Duvida para B400 E-flite

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
zinhojc
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo

Duvida para B400 E-flite

Mensagem por zinhojc »

Olá GALERA!!!

Estou finalizando a configuração de um b400 mas estou com um probleminha que não consigo achar a solução.
Como orientado em vários fóruns troquei o esc original por um de maior capacidade, porém o start do motor não está muito legal... Assim que começo a aceleração o motor da uma giro rápido e depois baixa a rotação indo para o normal.
o esc já está configurado como Soft, os limites do acelerador já estão como 120 para ambas as extremidades do stick e já está configurado o curso do stick no esc.
Este é uma deficiência do esc? Existe alguma forma de ajustar isto no TX? Só consigo este ajuste fino com o governador?

Valeu!!!!
zinhojc
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo

Re: Duvida para B400 E-flite

Mensagem por zinhojc »

Alguém tem uma luz? Abraços
zinhojc
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo

Re: Duvida para B400 E-flite

Mensagem por zinhojc »

Galera acho que não fui muito Claro Né!!! Vamos do início.

O modelo é um Blade 400 3D RTF
TX é um spektrum dx6i
o esc é um hk 30a Blue series
Motor original do b400 / e-flite 420 3800kv

Sei que os ESCs devem ser configurados em super Soft, mas este modelo só tem a opção de Soft / normal / hard.

O problema é que quando começo a dar aceleração no stick com o rotor parado o motor inicia a rotação e gira bem rápido, ( o heli chega a girar no próprio eixo) se mantenho o stick na mesma posição o motor vai baixando a rotação até chegar a velocidade correta.
Se eu voltar um pouco a a posição do stick a rotação cai ainda mais ficando bem leve (exatamente como deveria ter iniciado).

Consegui me expressar melhor agora? Rsrsrs ;)
Valdomir
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Abr 20, 2013 11:44 am
Localização: Arroio do Sal - Rio Grande do Sul

Re: Duvida para B400 E-flite

Mensagem por Valdomir »

qual a curva de throtle esta usando.
se for estas. normal l= 0% ; 1= 30% ; 2= 40% ; 3= 50% ; 4= 75% ; H= 100%
idle l= 75% ; 1= 75% ; 2= 75%; 3= 70% ; 4= 75% ; H= 75%
o problema e no teu esc mesmo.
zinhojc
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo

Re: Duvida para B400 E-flite

Mensagem por zinhojc »

Puts era oque eu temia!!!

Minhas curvas não estão exatamente assim mais parecidas. Vou tentar altera-las para ver se surte algum efeito.
O estranho é que quando volto o stick o motor gira bem lentamente, exatamente como deveria iniciar... :(
Você conhece este esc? Sabe me dizer se tem alguma manha para configurá-lo pelo TX? Tenho a impressão que mudo as configurações e nada acontece...
VALEU!!!!
zinhojc
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo

Re: Duvida para B400 E-flite

Mensagem por zinhojc »

Galera, acabei descobrindo uma coisa ontem pra lá de estranha, mas pode ser a solução do problema acima...

Estava já achando que teria que comprar outro ESC, mas resolvi tirar a prova dos 9 e fui no site da hoobyking para pesquisar mais sobre o produto...

Chegando lá fui ate o manual e no fim descobri que a versão que esta no site é diferente da que veio com o ESC, e pior, com bastante diferença, principalmente nas configurações. (Os BIPs são os mesmos, mas o que cada sequencia de BIP representa muda bastante).

Por algum motivo a versão do manual que esta no site é V3 e a que veio com o ESC é V4. Ainda não fiz as alterações, mas assim que fizer posto aqui o resultado.

Isso pode ajudar bastante gente que comprou este modelo de ESC e pode estar apanhando...

Relembrando o ESC é (HK 30a Blue Series).

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oller.html
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 0599X0.pdf
zinhojc
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo

Re: Duvida para B400 E-flite

Mensagem por zinhojc »

Apenas para fechar o tópico, o problema e o esc mesmo. Cheguei a trocar por outro idêntico, descartando a possibilidade de ser um problema na minha peça e continuou a mesma coisa.
Resumindo, comprei outro esc...
Esc hoobyking para helis não rola!!!!
Responder