Configurando Flymentor + ER9X

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.

Moderadores: Paulinho, benites

cbbeudo
membro
Contato:

Mensagempor cbbeudo » 26 Mar 2013 10:36

[quote:90c9e2ac55="Emateo"]Esta programação seria referente aos dois fios (verde e Azul) que sobram? e vão no canal auxiliar(7)?[/quote:90c9e2ac55]

[b:90c9e2ac55]Fio Verde[/b:90c9e2ac55]

É o ganho do Gyro. Você pode colocar o valor do ganho do Gyro no programa Helibal (Aba Tail Gyro / Gyro Sense). Aquela regra básica, se der WAG, diminua o ganho, se escorregou a cauda, aumente o ganho.

[b:90c9e2ac55]Fio Azul[/b:90c9e2ac55]

É o ganho do Flymentor. É o valor que identifica a porcentagem de correção do Flymentor no seu comando e se ele vai ser Position Mode (valores positivos) ou Horizontal Mode (valores negativos). É o mesmo esquema, você pode regular também no Helibal, mas por ligar o fio azul em um canal do rádio e configurar esse ganho no rádio.

Na configuração que está na primeira mensagem desse post, eu uso esses valores configurados no rádio, assim não preciso levar o notebook para a pista (ou usar o card de programação).

Emateo
membro

Mensagempor Emateo » 27 Mar 2013 06:32

Entendi. Vi la no inicio como fica e vou fazer e testar. Posto os resultados assim que der, pois aqui não para de chover! Hehe Chuville! !!!
Obrigado e aAbraço!
Estou tentando decolar!!!!!Ops, decolei!!!!

carllos
membro

Mensagempor carllos » 27 Mar 2013 21:37

cbbeudo,fui estalar um flymentor do mesmo do meu em um heli 500 de um amigo que voamos juntos,copiei todo o setap do meu que e uma copia do seu o que acontece heli quando sai do chaõ ele gira a calda sentido ante horario de uma vez antes de decolar seria canal do giro invertido mas vou em limites e inverto continua a mesma coisa, o que poderia ser amigo.

benites
Equipe E-voo.com

Mensagempor benites » 27 Mar 2013 21:58

Olá cbbeudo...muito bom ...o tópico está 10....vou deixar como fixo .

cbbeudo
membro
Contato:

Mensagempor cbbeudo » 28 Mar 2013 07:58

[quote:9e6722c992="Benites"]Olá cbbeudo...muito bom ...o tópico está 10....vou deixar como fixo .[/quote:9e6722c992]

Oi Benites! Que bacana, valeu!

cbbeudo
membro
Contato:

Mensagempor cbbeudo » 28 Mar 2013 08:04

[quote:abb8cebbc2="carllos"]cbbeudo,fui estalar um flymentor do mesmo do meu em um heli 500 de um amigo que voamos juntos,copiei todo o setap do meu que e uma copia do seu o que acontece heli quando sai do chaõ ele gira a calda sentido ante horario de uma vez antes de decolar seria canal do giro invertido mas vou em limites e inverto continua a mesma coisa, o que poderia ser amigo.[/quote:abb8cebbc2]

Carllos, na verdade não é o canal da cauda invertido, mas sim o ganho do gyro invertido. Lembrando que você não pode descartar a hipótese de que está faltando trimagem, ok?

Então vamos lá, o que você precisa fazer:

1) Garanta que o servo de cauda está em 90 graus e que o rotor está com passo zero quando o servo de cauda está em 90 graus.

2) Veja o lado que a cauda está virando e joga o trim para o lado contrário, veja se ela vai parar. Se parar, significa que é apenas trimagem.

3) Se ela não parar, você vai precisar inverter o lado de correção do gyro no software do Flymentor (Heibal).

Se tiver alguma dificuldade na inversão, manda mensagem!

carllos
membro

Mensagempor carllos » 28 Mar 2013 09:17

nossa!!! imcrivel que copiei o cetap iguazinho naõ mudei nada,mais vou seguir suas dicas, ooutra coisa o dele a bailarina naõ vai quando deixo em front ,so da serto quando deixo em left quando deixo em fronta a bailarina naõ atua em corçaõ coretas o lado que inclino o hele ela tem que faser o inverço para coregir quando esta em fronte ele inclina mais ainda para o lado que estou inclinado so fas a coreçaõ quando deicho em left, e o setap esta isatamente o mesmo tem coisas que e misterio,rsrsrs ou sera que muda de um heli para outro ,os giros e sensor de cameras esta tudo igual no mesmo lugar do outro naõ fiz alteraçaõ de nada .

