Radio Turnigy 9x em helicopteros

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Radio Turnigy 9x em helicopteros

Mensagem por Foi 2 »

gostaria de saber se alguém conseguiu configurar direito o radio turnigy 9x em um heli. Pergunto isso, porque tenho um copter X em um radio turnigy 9x e por mais que eu configure, a cauda fica sempre abandando.
Antes eu usava um giro HK401B e um servo MKS480 e a cauda ficava abanando. Aí coloquei um giro spartan, continuou abanando. Tirei o MKS 480 coloquei um Futaba 9257, fica abanando. Então, tentei trocar de rádio, coloquei um receptor Futaba 617 e um radio T6-EX e a cauda firmou. Com o radio Turnigy tentei tudo que é opção de ganhos, sempre abana, às vezes um pouco menos, outras vezes mais.
Começo a achar que esse radio não se dá bem com helicopteros.....
Pezaomarechal
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:31 pm
Localização: SP - SP

Mensagem por Pezaomarechal »

99% chance de configuração erronea no seu rádio, devido a sua descrição

Tenho um 9x e uso em 2 helis e um aero sem problema algum.

Tente pegar outro rádio igual ao seu e teste, se resolver é problema do rádio.

Ah. tentou copiar EXATAMENTE as configs do futaba para o 9x??

Vou chutar que pode ser no modo NORM/AVC do ganho do gyro.....confunde.

Abraços
" O ignorante afirma, o sábio duvida, o gênio reflete...." O.W.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

o meu etá perfeito.

Com o abo de sensibilidade do gyro ligado no canal 5 do rx. O switch do gear (superior direito) para cima: Modo avc, para baixo: Modo normal.

Minha configuração:

Menu GYRO SENS
STATE: ACT
UPRATE: AVC 90
DNRATE NOR 80
MODEL: GY


Menu AUX CH
CH5 GEAR
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

vou fazer mais alguns testes, usando o receptor e radio futaba e o servo mks480. Depois volto para o receptor e radio turnigy. a minha configuração estava semelhante a sua, SandMan, um posição da chave AVC e a outra Normal, porém eu usava 90 normal e 30 AVC.
Só uma curiosidade qual o servo e giro que voce usam? só para eu ter uma referencia. Mas não acho que possa ser algum problema do rádio, tenho 2 radios turnigy, no primeiro acontecia a mesma coisa. Será que não pode ser algo relacionado ao modo PPM ou PCM ?
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:9fe25cfbff="Pezaomarechal"]99% chance de configuração erronea no seu rádio, devido a sua descrição

Tenho um 9x e uso em 2 helis e um aero sem problema algum.

Tente pegar outro rádio igual ao seu e teste, se resolver é problema do rádio.

Ah. tentou copiar EXATAMENTE as configs do futaba para o 9x??

Vou chutar que pode ser no modo NORM/AVC do ganho do gyro.....confunde.

Abraços[/quote:9fe25cfbff]

2

Comprovado pelo Sandman_br
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

[quote:a307edc240="Ricardo_PoA"]vou fazer mais alguns testes, usando o receptor e radio futaba e o servo mks480. Depois volto para o receptor e radio turnigy. a minha configuração estava semelhante a sua, SandMan, um posição da chave AVC e a outra Normal, porém eu usava 90 normal e 30 AVC.
Só uma curiosidade qual o servo e giro que voce usam? só para eu ter uma referencia. Mas não acho que possa ser algum problema do rádio, tenho 2 radios turnigy, no primeiro acontecia a mesma coisa. Será que não pode ser algo relacionado ao modo PPM ou PCM ?[/quote:a307edc240]

Uso Gyro hk401 e Servo md922. Confere se não tem alguma mixagem habilitada que possa estar interferindo no canal 5.

Esse setup que citei acima é no meu hk450gt a cauda está certinha. Eu tava com dificuldade de ajustar a cauda do meu firefox (servo esky e gyro hk401) com esse mesmo rádio mas consegui ajustando a tensão da correia e a posição do servo.
0277
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Seg Fev 04, 2008 12:36 am
Localização: caçapava sp

Mensagem por 0277 »

já configurei varios helis com esse rádio, o radio é muito bom, tenho certeza que é configuração....
Avatar do usuário
jeoman
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 8:12 pm
Localização: Jacobina-BA

Mensagem por jeoman »

Pessoal otimo topico para aqueles que possuem esse radio voando com helis..
gostaria de acrescentar uma duvida para não precisar abrir outro topico, sou iniciante nos helis porem ja sou aeromodelista a 8 anos.

to montando um hk 450 tt pro e gostaria que alguem de vocês que possue o radio possa colocar aqui pra mim a configuração completa para um voo de iniciante.

curvas de passo e aceleração..

fico agradecido!!
Ultimate 20cc gas / Big Tiger Pol 26cc gas/Pastinha Artal 9cc gas/ Turnigy 9x + Er9x + Frsky Telemetry -- Yes gás no Glow!!
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

para deixar o heli mais docil voce tem que deixar uma quantidade menor de comandos. Pode começar indo no menu wash mix e colocando uma amplitude de movimento para o aileron e o profundor baixas tipo 50.
Mas a sensibilidade do comando vai depender também de aspectos fisicos, como em qual furo do braço do servo voce colocou o ball link. Pois nos furo mais externos voce tem um curso maior, logo terá mais comando e o heli fica mais nervoso. E se colocar o ball link nos furos mais internos, terá menos comando.
Só que com helis se voce mexer numa coisa pode influenciar em outra, se voce reduzir o comando colocando o ball link no furo mais interno do braço do servo, poderá não ter amplitude de movimento para que a bailarina faça -15/15 graus.
Então é uam questão de tentativa e erro, pode começar colocando o ball link no furo mais externo ou no segundo mais externo, ver quantos graus de passo dá e se for o caso, alterar.

Curva de passo, para iniciante, seria ideal começar em zero de passo e terminar com uns 8-10 graus, mas para fazer isso teria que detalhar como regular e configurar a curva de passo de helis.
Avatar do usuário
julianoreal
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Qua Set 01, 2010 9:33 am
Localização: Bauru, SP

Mensagem por julianoreal »

Eu tenho um 9x e já configurei ele em 2 helis (CX 450 Black Angel e HK450GT PRO) e não tive problema com os 2... realmente pode ser no modo NORM/AVC do ganho do gyro.... já li alguns relatos de pessoas que tiveram problemas nessa config...

porém de qualquer forma vale tentar usar um outro 9x e rx no seu heli para confirmar, pois pode ser um problema especifico com o seu TX/RX......
Responder