Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
hug
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Out 03, 2011 4:04 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP
Contato:

Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por hug »

OLÁ Pessoal, tive uma lenha feia com hk500 e desde então venho comprando peças align pra montar trex 500.

Pois bem, esse dia chegou e dos 4 servos apenas 1 ( DS515 ) não funciona. Tirei da embalagem e ele não dá sinal. O que fazer nessa situação que garantia não existe.


Há algum reparo que eu possa fazer ?
Solo V1 ... OK / Esky HB v2 ... OK / T-rex 500... 100% / T-rex 600 EFL DFC ... 35% / Futaba 8FGHS
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por LaercioLMB »

Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Não consegui adivinhar o defeito e por tanto, não tenho como te ajudar já que não sou vidente.


kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
hug
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Out 03, 2011 4:04 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP
Contato:

Re: Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por hug »

LaercioLMB escreveu:Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Não consegui adivinhar o defeito e por tanto, não tenho como te ajudar já que não sou vidente.


kkkkkkkkkkkkkkkkkk


Olá Laercio. O defeito é que ele não dá sinal, não liga.
Solo V1 ... OK / Esky HB v2 ... OK / T-rex 500... 100% / T-rex 600 EFL DFC ... 35% / Futaba 8FGHS
Excluído

Re: Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por Excluído »

Perdido por perdido... eu abriria com cuidado e dava uma boa olhada com uma lupa para ver se existe alguma soldagem suspeita, e checaria o cabo também.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por LaercioLMB »

Nesse caso tens que conhecer um pouco de eletrônica para se aventurar a consertar, pois do contrário, não tem uma receita dizendo não dá sinal, troca isso, não move, troca aquilo, faz tic ao invés de tac, troca aquele outro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por Lcm »

Eu também abriria ele, e começaria por ejetar energia direto nos polos do motor para ver se o mesmo esta funcionando, porque sem instrumentos seria o único sinal de vida que daria pra ver, penso eu !! e uma olhada minuciosa em fios, soldas etc.....
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por igorfragoso »

Lcm escreveu:Eu também abriria ele, e começaria por ejetar energia direto nos polos do motor para ver se o mesmo esta funcionando, porque sem instrumentos seria o único sinal de vida que daria pra ver, penso eu !! e uma olhada minuciosa em fios, soldas etc.....


Essa não é uma alternativa segura. O motor é acoplado à engrenagens que têm fim de curso em ambos sentidos de rotação. Caso alimente diretamente o motor, esse final de curso "atua" e pode-se danificar irremediavelmente todas as engrenagens e o próprio motor.

LaercioLMB escreveu:Nesse caso tens que conhecer um pouco de eletrônica para se aventurar a consertar, pois do contrário, não tem uma receita dizendo não dá sinal, troca isso, não move, troca aquilo, faz tic ao invés de tac, troca aquele outro.


Se conheces algo de eletrônica, no caso de "perda total" do circuito eletrônico, poderias aproveitar toda a parte mecânica (incluindo aí, talvez, o potenciômetro do circuito eletrônico...) e substituindo a eletrônica. Não entrarei em pormenores do funcionamento de servos, pois aqui mesmo no evoo tem várias postagens sobre o assunto, bastando pesquisar. Mas já fiz essa substituição em algumas situações, com sucesso.
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por Lcm »

igorfragoso escreveu:
Lcm escreveu:Eu também abriria ele, e começaria por ejetar energia direto nos polos do motor para ver se o mesmo esta funcionando, porque sem instrumentos seria o único sinal de vida que daria pra ver, penso eu !! e uma olhada minuciosa em fios, soldas etc.....


Essa não é uma alternativa segura. O motor é acoplado à engrenagens que têm fim de curso em ambos sentidos de rotação. Caso alimente diretamente o motor, esse final de curso "atua" e pode-se danificar irremediavelmente todas as engrenagens e o próprio motor.
Ok Igor, bom eu ja fiz isso, mas apenas dando uma relada, tipo um fio soldado no negativo e dando uma leve relada no positivo, pois apenas uma relada nao chega a quebrar engrenagens, mas percebe-se o motor. ou tirando o motor da caixa que tb pode ser feito bem facilmente, e pode-se aplicar voltagem menor tb. é um bom teste pratico, para o motor.

LaercioLMB escreveu:Nesse caso tens que conhecer um pouco de eletrônica para se aventurar a consertar, pois do contrário, não tem uma receita dizendo não dá sinal, troca isso, não move, troca aquilo, faz tic ao invés de tac, troca aquele outro.


Se conheces algo de eletrônica, no caso de "perda total" do circuito eletrônico, poderias aproveitar toda a parte mecânica (incluindo aí, talvez, o potenciômetro do circuito eletrônico...) e substituindo a eletrônica. Não entrarei em pormenores do funcionamento de servos, pois aqui mesmo no evoo tem várias postagens sobre o assunto, bastando pesquisar. Mas já fiz essa substituição em algumas situações, com sucesso.
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Excluído

Re: Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por Excluído »

E o que eu sugeri não são testes sofisticados nem análise com instrumentos, apenas e tão-somente buscas pela velha "solda fria", que hoje em dia respondem por boa parte dos defeitos, uma vez que os componentes eletrônicos em si são via de regra extremamente confiáveis atualmente.
Avatar do usuário
hug
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Out 03, 2011 4:04 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP
Contato:

Re: Servo DS515 , saiu da caixa com defeito.

Mensagem por hug »

Obrigado a todos pela ajuda, acho q nesse caso o melhor mesmo é comprar outro, vai q esse servo ocasione uma lenha.

Prejuízo é maior.
Solo V1 ... OK / Esky HB v2 ... OK / T-rex 500... 100% / T-rex 600 EFL DFC ... 35% / Futaba 8FGHS
Responder