CASEIROL Duvidas

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

Gabriel Velloso
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CASEIROL Duvidas

Mensagempor Gabriel Velloso » 22 Abr 2017 15:07

Comecei a pouco tempo nos motores a combustão, e estou pegando o caminho. Tenho algumas dúvidas:

1- Quanto tempo de validade tem o caseirol depois de misturado com 80% metanol e 20% óleo de rícino?
1.1- A validade muda de acordo com a mistura?

2- Posso usar acetona de farmácia para substituir o nitrometano?
2.1- Caso não de para usar, como eu separo os componentes dela? é impossível achar aqui na minha cidade ela p.a.

3- Já vi uns caras doidos usando óleo de cozinha como óleo 2 tempos em motos de trilha, isso funcionaria nos motores GLOW?
3.1 - Caso não sirva, qual outro óleo posso usar?

4 - Para baratear, alguém conhece o macete de "batizar" o metanol com álcool de posto?
4.1 - Qual a proporção?

5 - Se cair combustível na eletrônica, é corrosivo?

6- Qual a melhor maneira de evitar vazamentos?

Agradeço aos que tentarem me ajudar nessas dúvidas!
Editado pela última vez por Gabriel Velloso em 23 Abr 2017 08:31, em um total de 1 vez.

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Paulinho
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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Paulinho » 22 Abr 2017 15:23

"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Gabriel Velloso
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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Gabriel Velloso » 23 Abr 2017 08:28

Acredito que seria uma boa reunir esses tópicos antigos e desatualizados nesse novo que criei. Sempre é bom atualizar e unir esses conhecimentos para facilitar o início no hobby.

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor LaercioLMB » 23 Abr 2017 10:19

Nem tudo é desatualizado.
O problema de estarem separados é que a maioria não quer procurar antes, prefere perguntar e esperar pela resposta e dá nisso, o mesmo assunto espalhado pelo fórum.
Não alimente um troll

Gabriel Velloso
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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Gabriel Velloso » 23 Abr 2017 19:36

Acredito que mais vale um tópico repetido que a incerteza. Antes eu tinha lido tópicos de 2009/2011 a respeito da acetona, mas como eu não entendo nada a respeito não sei se mudaram os componentes da fórmula da vendida em farmácia, por exemplo. Se temos a opção de criar atualizações a respeito de tópicos com informações que podem acarretar coisas sérias como motores quebrados, porque não aproveitar?

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor LaercioLMB » 24 Abr 2017 08:33

Pergunte lá mesmo, não é problema postar algo em um tópico antigo se está acrescentando algo útil, o contrário de muitos que abrem um tópico antigo só para dar os parabéns ou dizer que estão acompanhando.
Não alimente um troll

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor welsobral » 02 Mai 2017 15:55

Gabriel Velloso escreveu:Comecei a pouco tempo nos motores a combustão, e estou pegando o caminho. Tenho algumas dúvidas:

1- Quanto tempo de validade tem o caseirol depois de misturado com 80% metanol e 20% óleo de rícino?
1.1- A validade muda de acordo com a mistura?

2- Posso usar acetona de farmácia para substituir o nitrometano?
2.1- Caso não de para usar, como eu separo os componentes dela? é impossível achar aqui na minha cidade ela p.a.

3- Já vi uns caras doidos usando óleo de cozinha como óleo 2 tempos em motos de trilha, isso funcionaria nos motores GLOW?
3.1 - Caso não sirva, qual outro óleo posso usar?

4 - Para baratear, alguém conhece o macete de "batizar" o metanol com álcool de posto?
4.1 - Qual a proporção?

5 - Se cair combustível na eletrônica, é corrosivo?

6- Qual a melhor maneira de evitar vazamentos?

Agradeço aos que tentarem me ajudar nessas dúvidas!


Amigão uso caserol a tempo fazia com ricino depois comecei usar acetona voeu muito tempo porem percebia que rendimento nao era mesmo nos motores 4 tempos nao funcionava ae seguinte comecei a comprar oleo de uma empresa do rio de janeiro cara e fantastico o oleo ja uso meses apenas oleo e metanol cara 1 litro de oleo e 5 de oleo fica top eu recomendo o nome chama SMART LUB tenho ate frasco aqui fechado kaaakak recomendo procura no face pode i com coragem e compra o resto e resto
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor alexadidas » 22 Mai 2017 18:29

Sempre usei caseirol... na proporção de 16% de oleo de ricino.. nunca tive problemas em motores... tive um asp52 que devo ter queimado nele pelo menos uns 20litros de caseirol... vendi o motor em um avião e se duvidar até hoje está voando... aqui em Fortaleza tinha uma turma que inventava de colocar acetona, oleo de kart, oleo de banana... viviam com motor apagando e dizendo que voar com caseirol não presta... eu particularmente nunca tive problemas...

