Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Mensagem por man1aco »

Tenho algumas duvidas banais sobre o comportamento de voo de helimodelos, já faz muito tempo que piloto no simulador os T-rex e já faz muito tempo tambem que piloto o v911.

Sei e compreendo que são 2 mundos diferentes os 4 canais e os helimodelos de 6 ou mais canais.

Umas coisas que eu quero entender é:

Por que o T-rex basta da um pouco de comando e ele vai embora naquela direção e só para se você der comando contrario enquanto o v911 para de ir quando paramos de dar comando no controle ?

Outra coisa que me encuca é no simulador , os helis vão em uma direção e mesmo que eu gire a cauda eles continuam indo na mesma direção.

isso é uma programação do gyro pra eles voarem assim ?

é alguma lei da fisica que eu estou ignorando ?

na minha cabeça ao girar a cauda de um helicoptero que esta indo para frente ele iria aos poucos começar a ir na nova direção que o nariz esta apontando, assim é com o v911, porque no simulador nunca é assim com qualquer que seja o helimodelo ?

Só por curiosidade por mais que pareça sem noção, é possivel cofigurar um heli como um T-rex 450 para se comportar como um 4 canais, do tipo parou de dar comando ele para de ir na direção ? se não é possivel, qual o motivo disso ?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Mensagem por Hidden »

Olha, resumindo, quando estiver pilotando um heli "acrobático" (ou de 6 canais, como se diz no popular) note que as pás do rotor principal girando em alta rotação formam um "disco" correto? Então, o helicóptero vai seguir na direção em que esse disco estiver inclinado, independentemente da posição da cauda, por este motivo é que é possível para os helis voar em circuito mesmo girando no próprio eixo (piro) obviamente o piloto deve ter domínio da manobra.

No caso do V911 que você mencionou, ou de outros modelos "treinadores" ou indoor para iniciantes, o que ocorre é que existe uma correção eletrônica (gyro) em todos os eixos de movimentação do heli (não somente na cauda) que faz com que o helimodelo se auto-estabilize, a alguns anos atrás, antes do advento desta tecnologia, os helis para iniciantes eram os famoso coaxiais (se nunca ouviu falar em LAMA V4, jogue no google) que devido à sua configuração mecânica também se auto estabilizavam.

De forma geral, qualquer helimodelo (assim como um helicóptero real) irá precisar de constantes correções do piloto para que se voe na direção desejada ou fique pairando no mesmo local, a menos que haja algum tipo de correção ou auto-piloto eletrônico, como é muito comum atualmente em alguns sistemas flybarless ou controladoras de multirotores, mas para que se tenha a característica acrobática em um heli, mesmo que ele seja flybarless, não haverá nenhuma correção automática (o flybarless simula um heli flybar, porém com maior agilidade nas manobras) vai depender somente do dedo do piloto mesmo.

Por isso tudo que o helimodelismo sempre foi e continuará sendo a categoria mais desafiadora do modelismo rádio-controlado, mas também é a mais recompensante, quando você faz uma aproximação para pouso da forma mais escala possível, ou então manda aquela manobra 3D difícil, o sorriso brota na cara fácil fácil...

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Mensagem por Lcm »

Aproveitando carona no tópico do amigo, o v977 mesmo em modo 4 canais se comporta tipo um 6 canais, mas quando para de dar comando ele estabiliza, isso por causa do giroscópio de 6 eixos correto ?
Então no modo 6ch quando aperta o botão no radio ele apenas comuta alguma chave eletronica e desliga 3 eixos no giroscópio correto ? e somente é possível isso em helicópteros 4 ch e flybarless ? Eu não conheço nenhum flybar 4 ch que voe no vento por ex. Ao contrário do v977 que mesmo no modo 4 ch voa muito bem no vento mesmo forte.
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Mensagem por man1aco »

Hidden escreveu:Olha, resumindo, quando estiver pilotando um heli "acrobático" (ou de 6 canais, como se diz no popular) note que as pás do rotor principal girando em alta rotação formam um "disco" correto? Então, o helicóptero vai seguir na direção em e essequ dstiveisco er inclinado, independentemente da posição da cauda, por este motivo é que é possível para os helis voar em circuito mesmo girando no próprio eixo (piro) obviamente o piloto deve ter domínio da manobra.

