Ajuda HK 45ificar??0

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
anderson_ruwer
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Mai 07, 2008 4:45 pm
Localização: Novo Hamburgo

Ajuda HK 45ificar??0

Mensagem por anderson_ruwer »

Pessoal,

Sou iniciante no Helimodelismo, comprei um HK 450 da Hobbicity, montei conforme indicado no manual do Trex.
Estou utilizando o Gyro Telebee, mas acho que não estou conseguindo acertar a sua configuração, tenho um Futaba 7CAP, o que acontece é que não consigo de maneira nenhuma fazer com que a cauda do heli fique parada.. qual o parâmetro que devo verificar?

Desde já, muito obrigado!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Qual servo de cauda?
distancia do balllink por centro do braço?
Ajuste de ganho?
Motor e pinhão usado?
Curva de aceleração?

Tem um monte de coisas que podem ser, você precisa ser mais específico com o problema. :wink:

Abrcs!
anderson_ruwer
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Mai 07, 2008 4:45 pm
Localização: Novo Hamburgo

Mensagem por anderson_ruwer »

ai é que tá, sou dos aeros, sei pouco sobre os helis.. hehhehe

O que fiz foi ajustar novamente para que no centro do stick do acelerador o angulo das pás ficasse próximo a 0 graus, melhorou e muito, pois assim o rotor de cauda roda mais rápido, assim consegui fazer estabilizar sua cauda... Só wue gerei um outro problema, caso eu coloque o stick do acelerador para baixo, as pás invertem totalmente, fazendo com que o heli va com tudo para baixo..
anderson_ruwer
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Mai 07, 2008 4:45 pm
Localização: Novo Hamburgo

Mensagem por anderson_ruwer »

o que achei estranho, foi a bateria, ela tá inchando depois do vôo, meu ESC é de 25A, a bateria é de 1,6A 30-40C, ela está sendo utilizada conforme o indicado..
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

troque esse ESC p/ 35/40 C, de boa marca estes esc que vem em kits não são muito bons eles são que nem aqueles receptores dos kits da GWS muito ruins, pelo jeito voce esta com problema de configuração radio / heli lembrese que as configurações do radio são para helis a glwo para eletricos os parametros são um pouco diferentes , procure aqui no forum que voce acha materias a respeito:
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

então cara... é o seguinte, pelo jeito tá faltando várias regulagens normais, além de informações sobre o seu equipamento para poder ensaiar alguma ajuda.
Adiantando, ESC de 25A é muito fraco para helis 450, tem que ser de 30 a 40A mesmo (como foi falado aí em cima).
E a bateria também, 1600mAh é MUITO fraca para helis, por isso ela tá inchando. Tem que ser de pelo menos 2200mAh.

- Primeiro ajuste a curva de passo para uma linear, de 0 a 100% no rádio.;
- Zere os subtrims e trims do rádio;
- Ponha os braços dos servos o mais proximo de 90º que conseguir;
- Terminei de alinhar os braços através do subtrim;
- Ponha o stick no meio e nivele a bailarina, ajustando mecanicamente os links (ajustes finos podem ser feitos pelos subtrims);
- Zere mecanicamente o passo;
- Verifique se o passo máximo e mínimo estão simétricos, tipo +-10 graus;
--- Se não estiver, aumente (nunca diminua a menos de 100%) o end-point dos servos para que fiquem simétricos, mas SOMENTE se a diferença for menor que 2 graus;
------ Se a diferença for maior que 2 graus, volte a mexer na relação dos links;
--- Se o passo estiver simétrico mas não estiver +-10 ou +-11 graus, use o menu swash para aumentar ou diminuir a amplitude do movimento;
- Nivele a bailarina no curso máximo e mínimo do stick, usando os end-points novamente;
- Ajuste a curva de passo para 37-50-100, isso dará um curso aproximado de -3 a +11 graus;
- Ajuste a curva de aceleração para 0-40-65-82-90 para 13T, ou 0-40-67-88-100 para 11T;

CAUDA ([color=red:e9c4e19bcb]qual servo que você está usando?[/color:e9c4e19bcb])
- Ponha o ball link de forma que fique a uns 12mm pro centro do servo;
- Ajuste o gyro para o modo normal (sem trava-cauda), colocando no rádio um valor qualquer, desde que apareça um N no lugar do A no menu gyro;
- Deslize o servo pelo tail boom até que o pitch slider centralize na cauda (passo zero nas pás traseiras) e depois trave nesta posição;
- Ajuste o limite do gyro para que não dê batente quando colocar o comando máximo na cauda;
- Volte para o modo trava-cauda, colocando no menu gyro no modo A (de AVCS) e uns 50% de ganho.

- Faça um vôo com o heli e veja se a cauda tá abanando;
--- Se estiver, vá diminuindo o ganho e teste de novo, até que ela pare de abanar;
--- Se não estiver, vá aumentando até ela começar a abanar e reduza um pouco;


Bem... em geral o básico é isso, tirando a parte de programação do esc e umas outras programações (throttle hold, idle, etc), mas para ter certeza é necessário um pouco mais de informações.

OBS: lembre que os links tem lado de encaixe nos ball links.

Abrcs!
anderson_ruwer
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Mai 07, 2008 4:45 pm
Localização: Novo Hamburgo

Mensagem por anderson_ruwer »

Obrigado Pelas dicas pessoal,

O ESC que utilizo é um EMAX 25A, qual que vocês me indicam??

Vou efetar este passo a passo novamente para ver se melhora a estabilidade do heli..

O servo que utilizo na cauda, deve ser algo especial?

Muito Obrigado!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

[quote:0bf1dc9f11="anderson_ruwer"]O servo que utilizo na cauda, deve ser algo especial?
[/quote:0bf1dc9f11]
rápido.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
anderson_ruwer
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Mai 07, 2008 4:45 pm
Localização: Novo Hamburgo

Mensagem por anderson_ruwer »

Qual o ESC que vocês me recomendam? Preferencialmente algum que tenha na Hobbycity... Obrigado!
Avatar do usuário
LJR
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 4:49 pm
Localização: Pomona, CA

Mensagem por LJR »

ESC de 40A pra cima,contanto que tenha Soft-Start para helicópteros.Botei o Turnigy Plush 40A no meu 450 e desce morno de um hover simples,show.Nesse próximo final de semana vou medir com um termômetro a laser.
Também depende do seu motor,o meu é de 3000kv (sim,fraquinho,mas ótimo consumo em hover) e com pinhão 12T um ESC de 30A aguenta fácil.E como disseram,a sua bateria está mal dimensionada,ela pode até pifar se continuar voando com ela.
Responder