Metanol + Oleo de Ricino ( Mamona )

qualquer coisa diferente disso aí é besteira..

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor B3tO » 23 Mai 2017 09:08

1- Quanto tempo de validade tem o caseirol depois de misturado com 80% metanol e 20% óleo de rícino?
1.1- A validade muda de acordo com a mistura?

Faça 1 litro por vês, utilize até acabar e depois faça mais 1 litro e por aí vai... não tem necessidade de misturar tudo.

2- Posso usar acetona de farmácia para substituir o nitrometano?
2.1- Caso não de para usar, como eu separo os componentes dela? é impossível achar aqui na minha cidade ela p.a.

A acetona de farmácia não é tão pura quanto a indicada, se tens dificuldade em encontrar na sua cidade, tem no Mercado Livre.

3- Já vi uns caras doidos usando óleo de cozinha como óleo 2 tempos em motos de trilha, isso funcionaria nos motores GLOW?
3.1 - Caso não sirva, qual outro óleo posso usar?

A menos que queira sair da pista exalando barraquinha de pastel meu amigo (sem pastel e sem motor) use os óleos específicos. Sintético (Klotz) ou outros para Kart e Rícino.

4 - Para baratear, alguém conhece o macete de "batizar" o metanol com álcool de posto?
4.1 - Qual a proporção?

Já está barateando usando o Caseirol, vá de metanol puro e depois faça seus testes com o ganho de experiência.

Estou iniciando no Glow e também fiquei chateado em ter que pagar tanto por 3.6l de combustível (ainda mais 4T que é mais caro) e comecei a pesquisar sobre o caseirol e conversões para álcool de posto.
No fim, comprei um galão de Glow 4t da MK pra iniciar.
Mais pra frente, com mais experiência tentarei me aventurar nas misturas caseiras e conversões.
No momento, só quero me divertir voando, sem dor de cabeça.
Taylorcraft E-flite - PA18 80" - Ugly Stick EP - by 6EXAP 72mHz

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Camacho » 24 Mai 2017 15:59

depois de mais de 30 anos de aeromodelismo, passando por fases tipo " tenho dinheiro pra comprar uma carreta de glow até o não tenho dinheiro pra comprar um copo d'agua" , e com a propriedade que a situação me traz lhes digo, sei lá pela qual vez:
- quer baratear use combustível caseiro, que é o mais barato pra glow
- quer baratear mais migra pra gasolina pois o custo é o do posto por litro
quer baratear MESMO, vai empinar quadrado... não tem mágica infelizmente

não use alcool de posto! ele por si só já é uma mistura de um monte de porcaria, incluindo gasolina e água....
o trabalho de separar a porcaria do álcool é tanto que nem vale o esforço, ainda mais se contar a hora- serviço(não trabalho de graça nem pra mim mesmo,PONTO)
alcool de farmácia ou PA funciona pra motor BE e olhe lá... mudar um glow pra BE se não tiver já o equivalente-tipo ax55 e be 55- custa dinheiro e resulta em adaptação que muitas vezes fica uma "fezes".
batizar glow com alcool de posto vai explodir seu motor... ACREDITE EU SEI- não que eu tenha feito, mas comprei glow uma certa época de um pilantra que fazia(sem saber) e acabei com um saito 91 4t por uma economia idiota de alguns reais.
o hobbie é caro e sempre foi.... agora mais pela situação do país....
MHO ,sem neuras.....
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Jacimar » 24 Mai 2017 21:04

Boa noite prezados ! Camacho, e essa estória de gasolina + Glow ? já experimentou ? pergunto pela curiosidade e interesse para futura evolução ( ou retrocesso ? ) para motores a combustão . . .

https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... low-Engine

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Camacho » 24 Mai 2017 22:35

Jacimar escreveu:Boa noite prezados ! Camacho, e essa estória de gasolina + Glow ? já experimentou ? pergunto pela curiosidade e interesse para futura evolução ( ou retrocesso ? ) para motores a combustão . . .

https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... low-Engine


já sim...
a única diferença é que lá eles usam em motores gasolina grandes pra eliminar o CDI e bateria de ignição.
eu por aqui tentei adaptar pra usar em um motor pequeno(ASP 40) MAS SEM MUITO SUCESSO...
até fiz uns 3 voos bem ruins, o motor ficou bem temperamental e de difícil acerto. no minuto inicial do quarto voo ele apagou numa posição bem "fockner"
o que me forçou a fazer um pouso do tipo "ave maria", que só não acabou em lenha feia por pura sorte.
acabei abandonando, pelo menos por enquanto, esse conceito. como nos últimos 2,5 anos estive bem ocupado com faculdade e trabalho, TCC e toda essa trozomba acabei ficando no glow e elétrico por absoluta falta de tempo e não aprofundei as experiências.
mas é inegável que o conceito é bem interessante se conseguir chegar num resultado estável.
Abraços
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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Jacimar » 25 Mai 2017 00:18

O que me chamou a atenção, nesse post específico, é que o sujeito está usando essa mistura em um glow 2 tempos comum . . . estou interessado em motores a explosão mas os a gasolina estão muito caros ainda, e combustível para glow aqui na roça é difícil de encontrar . . . por enquanto uma alternativa são os motores de motosserra, sei lá . . . mas obrigado pela atenção ! abraço.

