HK 450v2 balançando em voo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Adriano R. Rett
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:01 pm
Localização: Curitiba, Parana

HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por Adriano R. Rett »

Ola galera...
Bem depois de uma "lenhadinha" e após as trocas das peças (hélice, eixo principal, flybar e eixo do pega pás), meu heli fica dando umas balançadas, quando ligo a chave 3D ele fica um pouco mais firme, mais da umas balançada, tá quase igual esse do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=xkwrC_gvqAc , só que balança menos. Alguém pode me ajudar? Vi que no comentário do vídeo eles estão falando que trocaram a bailarina e resolveu o problema, será isso mesmo?
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por Lívio Cardoso »

Aumente a head-speed. Heli martelando dessa forma é a head-speed baixa...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Adriano R. Rett
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:01 pm
Localização: Curitiba, Parana

Re: HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por Adriano R. Rett »

Opa Lívio desculpe minha ignorância, mais não sei onde aumento o head-speed do meu heli. Procurei algo sobre o assunto e não encontro muita coisa não, quer dizer até encontro mais embolou mais ainda minha cabeça (http://www.fbhelimodelismo.com.br/index ... pic=1373.0) Aff esse negocio de helimodelismo não e fácil não, mais e muito legal...
Avatar do usuário
PSN77
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 8:48 am
Localização: Sorocaba, São Paulo

Re: HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por PSN77 »

Boa Tarde colega, Aumentar o Headspeed ( velocidade de rotação do rotor principal ) existem varias maneiras. Mexer com a relação do pinhão e Main gear, alterar relação da curva de passo com a curva de aceleração e se a sua configuração permitir apenas mexer com a curva de aceleração ( isso se ela já não estiver muito alta, visto que você disse que o problema só ocorre quando você usa o modo 3d ( idle ).

espero ter ajudado.
Copterx BA 450(S.Quark), Hk 500 dfc (turning 3d-h), TREX 500l dominator, Trex 600 ESP, KDS innova 600 (beastX)
Avatar do usuário
Adriano R. Rett
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:01 pm
Localização: Curitiba, Parana

Re: HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por Adriano R. Rett »

Então velho, quando ligo a chave 3D ele da uma amenizadinha, para de balançar um pouco. Agora to com outro problema não estou conseguindo tirar o tracking das pás, já fiz um monte de coisa e nada. PQP o coisa o negocio estava voando tão legal que tinha que acontecer uma dessas.
Mais to tentando e valeu pela informações muito obrigado!
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por ARM_Coder »

Tenta fazer um vídeo do heli, mas como já disseram acima, esse sobe-desce da cauda é típico de baixo RPM.

Isso acontece porque o efeito girocópico do flybar fica muito fraco e ele não tem força para frear o tombamento natural do heli. O efeito é acentuado na direção do nariz-cauda ("elevator") por causa da maior inércia rotacional (nome técnico: momento de inércia) do corpo do heli, que requer maior esforço (e tempo) de freagem. Na direção lateral ("aileron") a inércia rotacional é menor então não costuma aparecer a oscilação, ou pelo menos ela é bem menos notável.

Esse tipo de oscilação é conhecido como "efeito pendular" e também afeta helis de verdade, quando o piloto (normalmente aprendiz) não consegue compensar o voo pairado corretamente com o cíclico.
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
mauroao
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Sáb Jan 18, 2014 10:02 am
Localização: São Paulo - SP

Re: HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por mauroao »

ARM_Coder escreveu:Tenta fazer um vídeo do heli, mas como já disseram acima, esse sobe-desce da cauda é típico de baixo RPM.

Isso acontece porque o efeito girocópico do flybar fica muito fraco e ele não tem força para frear o tombamento natural do heli. O efeito é acentuado na direção do nariz-cauda ("elevator") por causa da maior inércia rotacional (nome técnico: momento de inércia) do corpo do heli, que requer maior esforço (e tempo) de freagem. Na direção lateral ("aileron") a inércia rotacional é menor então não costuma aparecer a oscilação, ou pelo menos ela é bem menos notável.

Esse tipo de oscilação é conhecido como "efeito pendular" e também afeta helis de verdade, quando o piloto (normalmente aprendiz) não consegue compensar o voo pairado corretamente com o cíclico.


Amigo, vejo que suas resposta contém um conteúdo técnico, que eu procuro mas não encontro em nenhum manual de RC Heli, e também em nenhum site ou forum... Mesmo no HeliFreak não encontro.
Esse conhecimento teórico, ajuda e muito na análise de problemas como esse...
A grande pergunta: Qual a sua fonte de estudo ?
Tem algum livro ou site para indicar ?
WARP 360 + GAUI X3 + Logo 400 + Prôtos 500 + Goblin 380 + DX6 Black
Avatar do usuário
diou84
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 11:21 pm
Localização: Itajuba-MG

Re: HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por diou84 »

trocou eixo transversal ? pois se esta fora de traking e como esta o cg do heli? e balanceamento das pas? veja esses itens pois se estAva normal
Ta nervoso? Vai pilota!
Avatar do usuário
Adriano R. Rett
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:01 pm
Localização: Curitiba, Parana

Re: HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por Adriano R. Rett »

Galera depois de algum tempo, consegui regular tudo novamente. Muito obrigado pela dica de todos, com todas as dicas regulei acerte e ta voando novamente. O rotor principal esta com muitas folgas (bailarina, e outras peças) não estou conseguindo tirar as folgas, alguém saberia me dizer se o rotor Tarot 450 Sport FYTL2413-01 serve no meu heli um HK 450 v2
Esse e o rotor
http://www.rcparts.com.br/produto/Main-Rotor-Head-Set-Completo-Helic%F3ptero-Tarot-450-Sport-FYTL2413%252d01-%252d-Pe%E7as-para-Modelismo.html
Avatar do usuário
Adriano R. Rett
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:01 pm
Localização: Curitiba, Parana

Re: HK 450v2 balançando em voo

Mensagem por Adriano R. Rett »

Pessoal já consegui a informação!
Da certo vou fazer um upgrade de rotor... VLSSS
Responder