No caso do V911 que você mencionou, ou de outros modelos "treinadores" ou indoor para iniciantes, o que ocorre é que existe uma correção eletrônica (gyro) em todos os eixos de movimentação do heli (não somente na cauda) que faz com que o helimodelo se auto-estabilize, a alguns anos atrás, antes do advento desta tecnologia, os helis para iniciantes eram os famoso coaxiais (se nunca ouviu falar em LAMA V4, jogue no google) que devido à sua configuração mecânica também se auto estabilizavam.

De forma geral, qualquer helimodelo (assim como um helicóptero real) irá precisar de constantes correções do piloto para que se voe na direção desejada ou fique pairando no mesmo local, a menos que haja algum tipo de correção ou auto-piloto eletrônico, como é muito comum atualmente em alguns sistemas flybarless ou controladoras de multirotores, mas para que se tenha a característica acrobática em um heli, mesmo que ele seja flybarless, não haverá nenhuma correção automática (o flybarless simula um heli flybar, porém com maior agilidade nas manobras) vai depender somente do dedo do piloto mesmo.

Por isso tudo que o helimodelismo sempre foi e continuará sendo a categoria mais desafiadora do modelismo rádio-controlado, mas também é a mais recompensante, quando você faz uma aproximação para pouso da forma mais escala possível, ou então manda aquela manobra 3D difícil, o sorriso brota na cara fácil fácil...

Abraços.


A parte que eu ainda não entendo completamente ainda esta grifado.

Então esclarece pra mim , digamos que eu estou apontando para o norte verdadeiro decolo nesta direção e a alguns metros para frente aponto o nariz do heli para leste usando o rotor de cauda sómente, porem não dou nenhum comando no ciclico certo então a helice deveria continuar inclinado para frente do helicoptero não estou certo ? ,

pera ai então se eu deixei o ciclico do heli indo para frente do helicoptero e não toquei mais no comando do ciclico porque no simulador ele continua indo para o norte e não tentando ir para a direção que o nariz do helicoptero esta apontando ?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Mensagem por Hidden »

man1aco escreveu:
pera ai então se eu deixei o ciclico do heli indo para frente do helicoptero e não toquei mais no comando do ciclico porque no simulador ele continua indo para o norte e não tentando ir para a direção que o nariz do helicoptero esta apontando ?


Justamente pelo o que eu lhe disse, não existe auto-correção, então se o "disco" formado pelo rotor principal estiver inclinado para o norte e você não tocar mais no comando de cíclico, ele vai continuar inclinado naquela posição mesmo que você gire o helicóptero no eixo (giro de leme), pois todo o corpo do heli está inclinado, a bailarina está nivelada em relação ao eixo principal do heli, então girará-lo em seu próprio eixo não vai alterar nada.

Então basicamente, para controlar o heli, você deve controlar a inclinação do rotor em relação ao solo para direcioná-lo ao ponto que quer ir, porém uma vez que você está pilotando do lado de fora do helicóptero, o comando que você deverá dar no rádio vai mudar dependendo da posição do nariz do heli em relação à você.

Então no seu exemplo acima, quando você girou o nariz do heli para a direção leste, o "disco" do rotor vai continuar inclinado para o norte, porém como o corpo do heli girou, em relação ao solo ele estará tombando para a esquerda, então você deverá dar comando no rádio para a direita para corrigir a inclinação do rotor e comando à frente para que o heli continue voando para a frente (dele) que agora no seu ponto de vista ele estará indo para a sua direita (sentido leste).

E é essa sopa de pedra mesmo, só com muito treino a coisa começa a fluir de forma natural.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Regys
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Jan 22, 2014 11:41 pm
Localização: Itapeva, SP

Re: Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Mensagem por Regys »

O V911 é de passo fixo, tem comportamento parecido com os coaxiais e não se da bem com vento, comecei nele também, este é um dos motivos deste comportamento diferente dos helis acrobáticos, o V977 que já é acrobático, eu tenho um também, tem o mesmo comportamento dos Trex que você voa no simulador, forma um disco como o amigo ai disse e vai para a direção que o disco está inclinado, independente da direção do nariz e também não para se não der comando contrário. Procure no Youtube os videos do Alex Borro, ele explica bem como funciona o helicóptero acrobático.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Mensagem por man1aco »

Hidden escreveu:
man1aco escreveu:
pera ai então se eu deixei o ciclico do heli indo para frente do helicoptero e não toquei mais no comando do ciclico porque no simulador ele continua indo para o norte e não tentando ir para a direção que o nariz do helicoptero esta apontando ?


