HK 450- O primeiro problema.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Felipe Castanho
membro
Mensagens: 743
Registrado em: Dom Jul 11, 2010 11:41 pm
Localização: Avaré - SP

HK 450- O primeiro problema.

Mensagem por Felipe Castanho »

Pessoal, ganhei um HK 450 de natal, ja montado. É meu primeiro heli "profissional", tenho um xieda. Enfim, segui todos os tutoriais de servos e etc, ta tudo ok. Porém, no teste de bancada, eu notei que ao acelerar, quando o motor está no máximo, a rotação diminui drastricamente. Será q é assim mesmo? Ah, e ele ta tendendo a rodar sozinho, isso eu tenho que mexer no passo do rotor traseiro, certo?
Desde já obrigado.
Avatar do usuário
Johnnie Walker
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Out 18, 2011 9:06 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Johnnie Walker »

Meu conselho a vc é arrumar alguém com experiência com helis para te ajudar, desmontar e remontar isso aí, e fazer o setup. Não dá para confiar na montagem dos chinas, principalmente das partes mais críticas, como o cabeçote ou a caixa de cauda.

Eu não te recomendo fazer um "teste de bancada" com helicóptero. É muito arriscado. Esses problemas que vc está descrevendo são de setup. Veja se o gyro está compensando na direção correta.
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

1- programação do ESC (curso do stick de aceleração)
2- programação da curva de aceleração no rádio
3- sentido de movimentação do comando de cauda (correto ou não)
4- sentido de atuação do gyro ( normal ou reverso)

Estes são alguns ítens que voce pode verificar. Com exceção do ítem 1, todos os outros devem ser feitos com os fios do motor desconetados do ESC (ou seja, "motor desligado"). Boa sorte
Avatar do usuário
Felipe Castanho
membro
Mensagens: 743
Registrado em: Dom Jul 11, 2010 11:41 pm
Localização: Avaré - SP

Mensagem por Felipe Castanho »

[quote:d09438f09e="LCid"]1- programação do ESC (curso do stick de aceleração)
2- programação da curva de aceleração no rádio
3- sentido de movimentação do comando de cauda (correto ou não)
4- sentido de atuação do gyro ( normal ou reverso)

Estes são alguns ítens que voce pode verificar. Com exceção do ítem 1, todos os outros devem ser feitos com os fios do motor desconetados do ESC (ou seja, "motor desligado"). Boa sorte[/quote:d09438f09e]

O comando de cauda estava invertido, será que é isso?

Outra coisa pessoal, depois que ajeitei o comando de cauda, quando seguro o heli pra testar o acelerador, o giro começa a tremer MUITO a cauda do heli. Será que é interferência da minha mão segurando o heli, ou alguma configuração de gyro?

Só pra constar, esse heli eu comprei usado de usuário aqui no fórum, que deixou o heli redondinho mas decidiu vender.

Aproveito pra deixar um feliz natal pra todos, e muito obrigado pelas ajudas, elas são muito úteis.
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

se a cauda está devidamente ajustada, entenda-se, zerada estaticamente (quando o stick da esquerda está no meio, servo da cuda o braço fica a 90 graus e as pás lá atras 90 graus com o eixo), compensando para o lado certo (nariz para a esquerda, comando para a direita e vice-versa),se a cauda do heli treme, o ganho do giro pode estar alto.
Ou, nem sempre o ajuste estatico deixa a cauda alinhada, aí a cauda treme com tendencia do heli girar para um lado, isso ocorre porque às vezes o servo tem que ser deslocado um pouco para a frente ou para tras para compensar esta tendencia de giro.
Avatar do usuário
Felipe Castanho
membro
Mensagens: 743
Registrado em: Dom Jul 11, 2010 11:41 pm
Localização: Avaré - SP

Mensagem por Felipe Castanho »

[quote:cbc8e3c24d="Ricardo_PoA"]se a cauda está devidamente ajustada, entenda-se, zerada estaticamente (quando o stick da esquerda está no meio, servo da cuda o braço fica a 90 graus e as pás lá atras 90 graus com o eixo), compensando para o lado certo (nariz para a esquerda, comando para a direita e vice-versa),se a cauda do heli treme, o ganho do giro pode estar alto.
Ou, nem sempre o ajuste estatico deixa a cauda alinhada, aí a cauda treme com tendencia do heli girar para um lado, isso ocorre porque às vezes o servo tem que ser deslocado um pouco para a frente ou para tras para compensar esta tendencia de giro.[/quote:cbc8e3c24d]

Já resolvi, era o ganho do gyro que tava muito grande.

É normal ele vibrar bastante em baixa rotação?
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Depende do que seria esse "bastante".
Seria bom verificar balanceameto de pás, flybar e etc...Se estiver tudo ok e ele continuar vibrando, verifique os eixos.
Aproveite e verifique se os parafusos estão bem fixados e com trava rosca.
Comprar heli montado tem esse problema autoexplicativo: não saber como ele foi montado. Então verifique tudo antes de tentar decolar ;-)
Avatar do usuário
Uruguaio
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:15 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Uruguaio »

tem certeza que a cauda estava invertida? quando vc da comando para a esquerda para que lado gira a cauda???
Avatar do usuário
Felipe Castanho
membro
Mensagens: 743
Registrado em: Dom Jul 11, 2010 11:41 pm
Localização: Avaré - SP

Mensagem por Felipe Castanho »

[quote:1fb2a720d2="LCid"]Depende do que seria esse "bastante".
Seria bom verificar balanceameto de pás, flybar e etc...Se estiver tudo ok e ele continuar vibrando, verifique os eixos.
[b:1fb2a720d2]Aproveite e verifique se os parafusos estão bem fixados e com trava rosca.[/b:1fb2a720d2]
Comprar heli montado tem esse problema autoexplicativo: não saber como ele foi montado. Então verifique tudo antes de tentar decolar ;-)[/quote:1fb2a720d2]

Dito e feito. Comprei de um usuário que disse que o heli foi todo regulado e etc. Hoje, "flutuando" com o heli aqui na garagem, até que ele veio pro chão(caiu em pé). Vi que tava faltando a linkagem do elevator(soltou)...Agora vou tirar todos os parafusos e colocar trava-roscas.
Responder