Tubo de cauda quebrou em voo sozinho...

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Tubo de cauda quebrou em voo sozinho...

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Olá amigos!

Neste sábado aconteceu algo engraçado... estava testando um Tarot 450 Pro que comprei na semana passada de um usuário aqui do E-voo... no primeiro voo o tubo de cauda se quebrou bem onde fica o suporte do estabilizador horizontal... sem bater em nada!

Difícil de acreditar, mas foi registrado em video! Vejam com seus próprios olhos e me digam o que pode ter acontecido...

[yt]7PvMJRv4u2s[/yt]

Vou trocar o tubo de cauda e testar novamente no final de semana!

Abraços a todos!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Provavelmente a causa é alguma vibração... Pode ser que o tubo estivesse marcado ou fragilizado proximo ao suporte e somado à vibração forma-se uma trinca que vai aumentando até quebrar... Tinha um heli Nitro, se não me engano o Vibe 50 (primeira versão), que tinha um problema crônico desse, de vez em quando o tail boom quebrava sozinho... era raro mas acontecia...
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:2e5fd4eebf="Marco Paulo"]Provavelmente a causa é alguma vibração... Pode ser que o tubo estivesse marcado ou fragilizado proximo ao suporte e somado à vibração forma-se uma trinca que vai aumentando até quebrar... Tinha um heli Nitro, se não me engano o Vibe 50 (primeira versão), que tinha um problema crônico desse, de vez em quando o tail boom quebrava sozinho... era raro mas acontecia...[/quote:2e5fd4eebf]

Sim, acredito que foi isso. Como comprei o heli usado, não sei o quanto ele se desgastou. Mas já tive outros 450 por um bom tempo (todos usados) e isso nunca aconteceu... será que foi excesso de aperto no suporte?
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Primeiro, parabéns por ter ganho um heli novo!!! KKK!!!

Ainda bem que estava perto do chão quando o tubo quebrou.

Eu tive um copter x que explodia no ar por nada. Isso ai tá com cara de ser a mesma coisa: fadiga de material de baixa qualidade...

Abs.

Airton
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

acho que este tubo de cauda já havia tido alguma pancada e foi "desentortado".

aluminio fica frágil quando se faz este procedimento.
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

talvez os parafusos dos braços que vão naquela peça onde aperta o estabilizador horizontal tenham atingido o aluminio criando trincas, que, sob esforço, fizeram com que a peça entrasse em fadiga naquela parte.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

É pessoal... ainda não troquei o tubo... nem mexi pra falar a verdade. Vou prestar atenção pra ver se vejo alguma marca de fadiga ou de parafusos que tenham iniciado a trinca...

Mas foi muita sorte o problema ter se manifestado com ele baixinho e tal... ehehe

Valeu, galera! Abraços a todos!
Avatar do usuário
radicalrj
membro
Mensagens: 371
Registrado em: Dom Nov 15, 2009 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por radicalrj »

a vibração pode ser excesso de ganho do giro por exemplo ?
>> "... eu consigo voar ..." >>
Solo Pro 260a - T-Rex 450 DFC Pro - Tarot 450 Pro
Avatar do usuário
pintcher
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Sex Out 10, 2008 1:19 am
Localização: Americana-SP

Mensagem por pintcher »

po carlao q estranho man,se quizer tenho um tubo aki,levo pra vc,abraços
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

era de aluminío esse tubo?

Abrcs!
Responder