principalmente quando tenho dificuldades tecnicas na construcão, mas por sorte tive algumas luzes da turma acima!!!!OBRIGADO.

Na sequencia mostrarei a asa arrumada em relacão à decalagem e Washout.

Costrui um compartimento justo e perfeito para 1S 160mah, e o mais interessante é que tem uma linha que puxa a fiação para fora e evita que ela prenda por dentro do aviao depois de entelado. Usei um Imã mais forte que os de costume e assim que entelar a barriga dele, colarei um poste em V que tem no avião real para servir de maçaneta e dar aquele charme :lol:
Anexos
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Mensagempor LC » 14 Set 2010 11:02

Cortei e pintei com caneta marca CD a helice 4,5 x 3 para este formato, assim fica mais parecido com o Real, tb coloquei o adaptador para eixo de 2mm mais um pedaço de termo retrátil para chegar aos 1,5mm que é a medida do eixo do motor. Acabou ficando mais leve e "bunitinha"
Anexos
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Mensagempor LC » 14 Set 2010 11:13

Seguindo as sugestoes dos colegas as quais eu não evoluiria, prendi os paineis da asa em uma madeira alta, travei perto de onde não queria torce-la, apliquei uma generosa camada de agua e coloquei um calço no BF, apos secagem retirei do gabarito e notei que funcionou, mesmo voltando um [i:1d7aaa2268]pouquinho[/i:1d7aaa2268] para a posição normal.

Resultado: criou um Washout e deixou o BF mais paralelo com a fuselagem, já que antes parecia um Flap na ponta da asa. Tb troquei uma longarina de lugar(só a parte que entra na baioneta da fuselagem) alterando a incidencia da asa para evitar o máximo possivel a tendencia de cabrar ao acelerar.

Espero os comentários dos colegas.
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Mensagempor fhkawasaki » 14 Set 2010 11:37

Show Lucio!!

Uma pena não podermos presenciar esta jóia voando hoje!!

Mas projetos são assim...cansei de dar datas aos meus!! rsrs

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Planta do modelo

Mensagempor José Carlos N. Faria » 26 Set 2010 16:10

Olá, LC: muito bonito o seu modelo (gosto de aviões antigos - da 1a. Guerra Mundial e anteriores a ela). Parabéns pelo capricho da construção; se nãor pedir muito, poderia enviar uma cópia ou um arquivo eletrônico da planta? Sucesso para você, amigão e bons vôos. Meu e-mail: jcnfaria@terra.com.br
(Se você pudesse postar a planta, tenho certeza que agradaria a muita gente).
Um abraço, amigão!
Se for beber, não pilote; se for pilotar, me chame. Tô nessa!
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 002

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Mensagempor Doca-SP » 26 Set 2010 16:54

Lucio.. cade as novidades ??? Com um final de semana feio destes deve ter terminado o projeto... coloca fotos novas...


Voce me perguntou no ultimo Ibirapuera que nos encontramos se eu tinha helice enor que a 4025... Chegou helice 3x2 tripa.... da uma olhada e ve se fica legal neste seu modelo.
Anexos
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Mensagempor -NiHoN- » 27 Set 2010 08:51

Lucio,

Ta ficando demais!!! Eu acho que não tenho [u:ea9aa2cd25]coragem[/u:ea9aa2cd25] de fazer um modelo destes...eheheh...

Se a técnica de molhar a estrutura e gabaritar antes de entelar deu certo, que bom!!! Ufa...ehehehe...mas eu sempre faço isso nas minhas asas e também nas longarinas das fuselagens, tensiona menos a estrutura quando estiver pronta (li isso mas não lembro qual tópico).

...e a dica do Alvaro também acho que vale muito a pena...só terá que caprichar mais na entelagem, mas isso sabemos que não é problema para você.

Esta hélice também ficou muito bacana, bem ao estilo do aero...só ficará faltando mesmo o piloto com a arma em punho...já está fazendo? :)

Abraços e boa semana!

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Mensagempor João Vitor Novelini » 09 Out 2010 00:06

Parou ?
Os aeros estão em dois grandes grupos :
Os que ja cairam e os que vão cair.

