er9x e tarot ZXY-S - gyro

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
nsf
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Jul 26, 2012 7:54 am
Localização: Portugal, Aveiro
Contato:

er9x e tarot ZXY-S - gyro

Mensagem por nsf »

Boas pessoal. Antes de mais quero apresentar-me. Chamo-me Nuno e sou de Portugal.
Iniciei-me neste hobby há relativamente pouco tempo e estou agora a dar os primeiros passos nos helis.
Comprei recentemente um Tarot 450 pro V2 flybarless e um gyro tarot ZYX-S, mas não estou a conseguir colocar em funcionamento. Ou melhor, funciona, mas o rotor não faz os movimentos que deveria quando insiro um comando no transmissor. Isto é, mexo um dos stick e o movimento do rotor não é o correcto.
Estou a usar um turnigy com o firmware er9x e penso que o problema deve ser estar nas misturas. Só para tirar dúvidas instalei a versão original no rádio e tudo funciona correctamente.
O er9x é excelente, mas a configuração para helis :shock: e como ainda sou novo no hobby e estou agora a começar nos helis, tenho ainda mais dificuldade.
Será que há por aqui alguém que me possa ajudar?
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Olha só. Para usar uma unidade FBL, no rádio, deve ser configurado a mixagem da bailarina para servos independentes, mecânicos a 90º, ou, 1 servo para cada função.

Já na unidade FBL, você configura para usar a mixagem de 3 servos a 120º.

Experimente fazer isso.

Depois, todos os ajustes devem ser feitos no FBL, e não no rádio. Ajustes estes tais como limite dos servos, exponenciais, trim, sub trim...

Boa sorte.
nsf
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Jul 26, 2012 7:54 am
Localização: Portugal, Aveiro
Contato:

Mensagem por nsf »

Obrigado pela resposta Gazo.
Já experimentei isso tudo e nada.
Acho que o problema está nas misturas que se tem de fazer no er9x
Avatar do usuário
ramonzitoo
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 6:14 pm
Localização: Leme, Rio de Janeiro

Mensagem por ramonzitoo »

No menu tem a opção Reverse? Da uma olhada e ve se os comandos não estão invertidos .
Avatar do usuário
Willian TG
membro
Mensagens: 245
Registrado em: Qui Dez 17, 2009 1:32 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por Willian TG »

Amigo, primeiro configure o rádio, depois a unidade. Certifique-se de que a ligação do recptor e da unidade está correta. O rádio deve estar a 90° e a unidade a 120º.
No final dessas duas páginas tem os arquivos necessários. O cabo USB é indispensável, sem ele é muito difícil regular. Qualquer coisa responde aí que te ajudo. Veja os vídeos também.

Quando as páginas abrirem va em FILES.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22772__Hobbyking_ZYX_3_Axis_Flybarless_System_USB_Program_Adapter_.html Arquivos de programa.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20996__Hobbyking_ZYX_3_Axis_Flybarless_System_.html Manual em português e vídeos em espanhol.
nsf
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Jul 26, 2012 7:54 am
Localização: Portugal, Aveiro
Contato:

Mensagem por nsf »

Obrigado pela ajuda pessoal.
Eu sei Willian TG que tenho de ter o cabo. Tenho isso e o programa. Já configurei no rádio a 90º e na unidade está a 120º e mesmo assim nada.
Movo o stick do acelerador e a bailarina (acho que é assim que vocês chamam) inclina para um lado ou para a frente ou para trás, conforme as alterações que vou fazendo, quando deveria subir ou descer de forma paralela. O mesmo acontece com o stick do elevador/aileron. A bailaria deveria efectuar os movimentos do stick. Ao mexer para a esquerda ou direita, deveria inclinar para esses lados e para cima ou para baixo igualmente, mas não é isso que acontece. As ligações estão todas bem feitas, penso eu, pelo menos segui as indicações do manual e do software. Ainda pensei que fosse algum servo invertido, mas já alterei tudo e não consigo de forma alguma. Provavelmente até é algo simples, mas como percebo pouco de helis... O er9x é fabuloso, mas para configurar helicópteros :shock:
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

tudo bem nuno, também estou a espera para comprar um tarot fbl,no ZYX ainda não sei, mas no mbx tem uma parte onde o próprio sistema tem várias combinações para o ciclico, então vamos trocando as combinações até os servos funcionarem certos. verifique se vc fez mesmo como disseram acima e selecione um novo modelo no rádio com tudo zerado, e sem mixagens eletrônicas nenhumas, nem d/r e nem expo.tem um colega que sabe bastante de fbl ,mande uma mp para o skyraptor.abraço
Avatar do usuário
Willian TG
membro
Mensagens: 245
Registrado em: Qui Dez 17, 2009 1:32 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por Willian TG »

Realmente pode ser seu rádio que não está com as configurações corretas ou a ligação está errada. O meu está assim (CX 450)

Ligações na unidade ZYX:

1º PIT, ELE, AUX: fio branco liga no Pitch, fio preto liga no Gyro, fio vermelho liga no Elevator. (do receptor)

2° Aileron liga no Aileron (do receptor)

3º Rud liga no Rudder (do receptor)

4° CH3 liga no servo de trás da bailarina

5° CH2 liga no servo da esquerda da bailarina (heli visto de trás pra frente)

6º CH1 liga no servo da direita da bailarina (heli visto de trás pra frente)

7° CH4 liga no servo de cauda.

Vê se está assim e me fala. Se não der certo inverte os servos no programa da unidade ZYX.

Você está conseguindo conectar a unidade no computador? LIgue o TX, ligue a bateria no heli, abra o programa e depois conecte o USB na unidade e mande conectar.
nsf
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Jul 26, 2012 7:54 am
Localização: Portugal, Aveiro
Contato:

Mensagem por nsf »

oi Willian. Obrigado pela disponibilidade em ajudar companheiro.
Esclareça só uma coisa. Será possível dizer quais os canais no receptor a que corresponde Pitch e Gyro, só para ter a certeza que tenho a ligação bem feita?
Não tenho qualquer problema em ligar a unidade ao pc e efectuar aí as configurações.
A minha ligação está exactamente como a que colocou.
A única dívida com que fiquei, como disse atrás, foi no Pitch e Gyro.
O fio branco tenho ligado no canal 6, o preto no canal 5 e o vermelho no canal 2 (no receptor)
Avatar do usuário
evandro gomes
membro
Mensagens: 371
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 10:19 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por evandro gomes »

Veja se o pith curve está correto, se o reverso dos servos estão corretos, se a ligação dos fios estão corretos.
Responder