T-rex 450 de flybarless para flybar

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Ducati Monster
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T-rex 450 de flybarless para flybar

Mensagempor Ducati Monster » 02 Mai 2012 11:11

Pessoal tenho um T-Rex 450 3GX e tive dificuldade para voar ele por ser meio arisco e dei uma lenhada nele ontem no clube. Será que seria possível transformar ele para flybarless sem ter um custo exagerado para ser mais fácil o aprendizado?
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sandman_br
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Mensagempor sandman_br » 02 Mai 2012 11:19

Claro que é possível, basta trocar tudo o conjunto do rotor (menos a bailarina) e o 3gx por um gyro da cauda.

Se o seu rotor e sua unidade 3gx estiverem em bom estado você trocar com alguém e talvez ainda obter uma graninha de volta. Anuncia a troca na seção de compra e venda.

Sobre ele ser arisco, simplesmente mudando de fbl para fb não vai deixá-lo muito mais dócil não hein.

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rafakrav
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Mensagempor rafakrav » 02 Mai 2012 11:22

Exato... o jeito é configurar direito o heli. Helis flybarless são ainda mais estáveis que helis flybar se configurados corretamente..

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marcelorochamr
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Mensagempor marcelorochamr » 02 Mai 2012 11:28

[quote:1935172b22="rafakrav"]Exato... o jeito é configurar direito o heli. Helis flybarless são ainda mais estáveis que helis flybar se configurados corretamente..[/quote:1935172b22]

Olha só rafa... tive o mesmo problema do amigo... não conseguia voar acima dos 50cm... confesso que não tive alguém pra me ajudar. Mudei pra flybar o meu 450 e agora estou voando tranquilo. Na minha humilde opinião, eu recomendo que ele troque.
Abraço.
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rafakrav
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Mensagempor rafakrav » 02 Mai 2012 11:32

[quote:6d7c3b434a="marcelorochamr"][quote:6d7c3b434a="rafakrav"]Exato... o jeito é configurar direito o heli. Helis flybarless são ainda mais estáveis que helis flybar se configurados corretamente..[/quote:6d7c3b434a]

Olha só rafa... tive o mesmo problema do amigo... não conseguia voar acima dos 50cm... confesso que não tive alguém pra me ajudar. Mudei pra flybar o meu 450 e agora estou voando tranquilo. Na minha humilde opinião, eu recomendo que ele troque.
Abraço.[/quote:6d7c3b434a]

o problema é que flybarless é extremamente ágil, mas ao mesmo tempo é incrivelmente estável, por isso é proibido em competições de F3c, por exemplo.

Mas, no caso, vc precisa configurar eletronicamente e aí... bem, não sei ao certo como se faz. Meu negócio é flybar :lol:
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eashiuchi
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Mensagempor eashiuchi » 02 Mai 2012 13:00

Coloca exponencial nos comandos do cíclico, começa com uns 40%, você vai notar uma diferença gritante e vai desistir do downgrade para flybar.
Depois é só ajustar ao seu gosto o melhor valor, por enquanto no aprendizado e hover, quanto mais alto melhor.

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ARM_Coder
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Mensagempor ARM_Coder » 02 Mai 2012 13:35

Não é uma sugestão, apenas uma opinião...

Nos últimos tempos eu tenho comparado meus dois helis 450 (um FBL e outro FB), e o meu 500 FB. E estou cada vez mais inclinado por ficar nos helis com flybar. Sei lá, o FBL é mais estável sim, super configurável, mas o heli pra mim soa meio "artificial".

Dito isso, você pode amansar o seu heli FBL através de configuração, não precisa trocar por flybar.

Com o tempo você vai descobrir se prefere FB ou FBL... O ideal seria ter um heli de cada tipo para poder comparar. Eu tenho e estou fazendo a minha escolha.

Abraço!
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Lívio Cardoso
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Mensagempor Lívio Cardoso » 02 Mai 2012 13:39

Acho que vc deveria ouvir o amigo "eashiuchi", e por bastante exponencial, é tentativa e erro. Com certeza ele vai ficar bem mais manso. Experimente fazer isso, quem sabe dá certo. Eu tenho um T-rex 450 FB, e não penso ainda em trocá-lo por um FBL, pois observo que muita gente tem problemas com sua configuração, então por enqunato, fico com meu velho e bom de guerra T-rex 450 Pro FB...

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rafakrav
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Mensagempor rafakrav » 02 Mai 2012 13:40

[quote:0e48e9814c="ARM_Coder"]Não é uma sugestão, apenas uma opinião...

Nos últimos tempos eu tenho comparado meus dois helis 450 (um FBL e outro FB), e o meu 500 FB. E estou cada vez mais inclinado por ficar nos helis com flybar. Sei lá, o FBL é mais estável sim, super configurável, mas o heli pra mim soa meio "artificial".

