Zyx travando cíclico em voo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Zyx travando cíclico em voo

Mensagem por erickpiloto »

Fala Galera...

Não costumo perguntar muito pq todas as panes que eu tenho geralmente mato elas pesquisando, mas esta pane é que está me matando desta vez.

Cenário:

Tarot 450 pro com correia, motor turnigy 2836 3700kv com 13t, cíclicos corona 929mg, cauda inolab 201hb, esc mystery 40a, rx devo 601, tx devo 8s

Zyx versão 4.0 configurada, depois de uma briguinha, bem travada e voando suave... héli sem vibrações nenhuma, cauda travada em rate mode e HH, curvas bonitinhas passo 11 pra cima e pra baixo.

Problema:

O héli tá voando muito gostoso, firme, forte nas manobras e bem travado, cauda rápida e travada, pyro estável. Hover, flips, vento forte, dorso, tudo ok... mas vez ou outra, ppalmente em círcuitos e curvas, o cíclico trava... a bailarina parece que fica uns 5 segundos travada e depois volta os comandos.

Tive problema de shake (os gringos falam wobble) no cíclico e tive que baixar os ganhos do cíclico do default (40) pra 20, depois (hoje) subi pra 25. Já tinha voado com 20 e tbém deu este mesmo problema. Com 25 o héli ficou bem travado no cíclico e não deu shake.

Hoje, o héli travou o cíclico durante uma curva bem fechada (quase foi pro chão, na diagonal), travou durante um stall turn (travou em pé, vertical, cauda pra baixo) e travou durante uma sequencia de flips pra trás, ficando com a bailarina comandando aileron direito... ficou meio torto no dorso uns 5 segundos derrapando e depois voltou... das 3 vezes, quase lenha.

Minhas configs do zyx:
[section1]
PitchAgility=35
PitchGain=24
RollAgility=35
RollGain=24
YawAgility=35
YawRight=35
YawGain=105
[section2]
FixMode=1
ServoType=1
SwashPlateType=2
ServoDirCH1=1
ServoDirCH2=-1
ServoDirCH3=-1
ServoDirCH4=1
ServoAdjustCH1=30
ServoAdjustCH2=-60
ServoAdjustCH3=-34
AileronLimit=80
ElevatorLimit=80
TotalCoefficient=-65
PitchDir=1
RollDir=-1
YawDir=1
TailPoint=45
TailLimitA=100
TailLimitB=100
OptimizationDir=-1
[section3]
Acc1=125
Acc2=55
Acc3=125
Acc4=125
Acc5=25
Acc6=25
DeadBand1=15
DeadBand2=2
DeadBand3=60
DeadBand4=4
PitchGainD=30
PitchGainI=100
PitchGainP=80
RollGainD=30
RollGainI=100
RollGainP=80
SpinSpeed1=35
SpinSpeed2=35
SpinSpeed3=35
SpinSpeed4=35
TailCompsate1=5
TailCompsate2=5
TailGainD=22
TailGainI=40
TailGainP=80
[FBL]
Preset=3
ModelName=TAROT 450 PRO


Vou baixar o ganho do cíclico pra 15 e testar amanhã, mas vou levar a filmadora pra ver se consigo registrar.

Peço que alguém com mais experiência (que já tenha configurado alguns hélis com zyx) possa me ajudar, pois nem nos fóruns gringos (que geralmente acho as soluções pros pepinos) não estou encontrando nada parecido, ninguém com o mesmo sintoma...

Alguém dá uma luz aí.... héli top, liso, e o fbl me aprontando.... já to com vontade de meter um flybar com gp780.
TREX 500EFL / KBAR - Tarot 450 Pro / KBAR - Copterx 250 FBL / ZYX - TREX 150 DFC - Spektrum Dx6
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Só mais um fato... o esc deu um trabalhão esses dias cortando o motor em voo, mais ou menos do mesmo modo acima, e fiz te tudo com ele... mesmo com o lvc em 2.8v continuava cortando e só resolveu setando ele pra nimh... desço sempre com 3.85v.

Será o bec do esc cortando agora? Dei uma pesquisada e os sintomas de brownout são parecidos com o que tenho tido.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Bom, vou dar meu pitaco. Não gosto destes servos corona. Costumam sofrer interferencia da eletrônica. Eu trocaria...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
cirso
membro
Mensagens: 261
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 9:48 am
Localização: Campo Grande

Mensagem por cirso »

Erick, vc não tem outro esc aí para tentar a troca? Normalmente é rapidinho de trocar e configurar
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Poisé... já abortei o teste de baixar os ganhos do cíclico, pelo que tenho lido aparentemente é o bec cortando, não chega a resetar totalmente a unidade mas ela para uns 1 ou 2 segundos, as vezes só os servos do cíclico, as vezes o da cauda tbém.

Antes, não cortava o bec pq o motor cortava antes.... este esc aí já era.

Mas Lívio.... esses servos são fracos mesmo, não sabia do problema de interferência, mas eles tem uma folga muito grande pra servos de cíclico... não vou botar servos align e nem mais caros nele, pois este héli vai ficar de reserva assim que comprar um trex pro zero daqui uns meses. Recomenda algum mediano melhor que estes, que já tenha usado?
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Mediano, só Align mesmo.
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

kkk vou morrer nuns então.... é a vida!
cirso
membro
Mensagens: 261
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 9:48 am
Localização: Campo Grande

Mensagem por cirso »

Erick, desculpe-me o offtopic, mas poderia me dar uma ajudinha lá no tópico do V922

Sobre os Corona 929, me ferrei se forem ruinzinhos mesmo, comprei 3 pro meu copterx e ainda estão em trânsito haeuhauhae
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Cirso.... passei lá no tópico do v922.

Qto aos servos, até dá pra hoverar.... mas pra quem já voa, são bem fracos mesmo.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

E ae erick beleza.. dificil a coisa ai hein.. eu nao posso te ajudar pq nao entendo de fbl.. hehe.. mas vc quer servos medianos.... veja se os henge md933 pode ser usados no fbl. Eu uso no meu 450 ja aguentaram muitas lnhas.. hehe.. sao digitais e engrenagem de metal... soh nao sei se serve para fbl.. na hobbywing tem o conjunto de 3 servos md933 e 1 md922 pra cauda por 55 dolares.. e sao muito bons... talvez alguem aqui possa te dizer se serve ou nao no fbl... abs
l
Responder