Perda de Sinal no Radio JR XG7

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
muriloralf
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 7:51 am
Localização: Guaratinguetá, SP
Contato:

Mensagem por muriloralf »

Seu receptor nunca iria perder o sinal pelo fato da bateria estar desbalanceada, ainda que estivesse, a mesma tinha carga suficiente para girar o motor por um bom tempo como você mesmo informou. O que pode ter ocorrido é alguma interferência do esc ou do motor no receptor, o que eu também acho pouco provável, pois interferência não faria com que o receptor deixasse de funcionar pelo tempo que você informou. É uma situação muito chata, pois perde-se a confiança. Eu, no seu caso, trocaria o receptor e enviaria este para uma loja especializada, ainda sim, o problema poderia ser no rádio! Complicado. Espero que resolva este problema logo. Lembre-se de verificar a antena do RX, se ela estiver rompida ou danificada perde o sinal mesmo. Abraço.
T-REX 100/450S/550FBL - F-117 EDF - P-47 E - P-51 E -HITEC A9
Avatar do usuário
cyberjoeone
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

sistema DMSS

Mensagem por cyberjoeone »

Olá Jenean
Olha eu uso um XG8 com o mesmo sistema DMSS e o mesmo receptor, vendi um 11X para trocar e estou super satisfeito, simplesmente um dos melhores rádios que já tive.
Eu nunca tive problemas com o meu, pelo contrário um dos sistemas mais sólidos que já experimentei.
Bom com relação ao problema que você teve, existem vários fatores. Primeiro o posicionamento das antenas do receptor principal, se você olhar no manual vai ver que eles recomendam que elas fiquem a 90 graus uma da outra. O satélite tem que ficar de preferencia a 90 graus de uma das antenas principais.
As antenas de preferencia não devem ser instaladas em contato com fibra de carbono ou metal, pois bloqueiam o sinal.
As pontas das antenas, as partes desencapadas são as partes que tem a maior recepção de toda a antena, devem ficar expostas e nunca dobradas!
Outro detalhe muito importante o receptor e o satélite tem que ficar o mais distante possível do motor e do esc.
Uma coisa que todos discutem na pista quando me vêem voando, mas se você olhar no manual, eles recomendam voar sempre com a antena do rádio reta para a frente do rádio e com uma inclinação de 45 graus para o chão, ou seja apontando para o chão logo a sua frente.
Outro detalhe muito importante, na tela de bind existe a opção de mudar o mode para FRANCE isto porque pela legislação deles a potência tem que ser menor, nunca voe neste mode sempre no normal.
No meu rádio eu ativei o alarme e o monitoramento da alimentação do receptor e por exemplo descobri pelo LOG que no meu 550E 3G quando ligo com a bateria carregada a voltagem é de 6.1V durante o vôo ela se mantem entre 5.5V e 6.1V mas no fim do pack se eu fizer alguma manobra muito forte que forçam muito os servos ela chega a cair a 4.1V.
Portanto use os recursos do seu rádio para descobrir o ocorrido.
Só mais um detalhe, 10 min de voo mesmo sem idle eu estou achando muito, monitore a voltagem por célula depois de cada voo elas não podem ficar menor do que 3,7v. eu voo somente até 3.8v por célula para deixar uma margem.
No seu caso pelo que li, você fez um voo e depois com a mesma bateria fez outro voo mesmo que considerando que não passou dos 10min, olha uma coisa que aprendi é que é muito difícil julgar quanto tempo estamos voando, já aconteceu comigo no outro rádio do timer não disparar e eu ficar voando e achar que tinha 5 minutos e o quando olhei o timer secundário já tinha 10 minutos e o esc já estava entrando em safe mode, quase lenhei.
Considerando que o seu problema aconteceu a poucos metros, o mais provável foi problema de alimentação!
Boa sorte e pode confiar no rádio e no sistema.
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

Ola cyberjoeone,
Eu tambem comprei esse radio por falarem muito bem dele lá fora, apesar de poucos terem ele aqui no brasil, e tambem por ter receptor satelite o que eu imagino melhorar nas respostas e livre de interferencias.
Com relação ao posicionamento das antenas realmente eu não mantive os 90º como mostra no manual, eu havia posicionado cada antena em um Tail Boom Braces.
O receptor até fica longe do motor e ESC mas o satelite fiquei sem local de coloca-lo pois em um heli classe 450 é pequeno para deixar longe, então coloquei o satelite na parte de baixo do frame.
A antena do radio eu sempre deixo ela dobrada para a direita, não sabia que deveria deixar apontada para o chão, bom saber e agora vo fazer isso.
No Bind eu deixo no modo "General" e ativo tambem o alarme de tensão do RX para 4.7V porem nunca esse alarme foi acionado, com a bateria carregada ou descarregada o receptor sempre fica com 5.2V, uso o mesmo pack do ESC para ligar o receptor, uso um BEC de 5A para isso.
Esses 10 minutos sem o IDLE eu obtive depois de um hover com a bateria cheia, nisso ela durou 12 minutos em hover, como o pessoal fala que quando estamos em voo sem idle a bateria gasta menos do que um hover então coloquei o timer do radio para 10 minutos sem IDLE, o IDLE obtive da mesma forma porem descontei 3 minutos porque sei que um 3D mais agressivo ( coisa que eu não sei fazer ainda ) a bateria gasta mais.
Dentre todos esses fatores o mais provavel seria o do posicionamento da antena e do satelite proximo do ESC, mas acho que se fosse para dar interferencia não perderia o sinal continuamente, como disse anteriormente a bateria estava pela metade praticamente e o motor permaneceu ligado por uns 3 minutos no chão até eu conseguir desligar o receptor. Eu refisso a Bindagem e ontem em um Hover ficou tudo normal. Após esse hover percebi que havia 1 dente da main gear mordido, foi quando notei que o motor estava "duro" dando umas travadas como se tivesse entrado areia dentro do motor ou algum imã quebrado, ja comprei outro motor e acredito que chega na quinta-feira. Por esse fator do motor tambem vem a minha cabeça que o motor poderia ter quebrado algum imã dando interferencia continua no RX, ou ter ficado "duro" em voo forçando a bateria e com isso diminuisse a tensão para o RX, mas nada ainda confirmado. Vou esperar chegar o motor e fazer mais uns 2 hover para ver como o heli responde.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
NaoSei
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 6:01 pm
Localização: df