Dito isso, você pode amansar o seu heli FBL através de configuração, não precisa trocar por flybar.

Com o tempo você vai descobrir se prefere FB ou FBL... O ideal seria ter um heli de cada tipo para poder comparar. Eu tenho e estou fazendo a minha escolha.

Abraço![/quote:0e48e9814c]

Estou com vc... prefiro flybar :D
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roddrigo
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Mensagempor roddrigo » 02 Mai 2012 13:46

[quote:db8b7a31c7="sandman_br"]Claro que é possível, basta trocar tudo o conjunto do rotor (menos a bailarina) e o 3gx por um gyro da cauda.

Se o seu rotor e sua unidade 3gx estiverem em bom estado você trocar com alguém e talvez ainda obter uma graninha de volta. Anuncia a troca na seção de compra e venda.

Sobre ele ser arisco, simplesmente mudando de fbl para fb não vai deixá-lo muito mais dócil não hein.[/quote:db8b7a31c7]

Fala Ducati... (gostei do nick...tb sou motociclista) Não tem um cara especializado aí na sua cidade que possa te ajudar a configurar o heli... qualquer heli mal configurado pode ficar difícil de voar... acho que a questão não é o FB....

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marcelorochamr
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Mensagempor marcelorochamr » 02 Mai 2012 13:56

[quote:f4a16b0124="rafakrav"][quote:f4a16b0124="marcelorochamr"][quote:f4a16b0124="rafakrav"]Exato... o jeito é configurar direito o heli. Helis flybarless são ainda mais estáveis que helis flybar se configurados corretamente..[/quote:f4a16b0124]

Olha só rafa... tive o mesmo problema do amigo... não conseguia voar acima dos 50cm... confesso que não tive alguém pra me ajudar. Mudei pra flybar o meu 450 e agora estou voando tranquilo. Na minha humilde opinião, eu recomendo que ele troque.
Abraço.[/quote:f4a16b0124]

o problema é que flybarless é extremamente ágil, mas ao mesmo tempo é incrivelmente estável, por isso é proibido em competições de F3c, por exemplo.

Mas, no caso, vc precisa configurar eletronicamente e aí... bem, não sei ao certo como se faz. Meu negócio é flybar :lol:[/quote:f4a16b0124]

Pois é...eu não tive essa ajuda pra configurar e já estava de saco cheio de não conseguir voar e ainda por cima lenhei o bixinho por ratiada minha e por causa do 3GX (desculpinha barata :lol: :lol: ). Com o 3gx eu tinha medo do heli, de voar, agora com o flybar, voo, na medida do possível, tranquilo. Mas acho que isso é mais uma opinião própria, pois sou muito novo no hobby.
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Mensagempor Ducati Monster » 02 Mai 2012 16:07

Lá no campo o pessoal é muito parceiro pra tirar dúvidas mas há reservas quanto a pegar num rádio ou modelo para configurar, talvez por medo de haver uma lenha e esta pessoa no sangue quente botar a culpa em quem regulou, mas enfim...

Tenho este problema também de aprendizado pois não há alguém que diga como começar, claro que há os tutoriais de textos e vídeos e ajudam muito, mas o fator pessoal e emotivo ajudam.

A princípio eu teria desistido e ficar nos aeromodelos que é meu chão, a menos que eu realmente notasse que com uma alteração do heli ele realmente ficasse quietinho, pois certamente por um toque a mais no aileron para consertar uma "ladeada" do heli deixei ele inclinar demais e no susto tirei o motor e com isso ele caiu com as pás no chão, e não é nem pelo valor investido pois o conserto vai sair surpreendentemente barato, mas dói ver o coitado quebrado.

Inclusive se houver pessoas da área da Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos e estiver disposto a dar aulas (pagas obviamente) gostaria que entrasse em contato.

Abraços.

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Marco Paulo
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Mensagempor Marco Paulo » 02 Mai 2012 16:16

[quote:78066d3033="rafakrav"]o problema é que flybarless é extremamente ágil, mas ao mesmo tempo é incrivelmente estável, por isso é proibido em competições de F3c, por exemplo.

Mas, no caso, vc precisa configurar eletronicamente e aí... bem, não sei ao certo como se faz. Meu negócio é flybar :lol:[/quote:78066d3033]

So uma pequena correcao, os flybarless nao sao proibidos no F3C por serem "incrivelmente mais estaveis". Essa restricao hoje existe, pois na epoca em que a regra foi escrita, foi a maneira de se barrar auxilios adicionais que nao o tradicional giro de cauda (que por sua vez, ate hoje se discute se heading hold seria legal ou nao). Para competicao existem um monte de detalhes que fazem com que o FBL nao tenha chegado la ainda. Simplesmente nao esta no ponto ainda pra uma competicao de precisao (se quiserem, depois explico tecnicamente os porques).

