Sentido de Rotação do Rotor Principal

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Otavio Torres
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Out 31, 2011 11:46 pm
Localização: Sâo Paulo

Sentido de Rotação do Rotor Principal

Mensagem por Otavio Torres »

Oi Galera, tudo bem?

Estou colocando um rotor de quatro pás no meu 450 e comprei um jogo pás HeliArtist que vem pintadas para rodarem no sentido anti-horário, nos meus dois helicópteros o rotor gira no sentido horário.
Alguém sabe me informar se tem algum problema inverter a correia e deixar o rotor principal girando no sentido anti-horário?

Abraço.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Sentido de Rotação do Rotor Principal

Mensagem por Lívio Cardoso »

Quando o rotor principal gira no sentido horário o rotor de cauda gira no sentido oposto e é colocado do lado direito dela ( cauda ). Helicópteros que tem o rotor principal girando no sentido anti-horário o rotor de cauda gira no sentido horário e é colocado à esquerda da cauda. A rotação contrária e a posição do rotor de cauda é necessária para que o mesmo se contraponha ao rotor principal e o heli não rode como um pião. Então se seus helis apresentam rotação em sentido horário, receio que não seja possível fazer esta inversão simplesmente revertendo o sentido de rotação, pois seriam necessárias algumas mudanças mecânicas também. E porque pra instalar esse novo rotor é necessário reverter o sentido de rotação do mesmo???
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Sentido de Rotação do Rotor Principal

Mensagem por ARM_Coder »

Para inverter o sentido do rotor principal, deve-se primeiro inverter o sentido do motor. Depois, inverter a montagem do one-way bearing (roda livre) para que o motor puxe os rotores (caso contrário vai girar em falso, sem tração). Recomendo manter o rotor de cauda rodando para trás, então inverta a torção da correia. Agora, tem a questão da posição do rotor de cauda, o ideal seria mudá-lo para o lado esquerdo, mas ele deve ser capaz de funcionar no lado original (direito), porém com um pouco menos de eficiência.
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Responder