cbbeudo
membro
Contato:

Mensagempor cbbeudo » 28 Mar 2013 09:22

[quote:e1a7c9bda7="carllos"]nossa!!! imcrivel que copiei o cetap iguazinho naõ mudei nada,mais vou seguir suas dicas, ooutra coisa o dele a bailarina naõ vai quando deixo em front ,so da serto quando deixo em left quando deixo em fronta a bailarina naõ atua em corçaõ coretas o lado que inclino o hele ela tem que faser o inverço para coregir quando esta em fronte ele inclina mais ainda para o lado que estou inclinado so fas a coreçaõ quando deicho em left, e o setap esta isatamente o mesmo tem coisas que e misterio,rsrsrs ou sera que muda de um heli para outro ,os giros e sensor de cameras esta tudo igual no mesmo lugar do outro naõ fiz alteraçaõ de nada .[/quote:e1a7c9bda7]

Olha, agora você me pegou. Sei que cada um possui o seu setup próprio e a cópia não garante 100%.

Existe uma aba no Helibal somente para regular os lados das correções, se estiver corrigindo ao contrário, basta regular nessa aba.

carllos
membro

Mensagempor carllos » 28 Mar 2013 10:40

posso da uma sugestaõ, ja que esse topico ta taõ completo o bom seria colocar para que serve cada regulagem do helibal asim naõ restaria duvidas eu estou fasendo asim vou mudando e vendo o que faz mais naõ e o certo ,se vc sabe como aje e muito mais facil o legal seria complementa a baixo de cada pagina (foto do helibal)a forma que ele atua no heli ai mata tudo ja que cada heli muda faser por deduçaõ e complicado quando se sabe o sua funçaõ ai naõ resta duvidas ja que esta tudo em ingles e saõ poucas paginas naõ seri complicado,faser isso.

cbbeudo
membro
Contato:

Mensagempor cbbeudo » 28 Mar 2013 10:42

[quote:95d1062684="carllos"]posso da uma sugestaõ, ja que esse topico ta taõ completo o bom seria colocar para que serve cada regulagem do helibal asim naõ restaria duvidas eu estou fasendo asim vou mudando e vendo o que faz mais naõ e o certo se vc sabe como aje e muito mais facil complementa a baixo de cada pagina (foto do helibal)a forma que ele atua no heli ai mata tudo ja que cada heli muda faser por deduçaõ e complicado quando se sabe o sua funçaõ ai naõ resta duvidas ja que esta tudo em ingles e saõ poucas paginas naõ seri complicado,faser isso.[/quote:95d1062684]

Isso tem no manual do Flymentor que vem junto com o CD.

Posso até depois colocar isso lá na primeira mensagem, mas eu foquei bastante nos itens que não estão no manual.

carllos
membro

Mensagempor carllos » 28 Mar 2013 10:45

verdade mais ficaria muito completo fasendo asim ja que vai ficar como topico fixo,esse manual e complicado no sentido de estalaçaõ naõ e todo micro que da para estalar ele fica dando erro , no meu caso tive que comprar um progamador do propio flymentor para progamar.

Emateo
membro

Mensagempor Emateo » 28 Mar 2013 13:12

Boa tarde Cbbeudo, fiz a configuração do ganho do flymentor, como meu radio é o DX7 procurei um topico para ele e achei e fiz, a pricipio deu certo. Liga e desliga o fly e as duas opções position mode visualizados pelo led. Agora é só testar.

Fim de semana posto o video dos testes.

Abraços e boa Páscoa a todos.

cbbeudo
membro
Contato:

Mensagempor cbbeudo » 29 Mar 2013 08:15

Show de bola Emateo!

Até agora, esse é o único tópico que encontrei de Flymentor + ER9X, com outros rádios já havia encontrado vários.

charles247
membro

Mensagempor charles247 » 29 Mar 2013 11:05

Olá cbbeudo
Li o tópico mas não achei referencia......
E, como você virou uma referencia em flymentor, vou abusar e te pedir....
Sabe se existe alguma restrição entre o flymentor e os FBL ou DFC ??????
E que achei um cara que montou uns Hélis para venda, fui ver e ele me falou que só pode montar o flymentor em Hélis flybar.... Que o flymentor e o Fbl são incompatíveis...... Fiquei na duvida..... E que como quero montar um heli, e a tecnologia mais atual e o Fbl, a idéia era montar o Fbl com flymentor ......
Se puder me ajudar te agradeço.....

