HV - Compensa?

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wildcat
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HV - Compensa?

Mensagem por wildcat »

Boa noite, pessoal.
Meus vôos de heli são bem básicos, nada de 3D ou acrobacias arriscadas.
Apenas decolagens, circuitos e rasantes.

Já li muito sobre o uso de tensão maior nos helimodelos e falam muito bem no desempenho 3D, mas até que ponto vale a pena para meu tipo de vôo?

Compensa colocar 6s no meu 450?

Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Foi 2
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Mensagem por Foi 2 »

não sei se tem motor de 450 que aguente 6S (22,2 V).....tem que ver as especificações do motor qual voltagem maxima suportada senão corre o risco de queimar. E outra coisa, 6S significa mais peso num 450, ou seja, o dobro. O projeto de um heli classe 450 prevê uma bateria com um certo peso máximo, imagina duplicar esse peso tira o Cg sem falar que aumenta o consumo porque vai ter mais de 200 gramas a mais para carregar.
Já que deseja tanto um desempenho 3D, veja um motor que é desenhado para helis que fazem manobras 3D:
http://www.rc711.com/shop/scorpion-hk22218-v2-brushless-outrunner-motor-for-beltcp-trex-450-p-1018.html
Os Scorpions são motores top de alto desempenho, olhe lá nas especificações qual a tensão máxima. 3S. Ou seja, é meio bobagem querer dar sobrecarga no motor do heli, diminui a durabilidade sem falar que se queimar em vôo bye bye heli.....
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

Grato, Ricardo. Mas eu diminuiria a capacidade da bateria.
Não usaria 6s de 2200 mah.
Talvez 6s de 1000 mah!

O peso fica a mesma coisa.
Motores pra 450 voar com 6s tenho certeza que existe, há uma série de videos no youtube, mas pessoal voando somente 3D.

Mas fico grato pela resposta!

Abs
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jociel luciano
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Mensagem por jociel luciano »

[quote:5b847e83fe="wildcat"]Grato, Ricardo. Mas eu diminuiria a capacidade da bateria.
Não usaria 6s de 2200 mah.
Talvez 6s de 1000 mah!

O peso fica a mesma coisa.
Motores pra 450 voar com 6s tenho certeza que existe, há uma série de videos no youtube, mas pessoal voando somente 3D.

Mas fico grato pela resposta!

Abs[/quote:5b847e83fe]6s de 1000 voaria quanto tempo? 2 minutos? :shock:

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

Salve, Jociel. Quanto tempo!

Quando se aumenta a tensão, o consumo cai drasticamente.

Não sei lhe explicar a situação na física, mas podemos ver a idéia nas tabelas de desempenho de alguns motores.

De uma checada neste link e tire algumas conclusões comparando o desempenho do motor com baterias de 5 a 8 células.

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=38

Abraço
Foi 2
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Mensagem por Foi 2 »

Sim isso é meio relativo....se voce pegar uma resistencia de chuveiro de 220V e 110V e medir a corrente que passa por ela, ok, a corrente que passa na de 220V é menor que a de 110V para manter a mesma potencia dissipada.
Porém a corrente que passa no motor é regulada pelo ESC, pode ser que sob 6S de tensão o consumo do motor seja menor mas pode não ser a metade. E voce reduzindo o tamanho da bateria reduziria a carga. E se voce vai aumentar a tensão para 6S, e vai diminuir a bateria pela metade porque acha que a corrente será a metade, no fim dá na mesma não dá? porque o que move o heli é a potência dissipada poelo motor. Se voce aumenta a tensão pelo dobro e reduz a corrente, a potência ficará na mesma:
P = V. i potencia dissipada é igual ao produto da voltagem pela corrente, se duplicar a voltagem e reduzir a correnet pela metade a potencia não se altera.

Ou seja, só haveria vantagem no uso de 6S se voce não reduzisse a corrente, aí nesse caso a duração de uma bateria de 1000 seria menor que uma de 2200 3S.
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

[quote:a0bda7ad33="Ricardo_PoA"] se duplicar a voltagem e reduzir a correnet pela metade a potencia não se altera.
[/quote:a0bda7ad33]

A idéia acho que é exatamente essa!
Se a corrente ta menor, forço menos o equipamento no geral. Esc trabalha mais frio, bateria sofre menos. A autonomia será praticamente a mesma!

Terei a mesma potência com uma corrente bem menor!

Andei olhando por curiosidade ontem na HK e comparei baterias pra um 600 HV.
Uma 6s de 4500 (30 ou 40C, não me recordo) mah custa 75 dolares.
Se usar 2 x 6s de 2600 mah 20C ficaria em 45 dolares.

Abs
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Hidden
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Mensagem por Hidden »

Fála Marcelão.

Não sei se vc já leu este tópico, dê uma olhada: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100773&highlight=

Na prática, um sistema HV vai te dar mais potência (se for voar 3D) ou mais autonomia p/ quem faz um vôo escala ou sport.

Sou capaz de apostar alguns merréis que um 450 com um setup de 6S pode voar por 10 minutos (vôo escala) sem detonar as baterias.

Abraços.
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

[quote:1b2d3cc560="Hidden"]Fála Marcelão.

Não sei se vc já leu este tópico, dê uma olhada: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100773&highlight=

Na prática, um sistema HV vai te dar mais potência (se for voar 3D) ou mais autonomia p/ quem faz um vôo escala ou sport.

Sou capaz de apostar alguns merréis que um 450 com um setup de 6S pode voar por 10 minutos (vôo escala) sem detonar as baterias.

Abraços.[/quote:1b2d3cc560]

Putz... esse tópico mesmo que eu tava procurando!
Eu costumo voar 9 minutos hoje com o 450, as baterias descem mornas esc também!

[quote:1b2d3cc560="Rodrigo Morales"]o bom do setup HV é que as baterias sofrem menos, no caso da conversão do 550 pra 12S, o consumo médio é de 17 amperes. Com 6S ele dá uns 40 de consumo médio[/quote:1b2d3cc560]
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LEL
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Mensagem por LEL »

Tem 450 com 8S também, rsrs!!!

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=94479&highlight=

Material sobre o assunto:

http://www.helifreak.com/showthread.php?t=247004

http://www.superhelis.com.br/?pg=artigo&id=29

http://www.helifreak.com/showthread.php?t=163375

Bateria para 450 6S:

http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=28_52_120&products_id=919

"LG345-1100-6S is a special pack for super-efficient 450-class heli setup, using Hyperion Hs2221-1630
or Scorpion Hk2221-1630 motors, and Hyperion 30A ATLAS ESC with SBEC, HP-ATLAS-030SB"
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