Copter x 450 -regulagem

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Copter x 450 -regulagem

Mensagem por NEWRJ »

Amigos,
Acabei de montar meu COPTER X - 450.

Inicialmente tive problemas com o GYRO que não funcionava...troquei o mesmo e nada....agora troquei o servo e tudo certo, GYRO atuando.

Coloquei para funcionar, e o balanceamento parece ok....ele vibra um pouco, muito pouco, assim que começa a girar mas logo estabiliza e cessa a vibração...talvez necessite de um ajuste fino de alguém mais experiente.

O problema maior é que conforme eu vou acelerando, o heli vai querendo "capotar! para a esquerda....e acaba tombando até tocar as pás no chão. Tive que parar para isto não acontecer.

Alguem sabe como me orientar inicialmente?
É algum "erro clássico"?

Desde já, obrigado.
AERO XERÉM - ZAGI 120
Avatar do usuário
ssamuka
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Sex Set 23, 2011 8:21 pm
Localização: Hortolândia SP.

Mensagem por ssamuka »

quando voce der passo coletivo com o hold ligado , verifique como a bailarina atua, ela tem q subir reta sem inclinar pra nenhum lado, se inclinar , verifique a lincagem etc.
Avatar do usuário
PSN77
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 8:48 am
Localização: Sorocaba, São Paulo

Mensagem por PSN77 »

Antes de decolar confira se os movimento do swash plate correspondem com os comandos que você esta dando e confira também se ele esta bem nivelado com o frame. Confira a posição dos servo arms para ver se estão centrados e se os lincks estão no tamanho certo.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Faça oseguinte - retire o rotor de seu heli, deixando somente o eixo e a bailarina. Desligue os fios do motor (dois bastam). Agora ligue o rádio, ligue a bateria no heli. Ponha o stick do throttle a 50%. Idle ativado.Veja se os horns dos servos estão a 90°, ou o mais próximo possivel disso. Agora ponha aquela ferramenta pra nivelar a bailarina (swashplate leveler) e veja se os 3 pesinhos dela estão perfeitamente acomodados emcima dos ball links da bailarina. Se não estiverem corrija isso através da função SUBTRIM. Feito isso, eleve o stick do throttle para o máximo e observe novamente se os tres pésinhos da ferramenta estão acomodados emcima dos ball links. Se não estiverem corrija através da função endpoint. Agora, com o stick todo pra baixo, repita a operação de nivelamento como anteriormente descrito. Esses valores, tanto de SUBTRIM e ENDPOINT não precisam ser iguais. O que determina esses valores é o correto nivelamento da bailarina, nas três posições - Centro, emcima e embaixo. Feito isso, antes de voar, veja se os comandos estão corretos. Fique atrás de seu helimodelo, ainda com os fios do motor desligados, dê comando de aileron pra esquerda - se estiver correto a bailarina se inclinará pra esquerda - repita essa operação pro lado direito. Agora dê comando de profundor - se estiver correto a bailarina se inclinará pra frente. Repita essa operação com o stick pra trás agora, função elevator - a bailarina se inclinará pra trás. Após estes procedimentos seu helicóptero deverá voar sem tendencias. Mas, se mesmo assim vc observar que em vôo ele pende pra um lado ou outro ou mesmo pra frente ou pra trás, é hora de usar os trims. São esse pequenos botões que ficam ao lado e embaixo dos sticks.
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Valeu pelas dicas de todos......
Responder