Obrigado e abraços...

charles247
membro

Mensagempor charles247 » 29 Mar 2013 11:05

Olá cbbeudo
Li o tópico mas não achei referencia......
E, como você virou uma referencia em flymentor, vou abusar e te pedir....
Sabe se existe alguma restrição entre o flymentor e os FBL ou DFC ??????
E que achei um cara que montou uns Hélis para venda, fui ver e ele me falou que só pode montar o flymentor em Hélis flybar.... Que o flymentor e o Fbl são incompatíveis...... Fiquei na duvida..... E que como quero montar um heli, e a tecnologia mais atual e o Fbl, a idéia era montar o Fbl com flymentor ......
Se puder me ajudar te agradeço.....

Obrigado e abraços...

Lívio Cardoso
membro
Contato:

Mensagempor Lívio Cardoso » 29 Mar 2013 13:44

Dá uma olhada nesse link...

http://www.helifreak.com/showthread.php?t=440814
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

cbbeudo
membro
Contato:

Mensagempor cbbeudo » 01 Abr 2013 11:20

[quote:4e5bca8ea2="charles247"]Sabe se existe alguma restrição entre o flymentor e os FBL ou DFC ??????[/quote:4e5bca8ea2]

Quando estava procurando como configurar o Flymentor, encontrei alguns artigos que diziam ser possível a instalação dos dois sistemas em paralelo, mas nunca testei. Dá uma lida no tópico indicado pelo Lívio, pode ser que encontre algo.

Se conseguir fazer os dois funcionar em paralelo, responda esse tópico com as configurações que assim vamos manter um registro sobre esse assunto bem localizado!

Emateo
membro

Mensagempor Emateo » 01 Abr 2013 22:26

Olha ai pessoal como ficou, só não consegui testar com o CCP funcionando mas o resto ficou ótimo, até com vento ficou excelente!!! Obrigado a todos pela ajuda e bons vôos!!!!
Ps. quando testar o CCD posto outro vídeo!!!

Abs..

http://www.youtube.com/watch?v=iVdtE-odMms&feature=youtu.be

michell
membro

Mensagempor michell » 06 Abr 2013 16:26

A + ou - um mes atras esclareci algumas duvidas, pois bem so hoje fui testar.
1° canal do giro estava invertido(inverti o canal do giro, no helibal)
2º apos inverter o canal do giro o comando da cauda ficou invertido(inverti o comando, no helibal)
3° quando acelerava o heli a + ou - 35% o flymentor comesava a corrigir para um dos lados, inclinando o heli para este lado(tinha um pouco de wag e a calda espando para um lado)
4° quando eu ia fazer um video as pas ejetaram(erro de montagem minha)
a minha duvida e, sera que ele estava corrigindo devido as pas ja estar se soltando.
to apanhado deste conjunto flymentor + ER9x, quando era o firmware original eu configurei em um dia apenas e fiz alguns hovers.
depois de uma lenha ai perdi a confiança e lenhei mais 3 vezes seguidas, sempre na decolagem(voltava o stick de acelerador de uma vez)

cbbeudo
membro
Contato:

Mensagempor cbbeudo » 06 Abr 2013 16:58

[quote:55b5da0e06="Emateo"]Olha ai pessoal como ficou, só não consegui testar com o CCP funcionando mas o resto ficou ótimo, até com vento ficou excelente!!! Obrigado a todos pela ajuda e bons vôos!!!![/quote:55b5da0e06]

Você está começando a pegar o jeito, mas acho que seu helicóptero está com muito comando, ele está bem arisco. Dá uma diminuída no Swashring, o meu está com 45%. Se deixo ele com 100%, ele fica com muito comando. Existe uns tópicos aqui no e-voo que ensinam a você configurar ele até dar 4 ou 5 graus de comando, ou algo próximo a isso, que é o ideal para quem está começando. Lembro que peguei aqui no e-voo a dica, mas infelizmente não lembro o tópico!

Além disso, coloca uns 15% de exponencial no AILERON e no PROFUNDOR, facilita bastante para os iniciantes!

Com essas duas configurações, seu helicóptero vai virar um 450 treinador, você vai ver!

Do mais, continue assim, agora o esquema é treinar, treinar e treinar!

cbbeudo
membro
Contato:

Mensagempor cbbeudo » 06 Abr 2013 17:07

[quote:1008a4f8a7="michell"]1° canal do giro estava invertido(inverti o canal do giro, no helibal)
2º apos inverter o canal do giro o comando da cauda ficou invertido(inverti o comando, no helibal)[/quote:1008a4f8a7]

Até aqui, tudo bem, fez o correto!

