folga no pega pás do 450

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
fabio belmont pinto
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Jul 19, 2015 5:59 pm
Localização: rio de janeiro

folga no pega pás do 450

Mensagem por fabio belmont pinto »

amigos , sou iniciante no hoby e tenho um hk 450 , e obiservei que os pegas pás do meu heli estão com folga , ficam mexendo para cima e para baixo ,gostari de isso e normal ?
Avatar do usuário
Direto&Realista
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jul 22, 2015 1:02 am
Localização: Limeira, SP

Re: folga no pega pás do 450

Mensagem por Direto&Realista »

Sim, isso é consequencia da péssima qualidade do heli.
Apenas aceite o que eu digo.
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Re: folga no pega pás do 450

Mensagem por Riven »

Caso a folga seja pequena, ou seja, um pequeno deslocamento, isso é normal pois existem dentro do hub central dos pega pás umas borrachas que funcionam como "amortecedores" permitindo esse deslocamento.
Caso a folga seja grande, provavelmente as borrachas (dumper) estão danificadas e precisarão ser trocadas.
jonathas
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Set 25, 2015 9:31 pm
Localização: porto velho rondonia

Re: folga no pega pás do 450

Mensagem por jonathas »

Direto&Realista escreveu:Sim, isso é consequencia da péssima qualidade do heli.

Cara o clones estão na mesma qualidade. Praticamente da align não tenho que reclamar da hk em da corptx....essa folga pode ser as borrachas ou os parafusos que segura o paga pás esta frouxo ...se for o parafuso aperte com trava rosca médio torque
Avatar do usuário
filipecb
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Abr 23, 2010 4:54 pm

Re: folga no pega pás do 450

Mensagem por filipecb »

Pessoal, boa tarde

Estou observando um efeito no rotor principal do meu CopterX 450. Parece que uma pá flexiona ou deflete mais que a outra durante o vôo, conforme figuras:

[imagem]https://www.dropbox.com/s/xvitvqwhv1yw9ft/copterX450-A.png?dl=0[/imagem]
https://www.dropbox.com/s/xvitvqwhv1yw9 ... A.png?dl=0
[imagem]https://www.dropbox.com/s/t0syt9zgfdywhh2/copterX450-B.png?dl=0[/imagem]
https://www.dropbox.com/s/t0syt9zgfdywh ... B.png?dl=0

Fiz um vídeo mostrando esse efeito para melhor ilustrar:
https://www.youtube.com/watch?v=tnL2Nut_9H8

Gostaria de saber se isto é normal ou se tem algo errado na parte mecânica ou setup dos servos/rádio a ser feito. Ajustei a bailarina, nivelando com uma ferramenta swashplate lever. Usei também o pitch gauge pra verificar que tenho algo em torno de -2 graus na posição mais baixa, +5 graus a meio stick e +10 graus na posição full throtle.

No início eu verifiquei que dava uma diferença considerável entre o ângulo de uma pá e outra. Fiz o ajuste no comprimento dos links superiores até minimizar essa diferença. Os pega pás estão com uma pequena folga e já desmontei e montei denovo, mas nao consegui reduzir totalmente a folga. O dumper de borracha é novo, pois comprei uma main head set novinha pra substituir a original do copterX 450 que danifiquei na minha primeira lenha fazendo bobagem!

Consigo voar com ele, mas um piloto mais experiente me falou que era estranho esse efeito das pás passando em níveis diferentes.

Só pra constar, sou iniciante, ainda estou na fase do rover e vôos simples, nada de 3D. Até porque ouvi muita gente falando que é perigoso voar 3D com clones. Meu intuito é aprender e ter um heli barato. Depois, obviamente investirei em um Align original.

Obrigado,

Filipe
Avatar do usuário
danieljf
membro
Mensagens: 338
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 5:22 pm
Localização: Juiz de Fora-MG

Re: folga no pega pás do 450

Mensagem por danieljf »

Tem que ajustar o traking.....marque uma pá com fita colorida e faça o teste. Veja se a pá marcada está rodando em cima ou embaixo e a partir daí voce vai mexendo nos links.
Pela distancia das pas no video, sugiro mexer nos links grandes primeiro. Sempre tentando igualar os angulos das pas conferindo com o pitch gauge. Os angulos estando iguais o traking vai ficar quase certo...aí recomendo mexer nos links menores que vão no pega-pa para um ajuste fino
E veja tbm se o bal link que vai no pega-pa não esta empenado por causa da lenha
Boa sorte...
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: folga no pega pás do 450

Mensagem por Lívio Cardoso »

Com folgas no pega-pás vc não vai conseguir zerar o tracking. Primeiro tire as folgas e depois zera o tracking que é nada mais do que fazer as duas pás girarem na mesma circunferência. Isso vc consegue mexendo nos links das pás, como já foi dito acima!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
filipecb
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Abr 23, 2010 4:54 pm

Re: folga no pega pás do 450

Mensagem por filipecb »

Boa tarde, amigos!

Eu praticamente já fiz tudo pra eliminar a folga nos pega pás, mas nada feito...

Desconfio que é a qualidade da peça que comprei para substituir a original do CopterX. Comprei o main head set inteiro: swashplate, eixo, pega-pas e feathering shaft, que vieram já montados e com os links.

No caso desse rotor que veio, só posso mexer nos links maiores, pois os menores são inteiros de plástico com comprimento fixo. Comprei no mercado livre e deu pra ver que é de qualidade inferior ao original da CopterX.

De toda forma vou tentar zerar a diferença de ângulo entre as pás ao máximo e voar assim mesmo, substituindo futuramente esse sistema de pega-pás.

Abraço e obrigado pelas contribuições!
Avatar do usuário
danieljf
membro
Mensagens: 338
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 5:22 pm
Localização: Juiz de Fora-MG

Re: folga no pega pás do 450

Mensagem por danieljf »

Amigo, uma folga pequena é até normal....visto que na força centrifuga as pás forçam os pega-pas e a pequena folga diminuiu. Veja se o feathering shaft não está empenado...desmonte e confira os dampers tbm....!O tracking está muito fora para ser uma pequena folga....!Tem montagem errada aí com certeza!! Ou então o ball link do pega-pas está empenado.
Se me lembro bem existe um espaçador entre o pega-pas e o dumper....confira.
Se puder mandar fotos do rotor tbm pode ajudar
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Re: folga no pega pás do 450

Mensagem por peptod »

quando você comprar um 500 ou maior vai ver que esses problemas praticamente não existem. os 450 são muito pequenos, os servos mesmo da align tem folgas. o sistema flybar tem tantas peças, que vai somando a folga de uma peça com a folga da outra , no final dá isso mesmo.
Responder