Quanto ao problema do topico, basta reduzir os rates de comando e colocar um pouco mais de expo que o seu heli ficara bem perto do FB ou melhor. Se tiver alguem no seu clube que tenha um heli cujo comando te agrada, va baixando os rates do comando (pode usar o dual rate ou o swash% de ail e ele) ate ficar parecido com o que voce quer. Depois de ajustado ficara igual ou melhor do que o FB.
Outro detalhe importante e que o CG do heli tem de estar exatamente no eixo. Experimente as posicoes da bateria ate ficar legal (nisso os helis com fb sao bem menos sensiveis).
Baixar um pouco a RPM tambem ajuda a amansar o heli e de quebra economiza um pouco de bateria.
Va experimentando que voce chega la... e tudo uma questao de setup.
p.s.: isso tudo e valido considerando que o setup do 3GX foi feito corretamente conforme o manual....

Bons voos.

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Steka
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Mensagempor Steka » 03 Mai 2012 18:37

não é só no radio que muda pra o heli ficar "manso"

é necessário a configuração no sistema fbl também

pelo radio ajuda um pouco mas não fica bom

ABS.

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pintcher
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Mensagempor pintcher » 03 Mai 2012 21:45

nao faça isso man,coloque expo nos comandos q fica do jeito q vc quer,abraços

peptod
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Mensagempor peptod » 04 Mai 2012 07:43

o ducati nao desanima meu, procure entao uma pessoa para regular o heli p voce no começo , coloque o x de treino , use um simulador e faça como eu fiz deixe o aviao la no canto uns tempos e fique somente no heli p afinar os dedos mais rapido. e quanto ao heli nao ficar quieto ,essa eh uma caracteristica dele,depois vc acostuma.no simulador pegue um tipo 600E q eh um pouco mais quieto,depois va p os ariscos 450, e nem perca tempo com os coaxiais.

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Mensagempor Ducati Monster » 10 Mai 2012 10:38

Dando update no tópico, vendi o meu 3GX e comprei um 450 Pro flybar, já instalei o receptor nele e aparentemente está tudo OK, motor girando.

As configurações do rádio estão exatamente iguais ao do 3GX, o que deve ser alterado além do subtrim? Os reversos continuam iguais?

jeovani
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Mensagempor jeovani » 11 Mai 2012 20:13

Galera tenho um t rex 450 FB Agora comprei um FBL Gostei muito do fbl
Achei mais estavel fica paradinho sem tendencia
Agora nao sei se foi pane no 3gx ou foi dedo mesmo dei uma pequena lenha nele quebrou o link do pega par e nao conceguir tirar
Se alguem tiver um Rotor FBL ai p vender de um tok

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Mensagempor muriloralf » 11 Mai 2012 23:35

[quote:125637e997="Ducati Monster"]Dando update no tópico, vendi o meu 3GX e comprei um 450 Pro flybar, já instalei o receptor nele e aparentemente está tudo OK, motor girando.

As configurações do rádio estão exatamente iguais ao do 3GX, o que deve ser alterado além do subtrim? Os reversos continuam iguais?[/quote:125637e997]

O ideal é refazer toda configuração... Nenhum heli é igual a outro. abraço
T-REX 100/450S/550FBL - F-117 EDF - P-47 E - P-51 E -HITEC A9

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Mensagempor wnunes » 16 Jun 2012 08:38

Cara, isso é muito uma questão de gosto mesmo... eu voo um fbl e um flybar e realmente o setup do fbl até ficar do meu gosto deu um trampo... mas pow, trimar um flybar também vai um tempo até você pegar o esquema....

eu prefiro um fbl... certeza...
Wagner Nunes

wgibi
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Re: T-rex 450 de flybarless para flybar

Mensagempor wgibi » 30 Ago 2015 14:48

Pessoal podem me dar uma ajuda....eu peguei um trex 550e 3G e por nao saber mexer com sistema FBL mudei o rotor pra flybar.....qd vou decolar a calda martela muito impossibilitando subir...ja fiz quase td e nao consegui resolver...me disseram q as pás do flybarlees tem o CG diferente das do flybar e q isso seria o motivo...alguem pode confirmar isso....obrigado

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Lívio Cardoso
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Re: T-rex 450 de flybarless para flybar

Mensagempor Lívio Cardoso » 01 Set 2015 06:34

Martelar na vertical é heed speed baixa... aumenta um pouco e veja como fica...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

wgibi
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Re: T-rex 450 de flybarless para flybar

Mensagempor wgibi » 11 Set 2015 18:19

Eu refiz toda configuracao e melhorou 90%.....a calda martela um pouco na devolagem e firma com uns 60% de aceleracao, mas aí aparece uma vibracao no frame...minha curva de aceleracao e passo estão :
-Throtle: 0..45..70..85..100
-passo: -2...6...11 (0,5...33..70..83..91)

Sera q ta boa essa configuracao? Obrigado


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