Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Alemao777
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Mai 14, 2015 11:18 am
Localização: São João Batista SC

Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Alemao777 »

Tenho um dúvida a respeito do meu trex 450 plus flybar. Hoje voando com ele comecei notar um barulho estranho, como se fosse um barulho de engrenagem solta. Dai fui verificar o que era e notei que o barulho vinha do motor, aquela parte que gira está com uma folga, quando o motor é acionado ela fica vibrando fazendo este barulho (da pra escutar também quando giro o rotor com a mão fazendo o motor girar). Será que o motor já era? Tem um pequeno parafuso na parte de baixo do motor (bem no meio) tentei apertar mas nenhuma chave que tenho serviu, ele é bem pequeno e a menor chave q tenho é 1,5 mm. Alguém já teve algum problema assim? Sabem o que pode ser esse barulho e esta folga? O motor é este: RCM-BL450MX (3400KV).
Agradeço a todos que puderem ajudar, grande abraço a todos!!!
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Lcm »

O motor não está solto ? O fato da carcaça estar com folga, me parece ser rolamentos pifando, checou isso ??
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Alemao777
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Mai 14, 2015 11:18 am
Localização: São João Batista SC

Re: Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Alemao777 »

Boa tarde Lcm, o motor esta bem preso, o que tem folga é a parte que gira, quando aciono o motor e ele ainda não pegou velocidade da pra ver ele tremendo.
Pensei que pudesse ser rolamento, mas pra verificar tenho que abrir (olhando por fora parece estar normal), e não tenho chave, nem sei qual chave se usa, pois a menor que tenho é a 1,5 mm
Alemao777
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Mai 14, 2015 11:18 am
Localização: São João Batista SC

Re: Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Alemao777 »

Se por acaso o motor der pau, qual recomendam que eu compre? Já que este está difícil de achar
Alemao777
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Mai 14, 2015 11:18 am
Localização: São João Batista SC

Re: Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Alemao777 »

Achei este aqui "http://www.banggood.com/Tarot-450MX-3500KV-Brushless-Motor-TL450MX3500-p-927476.html"
Será que é bom?
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Lcm »

Alemao777 escreveu:Boa tarde Lcm, o motor esta bem preso, o que tem folga é a parte que gira, quando aciono o motor e ele ainda não pegou velocidade da pra ver ele tremendo.
Pensei que pudesse ser rolamento, mas pra verificar tenho que abrir (olhando por fora parece estar normal), e não tenho chave, nem sei qual chave se usa, pois a menor que tenho é a 1,5 mm

Segurando, digo pinçando o motor com os dedos, não dá pra perceber se ele tem folgas?? pelo jeito que vc diz que ele está tremendo deve ter foga nos rolamentos sim, e realmente esses parafusos são mesmo pequenos eu uso um jogo de chaves torque para celular tem uma que serve. E quanto ao motor que vc encontrou, e pelas especificações e ser classe 450, rotação praticamente igual creio que dê certo, pergunta pro vendedor para ter mais certeza, porquê fisicamente ele pode não caber no chassi que ao meu ver é o que poderia impedir de dar certo.
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Alemao777
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Mai 14, 2015 11:18 am
Localização: São João Batista SC

Re: Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Alemao777 »

Lcm escreveu:
Alemao777 escreveu:Boa tarde Lcm, o motor esta bem preso, o que tem folga é a parte que gira, quando aciono o motor e ele ainda não pegou velocidade da pra ver ele tremendo.
Pensei que pudesse ser rolamento, mas pra verificar tenho que abrir (olhando por fora parece estar normal), e não tenho chave, nem sei qual chave se usa, pois a menor que tenho é a 1,5 mm

Segurando, digo pinçando o motor com os dedos, não dá pra perceber se ele tem folgas?? pelo jeito que vc diz que ele está tremendo deve ter foga nos rolamentos sim, e realmente esses parafusos são mesmo pequenos eu uso um jogo de chaves torque para celular tem uma que serve. E quanto ao motor que vc encontrou, e pelas especificações e ser classe 450, rotação praticamente igual creio que dê certo, pergunta pro vendedor para ter mais certeza, porquê fisicamente ele pode não caber no chassi que ao meu ver é o que poderia impedir de dar certo.


Sim, tem folga, bastante até, acho que o rolamento desintegrou e acho que o motor já era, pois ele funciona mas perdeu força, não sei se vale a pena trocar os rolamentos. :cry: :cry:
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Lcm »

Eu creio que como todo motor elétrico, vale a pena trocar os rolamento no caso de você, ao examinar o motor e verificar se devido a carcaça ser rotativa (rotor se não me engano, pois é out runner) não danificou nada internamente, principalmente os fios esmaltados e outros por pedaços de rolamentos quebrados, se não houve danos creio que trocando os 2 rolamentos fique novo.
Obs. como você diz que o motor perdeu a força, um dos motivos que leva a isso é que os imas do rotor, devido a folga dos rolamentos, pois estamos falando de folgas milimétricas entre partes (carcaça/estator fixo) exercem força eletromagnética sobre a mesma e ela fica encostando no indutor fixo causando perca de potencia e atrito (deve estar esquentando bastante) e consequentemente queima total.
Mas ok avalie ai, e se o preço compensar troca o motor e seja feliz, Boa sorte
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Regys
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Jan 22, 2014 11:41 pm
Localização: Itapeva, SP

Re: Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Regys »

Se for só rolamentos compensa trocar, o Align 460MX (HML46M02) dá certo, tem as mesmas medidas, este Tarot TL450MX-3500 também tem as mesmas medidas, só não especifica a potencia.
Alemao777
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Mai 14, 2015 11:18 am
Localização: São João Batista SC

Re: Barulho no motor Trex 450 Plus Flybar

Mensagem por Alemao777 »

Lcm escreveu:Eu creio que como todo motor elétrico, vale a pena trocar os rolamento no caso de você, ao examinar o motor e verificar se devido a carcaça ser rotativa (rotor se não me engano, pois é out runner) não danificou nada internamente, principalmente os fios esmaltados e outros por pedaços de rolamentos quebrados, se não houve danos creio que trocando os 2 rolamentos fique novo.
Obs. como você diz que o motor perdeu a força, um dos motivos que leva a isso é que os imas do rotor, devido a folga dos rolamentos, pois estamos falando de folgas milimétricas entre partes (carcaça/estator fixo) exercem força eletromagnética sobre a mesma e ela fica encostando no indutor fixo causando perca de potencia e atrito (deve estar esquentando bastante) e consequentemente queima total.
Mas ok avalie ai, e se o preço compensar troca o motor e seja feliz, Boa sorte


Boa noite Lcm, abri o motor e realmente era o rolamento que tinha estourado (o da parte de baixo do motor), analizei como você falou os fios esmaltados e os imãns da carcaça do motor e por incrível que pareça não tem sinal de avaria em nenhum dos dois. Fui até uma loja de rolamentos com o 2 pra procurar outros iguais, mas nestas medidas só tem uns chineses de segunda linha(R $ 9,00 cada). Pacei um trabalhão pra abrir o motor e já levei sorte de não ter danificado por dentro, acho que não vou arriscar colocar rolamentos meia boca né? O que você acha?
Responder