Ligacoes Rx com servos Bailarina (swashtplate) Flasher 450SE

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
flyunix
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 2:24 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Ligacoes Rx com servos Bailarina (swashtplate) Flasher 450SE

Mensagem por flyunix »

Galera estou comecando com a classe 450, comprei um kit aqui Flasher 450 SE, "pe' de boi" sem servos motor nada, e estou tentando aqui a montagem.
Ja tenho experiencia c heli Micro V922 flybarless - mas na montagem nunca tentei antes.
Percebi que dando comando throttle la no micro V922, sobem e descem os tres servos da bailarina (swashplate).
Ai tem 3 servos conectados a ela que 2 rolam para esquerda e direita (ailerons) e um terceiro que me parece que faz a funcao elevator , ou seja rola o helicoptero para frente e para tras. Foi o que reparei.

Explicando melhor:

Bailarina (mov1)------------3 servos conectados---estes sobem e descem juntos


bailarina(mov2)-------------3 servos conectados--------move apenas servo esquerd


bailarina(mov3)------------3 servos conectados-------move apenas servo direito


bailarina(mov4)-----------3 servos conectados---------move apenas servo traseiro



Mas a duvida eh como fazer o stick Throttle comandar os tres servos da bailarina pra cima e pra baixo, ao mesmo tempo que cada um destes tres servos irem em canais diferentes....

........rsrsrr ........vixe ja ta complicado!!!!!!!!


Alguem ai podia me ajudar!!???????
:?: :?: :?:
Anexos
DSC00623.JPG
DSC00623.JPG (35.62 KiB) Exibido 4605 vezes
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Mensagem por Japaparadoxx »

Amigo, que radio está usando?
flyunix
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 2:24 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Montagem - Classe 450

Mensagem por flyunix »

Eu tenho aqui um Futaba FP-T6NFK, que opera em FM. To pensando em primeiro usar este radio, depois comprar um radio de talvez 7 Canais.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Que hospital esse medico opera??? Hahahhaha... Brincadeira.. Bem vindo ao forum...

Não to conseguindo ver na foto.. Esse heli eh FB ou fbl?
flyunix
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 2:24 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Ajuda -ligacoes Rx-

Mensagem por flyunix »

E' flybar, Flavio!!
Heheh, esse heli aqui ta "pe de boi" to vendo se alguem por ai pode me ajudar a entender as ligacoes do Rx la relacionados.
Mas vai voar sim, hein, e sem ser "tacando pela janela"....rsrsr
Avatar do usuário
PSN77
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 8:48 am
Localização: Sorocaba, São Paulo

Mensagem por PSN77 »

Boa noite amigo, se não me engano esse seu radio não funciona com helimodelos de 6ch. Não faz a mixagem da bailarina. Confere no manual.

Boa noite
Copterx BA 450(S.Quark), Hk 500 dfc (turning 3d-h), TREX 500l dominator, Trex 600 ESP, KDS innova 600 (beastX)
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

Eu tenho um radio desses, pcm e nao tem como mixar.
flyunix
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 2:24 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Ligacoes Rx com servos Bailarina (swashtplate) Flasher 450SE

Mensagem por flyunix »

Boa noite a todos. Entao, pelo que pude entender pelos comentarios de alguns amigos, ha que se ter uma mixagem, por parte do Tx para que , no comando especifico do acelerador (throttle), o Radio envie um comando para que os tres servos que assistem a bailarina funcionem para dar passo na pa principal.
Seria , acredito algo mais ou menos assim. Se for isso mesmo, necessariamente como citou um amigo, tenho que adquirir um radio que possa fazer essa mixagem de comando, ou seja , no acelerar o radio deve fazer os tres servos da bailarina funcionarem ao mesmo tempo, algo mais ou menos assim , nao?
Bom pessoal, quero ja agradecer a opiniao de todos, desculpem-me eventualmente pela "leiguice" aqui, mas de qualquer forma ja deu pra mim ter mais ou menos uma ideia da "mecanica" Radio/Helimodelo.

So' uma outra coisa ainda neste contexto: O motor e' acionado no canal 5, que ficaria num botao, se fosse este Radio Futaba FM que tenho aqui, do lado direito e acima do stick direito?
Seria isso mesmo - me corrijam se estiver falando abobrinhas, porque aqui eu estou tendo na verdade uma "deducaozometro" mesmo... -o motor e' acionado ao maximo, na sua velocidade de operacao, atraves de um interruptor de comando do quinto canal, e ai para a decolagem, estando o motor na sua velocidade maxima e constante, usamos o tal citado comando throttle, que alteraria o angulo das pas superiores propondo que o Helicoptero suba. Seria algo mais ou menos assim mesmo? Nao sei se estou 100% certo, mas como entusiasta de helicopteros em geral , ja vi os "de verdade", os helicopteros grandes mesmo, como esse tipo esquilo que sobrevoam a cidade, o procedimento que eles chamam , me parece "take off" e' muito parecido, senao igual ao destes helimodelos, nao?

Enfim pessoal,vou pesquisar alguns possiveis radios, e volto aqui a consulta-los, e fica ai umas duvidas , que se algum amigo puder ajudar, ja tambem agradeco.
Obrigado a todos!
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

flyunix, vejo que você é de sp. De que local?

Amanha vamos voar no terrao de Guarulhos.. eu, o moacir82 e o overide (ainda não confirmou). Ta marcado 7:30 no Shopping Internacional para nos encontrarmos..

Se tiver afim de ir também, você vai aprender muito indo lá conosco. Vamo ae...

Sou da Saúde, se precisar de uma carona posso te pegar em algum lugar...

Se quiser responde por aqui ou manda um MP.

Abraço
Avatar do usuário
PSN77
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 8:48 am
Localização: Sorocaba, São Paulo

Mensagem por PSN77 »

Boa tarde amigo, a posição dos canais nos receptores podem variar e na maioria das vezes estão na posição 1 ou 3. O motor é acionado sempre por um dos sticks que em rádios modo 2 e 4 são no stick da esquerda e nos modos 1 e 3 são no stick da direita. Nos rádios mais modernos você pode alterar o modo entre 1,2,3 e 4. Oque não muda é a ação da mola no stick do ciclico.
Responder