Perda de Sinal no Radio JR XG7

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Perda de Sinal no Radio JR XG7

Mensagem por Jenean »

Bem pessoal, hoje aconteceu uma coisa meio inusitada comigo. Estava eu feliz da vida com meu Belt-Rex fazendo cirquitos e sport e quando estava descendo o heli para pouso quando o heli estava a aproximadamente 3 metros de distancia de mim e a 5 metros de altura ele simplesmente perdeu o radio, não respondia a nenhum comando, sorte a minha que no radio tem uma opção de programar em caso de perda de sinal o heli continua no procedimento que ele estava, algo como se fosse um piloto automatico, então como ele estava pousando ele continuou pousando porem sem nenhum comando, o que não deu para fazer foi amortecer o pouso pois ele havia perdido os comandos, e com isso quebrou 1 landing skid, quando vi que o heli pousou praticamente sozinho e só quebrou o skid fiquei impressionado mas ai veio a duvida de como desligar o heli pois ele ficou acelerado no chão sem comando nenhum, olhei no display do radio no qual informava que não havia sinal com o receptor, então eu tinha duas alternativas nas quais são: Ou eu esperava a bateria esgotar totalmente ou eu deitava no chão e pegava o heli por baixo desligando a bateria posteriormente, se eu deixasse a bateria esgostar eu iria perder a bateria então arrisquei em deitar e conseguir pegar o heli por baixo em seguida tirei o plug do BEC do receptor e o heli parou. Depois disso revisei todo o heli testei toda a eletronica e tudo estava funcionando perfeitamente, um detalhe é que quando o heli havia perdido o sinal o receptor estava ligado e piscando a luz indicando que não havia sinal com o radio. Agora vem a duvida... Será problema no radio, receptor ou Bind? Lembrando que a bateria ainda estava pela metade, ou seja eu não vooei ela até o buzzer dar sinal e nem o cronometro do radio esgotar, a bateria do Radio tambem estava cheia, então agora estou com receio de voar novamente e acontecer isso e eu não tiver a mesma sorte que tive desta vêz.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

apagado
Avatar do usuário
3Dvoo
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Out 12, 2010 9:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por 3Dvoo »

Bem lembrado sandman eu já tive esse problema com pilhas recarregaveis ruins .
Jenean sua bateria é um pack de lipo ou pilhas recarregaveis ?
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

Ola sandman_br,
Meu receptor é RG831B DMSS 2.4ghz com modulo satelite, ele tem dois receptor, sendo 1 DMSS e outro satelite interligados, esse receptor veio junto com o radio, eu só carrego minhas baterias balanceando-as em um carregador B6AC, estou usando uma bateria da Hyperion e aguenta ser carregada até em 5C, porem eu carrego no maximo em 1.5A, geralmente carrego em 1A, eu sempre pouso antes da bateria esgotar, uso um buzzer que informa quando a bateria está acabando para que eu possa pousar em segurança, porem em 70% das vezes eu não espero o buzzer dar o sinal, e coloco o cronometro no radio para 10 minutos sem IDLE e 5 minutos com IDLE, a bateria é praticamente nova tem aproximadamente 20 recargas, um detalhe é que quando o heli "pousou" ele ficou acelerado uns 3 minutos no chão até eu decidir qual atitude tomar, acredito então que a bateria não estava se esgotando.
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

[quote:0e9bab2dcf="3Dvoo"]Bem lembrado sandman eu já tive esse problema com pilhas recarregaveis ruins .
Jenean sua bateria é um pack de lipo ou pilhas recarregaveis ?[/quote:0e9bab2dcf]

É uma lipo, uso um BEC de 5A 40V para ligar no receptor.
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
Avatar do usuário
3Dvoo
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Out 12, 2010 9:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por 3Dvoo »

[quote:cb35acd4cf="Jenean"][quote:cb35acd4cf="3Dvoo"]Bem lembrado sandman eu já tive esse problema com pilhas recarregaveis ruins .
Jenean sua bateria é um pack de lipo ou pilhas recarregaveis ?[/quote:cb35acd4cf]

É uma lipo, uso um BEC de 5A 40V para ligar no receptor.[/quote:cb35acd4cf]

Super estranho perder o sinal tão perto assim e com a bateria do radio em boas condições .
Vai ter de testar muito bem essa bateria , radio e receptor para ver quem é o culpado.
agora se for interferencia :?
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

Fisso o Bind novamente e vou fazer um Hover em baixa altitude de 10 minutos pra ver.
Avatar do usuário
-X-
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 3:31 pm
Localização: Phs, MS

Mensagem por -X- »

Testar o bind será necessário, mas nao faz o "fisso" novamente não, por favor.
brincadeira rsrs
Avatar do usuário
3Dvoo
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Out 12, 2010 9:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por 3Dvoo »

[quote:969d810480="Jenean"]Fisso o Bind novamente e vou fazer um Hover em baixa altitude de 10 minutos pra ver.[/quote:969d810480]

No seu lugar eu testaria mais tempo na bancada :idea:
Avatar do usuário
Jenean
membro
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 10:14 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Jenean »

[quote:f6c4d7b53b="-X-"]Testar o bind será necessário, mas nao faz o "fisso" novamente não, por favor.
brincadeira rsrs[/quote:f6c4d7b53b]


rsrsrsrs, nem notei.

Bom galera, lembrei de um fato que pode ser a causa dessa perda de sinal. Lembrei que hoje pela manhã decolei com o heli porem como estava ventando muito pousei ele, não fiquei nem 1 minuto, e só voei mais tarde no qual aconteceu essa perda de sinal. Acho que por eu ter decolado a bateria deve ter desbalanceada causando essa perda de sinal. Realizei um hover em baixa altitude e aparentemente está tudo normal. Até agora to levando esse fato em consideração pois testei e retestei toda a eletronica e está tudo 100%. Não sei se por esse motivo, caso seja, foi necessario para perder o sinal do radio constantemente, pois na minha imaginação deveria perder o sinal e voltar ao normal em segundos, e não constantemente. O que acham?
[ Lumenier QAV210 ]
[ Fatshark Dominator V3 + Diversity Module ]
[ Spektrum DX9 ]
Responder