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Re: Planta do modelo

Mensagempor LC » 13 Out 2010 09:57

[quote:3d4aa80974="José Carlos N. Faria"]Olá, LC: muito bonito o seu modelo (gosto de aviões antigos - da 1a. Guerra Mundial e anteriores a ela). Parabéns pelo capricho da construção; se nãor pedir muito, poderia enviar uma cópia ou um arquivo eletrônico da planta? Sucesso para você, amigão e bons vôos. Meu e-mail: jcnfaria@terra.com.br
(Se você pudesse postar a planta, tenho certeza que agradaria a muita gente).
Um abraço, amigão![/quote:3d4aa80974]

Olá, obrigado por acompanhar o tópico.
Infelizmente só tenho a planta impressa, quando vc compra o kit a planta vem junto...vale a pena.

abs

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Mensagempor LC » 13 Out 2010 10:00

[quote:a776692e21="DOCA-SP"]Lucio.. cade as novidades ??? Com um final de semana feio destes deve ter terminado o projeto... coloca fotos novas...


Voce me perguntou no ultimo Ibirapuera que nos encontramos se eu tinha helice enor que a 4025... Chegou helice 3x2 tripa.... da uma olhada e ve se fica legal neste seu modelo.[/quote:a776692e21]

Grande Doca,

Acabei de chegar de viagem e nao tive tempo desde a ultima foto....agora vou retomar o projeto entre esta e a proxima semana.

Neste aviao nao utilizarei tripá, mas no outro que esta na fila vai! me separe umas 3 helices destas por favor.

abs

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Mensagempor LC » 13 Out 2010 10:09

[quote:c335347565="-NiHoN-"]Lucio,

Ta ficando demais!!! Eu acho que não tenho [u:c335347565]coragem[/u:c335347565] de fazer um modelo destes...eheheh...

Se a técnica de molhar a estrutura e gabaritar antes de entelar deu certo, que bom!!! Ufa...ehehehe...mas eu sempre faço isso nas minhas asas e também nas longarinas das fuselagens, tensiona menos a estrutura quando estiver pronta (li isso mas não lembro qual tópico).

...e a dica do Alvaro também acho que vale muito a pena...só terá que caprichar mais na entelagem, mas isso sabemos que não é problema para você.

Esta hélice também ficou muito bacana, bem ao estilo do aero...só ficará faltando mesmo o piloto com a arma em punho...já está fazendo? :)

Abraços e boa semana![/quote:c335347565]

Obrigado, voce pode nao ter coragem de montar um modelo assim, mas capacidade sobra de monte...e aquele seu playboy? é mais dificil que este.

Fiquei satisfeito em molhar as asas e gabaritar, pois estava um pouco empenada sem entelar, imagina depois. agora esta parte é que me preocupa, nao gosto de entelar e nao sou bom o suficiente para isso, mas vai voar e no ar niguem ve defeito!!!!!!!

A helice me agradou tb, só falta balancear, o piloto já está quase pronto, só que vai ficar sem a pistola na mão!

abs

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Mensagempor LC » 13 Out 2010 10:11

[quote:fba480498f="João Vitor Novelini"]Parou ?[/quote:fba480498f]

Olá,

parar nunca....demorar talvez!

Na verdade estava nos USA pegando mais alguns kits de elastico e outras coisas...logo, logo teremos mais novidades!

abs

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Mensagempor LC » 25 Mai 2011 14:35

Olá pessoal!

Quanto tempo né? É que sem Ibira eu fico sem motivação, mas logo, logo ele reabrirá e teremos esse brinquedinho novo por lá...

Esta semana começei a pré encolher a seda da asa e fuselagem, passei massa nas irregularidades da fuselagem e lixei a mesma.

Fotos em breve!

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Mensagempor fhkawasaki » 26 Mai 2011 11:34

Olha laaaaaaaaa!!!!

Grande Lucio!!

Estreia no ibira então?

Vou precisar de um instrutor p/ meu primeiro vôo com o Playboy hein!!

estou no aguardo das fotos!


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