Check list de configuração - Helicóptero 450

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
marcespin
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 1:20 am
Localização: Itupeva, SP

Check list de configuração - Helicóptero 450

Mensagem por marcespin »

Bom dia pessoal,

Sou novo no hobby e gostaria de uma ajuda do pessoal mais experiente. Nos helis comecei com os micros: primeiro o V911, passei para o V922 e agora estou com o V977. Treino no simulador e meu primeiro objetivo é um voo escala tranquilo, nada de 3D por enquanto. Quem sabe um dorso no máximo... (no simulador já sai). Comprei um HK450 usado (montado mais não voado) e refiz a montagem seguindo o manual.
Já li muito e assisti também vários vídeos de tutoriais sobre setups, ajustes e configurações de helis.

Essa é a questão, gostaria de organizar um pouco o conhecimento e as informações para gerar um “referencial” para montagem, ajustes mecânicos e de rádio. Devo dizer que estou um tanto perdido com tanta informação disponível. Meu plano é informar o meu setup e o que fiz, conto com a colaboração dos colegas para dizer se esqueci de alguma coisa ou queimei alguma etapa.

Setup:
Kit: HK 450 GT com Flybar
Motor: Turnigy – 2836 - 3700 KV
ESC: TURNIGY TRUST 55A
Servos: MD922 Cauda e MD 933 Coletivo
Gyro: Hobby King 401B AVCS Digital Head Lock Gyro
Rádio e receptor: Rádio Frsky Taranis e receptor V8FR-II

Configuração do rádio:
Meu objetivo não é fazer um tutorial com detalhes de cada operação, e sim organizar as etapas a serem feitas, depois poderemos detalhar uma a uma se for o caso. É algo como um check-list por exemplo: Se eu fizer isso posso ir para a pista...
Seguem as etapas que segui:

Ajustes no Heli
Montagem completa conforme manual incluindo:
 Uso de trava rosca na montagem;
 Medidas dos links conforme manual;
 Nivelamento da bailarina com ferramenta;
 Verificação do passo das pás com a ferramenta (e ajuste no rádio se necessário). No meu caso usei como curva inicial -3° e final 10° (curva 4)
 Ajuste do rotor de cauda (limites e passo inicial);


Ajustes no Rádio
Usei a configuração default do rádio e alterei apenas:
 O sentido de atuação dos 3 servos do coletivo;
 Redução no dual-rate (60%) e exponencial de 20% no aileron, profundor e leme;
 Inclusão nos limites (65%) dos canais 1,2,3 e 4;
 Configuração das curvas conforme tabela abaixo: (lembrando que só vou usar curvas 1 e 4)

Aceleração:
Curva 1 -100 -35 0 70 90
Curva 2 80 70 60 70 100
Curva 3 100 90 80 90 100
Passo Coletivo:
Curva 4 -30 -15 15 50 100
Curva 5 -100 -50 0 50 100
Curva 6 -100 -50 0 50 100



Gostaria da ajuda dos mais experientes se com esses passos acima já posso “jogar pra cima” rsrsrs.

Outra coisa, caso haja uma tendência em voo, por exemplo, deslocamento para um dos lados ou para frente ou para traz, onde devo ajustar na mecânica?

Grande abraço a todos e aguardo comentários.
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Check list de configuração - Helicóptero 450

Mensagem por Lcm »

Olá marcespin, eu tb não tenho muita experiência, mas os meus testes de configuração eu faço um X treino de bambu e bem maior que o normal, e vou tentando o vôo e vendo a reação do heli, se sobe nivelado, tendência do puxar prós lados se a cauda foge. etc..... e vou ajustando no rádio ou nos links e por aí vai, pra mim da certo, sei que não é o correto mas funciona, lógico que com muita prudência para não se machucar e ou a alguém ......como diz o velho deitado.......quem não tem cão....Já sabe né.
Bom se serve a idéia fico feliz.....Se tem outra tb gostaria de ver a sua...
abraços
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Regys
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Jan 22, 2014 11:41 pm
Localização: Itapeva, SP

Re: Check list de configuração - Helicóptero 450

Mensagem por Regys »

Teste uma chave muito importante chamada throttle hold no chão sem as pas, ela tem que funcionar caso algo de errado.
Acho que muita gente não sabe Lcm, que a frese correta é "Quem não tem cão caça COMO gato" ou seja sozinho.
Responder