Justamente pelo o que eu lhe disse, não existe auto-correção, então se o "disco" formado pelo rotor principal estiver inclinado para o norte e você não tocar mais no comando de cíclico, ele vai continuar inclinado naquela posição mesmo que você gire o helicóptero no eixo (giro de leme), pois todo o corpo do heli está inclinado, a bailarina está nivelada em relação ao eixo principal do heli, então girará-lo em seu próprio eixo não vai alterar nada.

Então basicamente, para controlar o heli, você deve controlar a inclinação do rotor em relação ao solo para direcioná-lo ao ponto que quer ir, porém uma vez que você está pilotando do lado de fora do helicóptero, o comando que você deverá dar no rádio vai mudar dependendo da posição do nariz do heli em relação à você.

Então no seu exemplo acima, quando você girou o nariz do heli para a direção leste, o "disco" do rotor vai continuar inclinado para o norte, porém como o corpo do heli girou, em relação ao solo ele estará tombando para a esquerda, então você deverá dar comando no rádio para a direita para corrigir a inclinação do rotor e comando à frente para que o heli continue voando para a frente (dele) que agora no seu ponto de vista ele estará indo para a sua direita (sentido leste).

E é essa sopa de pedra mesmo, só com muito treino a coisa começa a fluir de forma natural.


Comprei um v922 usado ontem , já estou tomando da "sopa de pedra" , consigo hoverar com vento moderado e fazer circuito retangular com ele.

Porem o tão desejado vôo 3D parece tão distante, certamente deve ser mais pelo medo de quebrar do que de não ser capaz , porque no simulador ja sai umas manobras invocadas , obvio que no simulador estamos cagando e andando pra quantas vezes vamos cair já que lá temos 9.999.999.999.999 helis pra jogar no chão.
flavio torrens
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 10:11 pm
Localização: alegrete

Re: Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Mensagem por flavio torrens »

independente de qualquer tipo de equipamento de voo ele sobre as lei da física, é diferente de um carro se quebra fica no chão não corremos o risco de danificar mais o equipamento, mas em se falando em aero o helicóptero é emblemático e segue regras diferentes. como nos doentes por helimodelos nos lascamos quando quebramos um heli do tipo mais avançado um Mikado da vida da classe 500 ou um t-rex 600 dfc que custa hoje em media 4000 reais, isto pelado sem nada como baterias e tx. resumindo aprender as técnicas de voo com um instrutor na sua localidade, pagar algumas aulas para ele isto te economiza muito financeiramente e te evolui no voo muito.
zinhojc
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo

Re: Duvidas de um leigo sobre o voo de helimodelos em geral

Mensagem por zinhojc »

Brother sua duvida se resume em duas coisas 1 - FlayBar 2 - Passo Fixo e Passo Coletivo... Vou tentar explicar.

Os modelos mais básicos 4ch de Passo Fixo como seu V911 utilizam um pendulo que na verdade faz esta função de dar o comando para o lado inverso para parar o heli, indiferente do comando para qualquer direção.

Já os Helis acrobáticos de 6ch que utilizam o flaybar, e na verdade sua função é estabilizar o heli e não corrigir seu curso... Na verdade ele até corrige um pouco, mas sua incidência é tão pouca que o heli demora muito para parar.

Se vc observar em seu v911, verá que este pêndulo quando inclinado para qualquer lado ele altera o passo das pás para o lado oposto... Observe as lincagens e a ação que ele aplica nas pás quando movimentado. Você pode também girar o motor segurando o heli na mão e inclina-lo, e vera como este pêndulo atua.

Já os que utilizam flayBar, e passo coletivo quando recebem o comando tendem a permanecer no seu curso pois não existe nenhuma ação para corrigi-lo, apenas o flaybar que mais estabiliza o voo do que corrige.

Já a questão do giro no próprio eixo é um pouco mais complexo e não quero confundir muito... Mais vou recomendar alguns vídeos que me ajudaram muito no inicio a entender todo este conceito.

Espero que tenha ajudado e não piorado a situação. rsrsrsrs - Segue os link, basta seguir a sequência de aulas;

www.youtube.com/watch?v=0KUCZD4o3RQ
Responder