Mensagem por NaoSei »

como fica sua antena no tx? reta? ela apontava para o rx na hora do defeito? essa pode ser a causa do problema. o manual do meu dx7 diz que a antena nunca deve apontar o rx. é uma área onde o sinal é + fraco.

seu heli sofreu/tem sofrido quedas? isso pode danificar o rx e faze-lo perder sinal em vôo.

já vi lama v4 perder sinal por causa de bateria fraca há um metro de distância.

o ideal seria conseguir reproduzir o problema em condições controladas.

eu não usaria mais este rx.

faça um teste de alcance. no manual do seu tx eles explicam como se faz.
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

[quote:a875a6fc95="NaoSei"]como fica sua antena no tx? reta? ela apontava para o rx na hora do defeito? essa pode ser a causa do problema. o manual do meu dx7 diz que a antena nunca deve apontar o rx. é uma área onde o sinal é + fraco.

seu heli sofreu/tem sofrido quedas? isso pode danificar o rx e faze-lo perder sinal em vôo.

já vi lama v4 perder sinal por causa de bateria fraca há um metro de distância.

o ideal seria conseguir reproduzir o problema em condições controladas.

eu não usaria mais este rx.

faça um teste de alcance. no manual do seu tx eles explicam como se faz.[/quote:a875a6fc95]

Sempre usava a antena do radio reta ou então dobrada para a direita, neste momento em que perdeu o sinal estava inclinada um pouco para cima. Meu heli sofreu 1 queda porem realizei varios voos depois da lenha e não aconteceu nada parecido.

Suspeito que poderia ser o posicionamento das antenas do RX, pois as mesmas estavam proximas uma da outra e fixada no Tail Boom Brace.

Lembrei que antes dessa perda de sinal uma vez quando liguei meu heli e procedia com os testes pre-vôo observei que eu dava comando no radio dos Aileron o servo da esquerda não funcionava, a principio pensei que fosse o servo que havia queimado, mas depois que tirei a bateria do heli, desliguei o radio e posteriormente liguei tudo novamente o servo voltou a funcionar normalmente, inclusive realizei um vôo de 8 minutos tudo tranquilo, depois desse voo foi quando ocorreu a perda de sinal.

Realizei um novo BIND só para garantir.

Ontem chegou meu motor novo pois o que estava utilizando quebrou os rolamentos, realizei 2 hover para ver a autonomia da bateria e ate agora esta tudo normal, sem interferencia e sem perca de sinal.

Segui tambem a dica do cyberjoeone e coloquei o receptor satelite longe do motor e do ESC, posicionei as antenas do RX longe uma da outra, e uma delas apontada para cima conforme mostra no manual.

No meu manual não encontrei nada informando sobre como fazer o teste de alcance e nem de como a antena do radio deve ficar posicionada.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
NaoSei
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 6:01 pm
Localização: df

Mensagem por NaoSei »

olá jenean,

para perder sinal com o heli tão perto de vc, eu não sei se poderia ser algo na posição das antenas do rx.

veja o "range check" na pág. 21 do manual do seu rádio. lembre-se que o heli deve estar no chao e vc a 40 metros dele. há ainda comentário na pág 6 sobre posição das antenas do rx (acho que vc já fez isso) e tbém sobre o range check.

o range check é muito importante pois ele vai simular uma drástica perda de potência de sinal, sendo que o tx/rx devem ser aprovados neste teste.

seria bom substituir o rx ou adicionar um satélite.
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

[quote:caf6dfbf83="NaoSei"]olá jenean,

para perder sinal com o heli tão perto de vc, eu não sei se poderia ser algo na posição das antenas do rx.

veja o "range check" na pág. 21 do manual do seu rádio. lembre-se que o heli deve estar no chao e vc a 40 metros dele. há ainda comentário na pág 6 sobre posição das antenas do rx (acho que vc já fez isso) e tbém sobre o range check.

o range check é muito importante pois ele vai simular uma drástica perda de potência de sinal, sendo que o tx/rx devem ser aprovados neste teste.

seria bom substituir o rx ou adicionar um satélite.[/quote:caf6dfbf83]

Vou olhar sim.

o RX ja veio com o satelite, ou seja, tem o RX normal de 8 canais e um receptor satelite que fica ligado no RX conforme foto abaixo

[img:caf6dfbf83]http://www.tjdmodels.com/images/products/jr-rg831b-8-channel-24ghz-dmss-receiver-UABb.jpg[/img:caf6dfbf83]

Vlw
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
Responder