[quote:1008a4f8a7="michell"]3° quando acelerava o heli a + ou - 35% o flymentor comesava a corrigir para um dos lados, inclinando o heli para este lado(tinha um pouco de wag e a calda espando para um lado)[/quote:1008a4f8a7]

Não entendi essa parte, a cauda estava com WAG e ao mesmo tempo escapando? Isso está estranho, se ela escapa, você aumenta o ganho, se ela dá WAG, você diminui. Não seria apenas a trimagem da cauda ou do link que faltou fazer? Isso tem que ser feito no primeiro voo...

[quote:1008a4f8a7="michell"]4° quando eu ia fazer um video as pas ejetaram(erro de montagem minha)[/quote:1008a4f8a7]

Como assim ejetaram? Eita ferro! Cuidado hein!

[quote:1008a4f8a7="michell"]a minha duvida e, sera que ele estava corrigindo devido as pas ja estar se soltando.[/quote:1008a4f8a7]

Pode ser, mas acho pouco provável. Se fosse nessa situação, o heli teria que ficar balançando muito e você perceberia.

[quote:1008a4f8a7="michell"]to apanhado deste conjunto flymentor + ER9x, quando era o firmware original eu configurei em um dia apenas e fiz alguns hovers.
depois de uma lenha ai perdi a confiança e lenhei mais 3 vezes seguidas, sempre na decolagem(voltava o stick de acelerador de uma vez)[/quote:1008a4f8a7]

Bom, tanto com o firmware original quanto com o ER9X, você tem que concordar comigo que as pás ejetariam do mesmo jeito, certo? E quanto a voltar o stick do acelerador para zero bruscamente, também aconteceria a lenha indiferente do firmwareo, certo?

Acho que o seu problema está agora em montagem física do helicóptero. Existe um tutorial fixo aqui no fórum sobre "pós-lenha" dá uma lida nele que vai ter várias dicas de como verificar o helicótpero, o que deve conferir antes de voar, etc...

Essas análises economizam dinheiro e os voos ficam menos arriscados!

Pelo que você comentou, agora sua configuração está "OK", só resta mesmo conferir a parte da montagem, aperto dos parafusos, folgas, lubrificação, etc...

Não desista, helimodelismo não é apenas voo... ajustes e acertos fazem parte do hobby!

OBS: Lenhas também fazem parte....

michell
membro

Mensagempor michell » 06 Abr 2013 17:30

vou montar ele novamente hoje e vou tentar amanha novamente na mesa giratoria.
1° sem as pas, e depois com elas vou por um jogo de pas melhor que tenho aqui.
na verdade a calda escapa ate uma certa velocidade, depois começa o wag, to com +48 de ganho no helibal(mas tenho o controle do trava calda em um potenciomentro, acho que falta trimar um pouco a calda).
se der errado posto um video amanha.

michell
membro

Mensagempor michell » 06 Abr 2013 19:48

o wag de cauda que eu me referia era mais ou menos deste geito que esta no video abaixo, por volta de 2:30 minutos
http://www.youtube.com/watch?v=ttkdaImNAjE&feature=youtu.be

Emateo
membro

Mensagempor Emateo » 07 Abr 2013 10:32

Caro Michell, Wag faz isso mesmo, no caso do vídeo só aconteceu isso por que eu estava com X treino que é flexível e ficou preso na grama!

Mas você pode ver que em voo esta travado e estável!!

Referente ao ganho do gyro eu estou usando +32, pois mais que este valor ficou fazendo Wag.
Só que não se pode usar como referencia, pois cada equipamento pode mudar as referencias, o ideal é fazer como o cbbeudo falou anteriormente, ir de 5 em 5 e testando até travar.

Abraço

Emateo
membro

Mensagempor Emateo » 07 Abr 2013 10:42

quote]

Dá uma diminuída no Swashring, o meu está com 45%. Se deixo ele com 100%, ele fica com muito comando. Existe uns tópicos aqui no e-voo que ensinam a você configurar ele até dar 4 ou 5 graus de comando, ou algo próximo a isso, que é o ideal para quem está começando. Lembro que peguei aqui no e-voo a dica, mas infelizmente não lembro o tópico!

Além disso, coloca uns 15% de exponencial no AILERON e no PROFUNDOR, facilita bastante para os iniciantes!

[/quote]

Bom dia cbbeudo, esta configuração eu faço no meu radio ou FM?

Abraço.

Voltar para “Helicópteros - Classes 250 a 500”