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Camacho » 25 Mai 2017 07:42

jacimar os motores OS e Evolution a gasolina de pequena cilindrada- equivalentes a um 55 AX- tem o preço bem perto dos glows... talvez um pouco mais caro, mas a vantagem de usar um combustível que custa 15 reais o galão, paga esse custo inicial a mais com o tempo de uso. ou seja, quanto mais você voar com gasolina, mais barato vai ficar seu motor em relação ao motor glow equivalente.....
supunhetemos que você compre um evo 10cc por, digamos 1000 mangos, e um equivalente BOM(não vale comparar com ASP e similares) um OS ax 55 custe sei lá.... uns 700 mangos.
o galão de glow 10/18 aqui custa média 160/180 mangos. no segundo galão você já empatou em custo com o investimento inicial no motor.... do terceiro pra frente é só alegria. e só o fato de poder comprar combustível no posto da esquina já é" duka"...
enfim, são fatores que todo mundo deveria pensar antes de investir em equipamento.
Abraços
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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor zocra » 25 Mai 2017 13:03

Camacho escreveu:jacimar os motores OS e Evolution a gasolina de pequena cilindrada- equivalentes a um 55 AX- tem o preço bem perto dos glows... talvez um pouco mais caro, mas a vantagem de usar um combustível que custa 15 reais o galão, paga esse custo inicial a mais com o tempo de uso. ou seja, quanto mais você voar com gasolina, mais barato vai ficar seu motor em relação ao motor glow equivalente.....
supunhetemos que você compre um evo 10cc por, digamos 1000 mangos, e um equivalente BOM(não vale comparar com ASP e similares) um OS ax 55 custe sei lá.... uns 700 mangos.
o galão de glow 10/18 aqui custa média 160/180 mangos. no segundo galão você já empatou em custo com o investimento inicial no motor.... do terceiro pra frente é só alegria. e só o fato de poder comprar combustível no posto da esquina já é" duka"...
enfim, são fatores que todo mundo deveria pensar antes de investir em equipamento.
Abraços


complementando tb, não só o custo mais a disponibilidade
exemplo: fazer o check list sábado a noite pra voar domingo putz acabou o glow já era o dia de voo ninguém vende glow sábado a noite, gasolina sem problemas passa num posto e co,pra eu mesmo tenho 2 10cc e uso podium uma maravilha

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Jacimar » 25 Mai 2017 21:52

Camacho escreveu:jacimar os motores OS e Evolution a gasolina de pequena cilindrada- equivalentes a um 55 AX- tem o preço bem perto dos glows... talvez um pouco mais caro, mas a vantagem de usar um combustível que custa 15 reais o galão, paga esse custo inicial a mais com o tempo de uso. ou seja, quanto mais você voar com gasolina, mais barato vai ficar seu motor em relação ao motor glow equivalente.....
supunhetemos que você compre um evo 10cc por, digamos 1000 mangos, e um equivalente BOM(não vale comparar com ASP e similares) um OS ax 55 custe sei lá.... uns 700 mangos.
o galão de glow 10/18 aqui custa média 160/180 mangos. no segundo galão você já empatou em custo com o investimento inicial no motor.... do terceiro pra frente é só alegria. e só o fato de poder comprar combustível no posto da esquina já é" duka"...
enfim, são fatores que todo mundo deveria pensar antes de investir em equipamento.
Abraços


É verdade, principalmente se, como no meu caso, não tiver certeza se é uma configuração promissora, vou avaliar bem, obrigado . . .

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Giuliano MO » 18 Jun 2017 23:36

amigos, estou voltando aos voos devagarinho e me deparei com esses preços nas alturas, estou meio que deprimido hehehehe.
mas enfim, vi no mercadolivre o metanol e oleo a venda e em alguns casos vendem junto acetona, pessoal que usa acetona aí por favor se pronunciem, isso dá certo mesmo ou não faz lá grande diferença?
voei muito com caseirol, metano com oleo de ricino e tb já usei o antigo castrol M50 e nunca tive problemas.
os últimos vôos a uns 3 ou 4 anos atrás eu usava o MK 10% nitro por pura comodidade, aqui na cidade vendia a 65pila o galão, mas agora só eu buscando na capital e 130barão o galão sem chances, vou de caseirol mesmo.
Giuliano MO
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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Giuliano MO » 19 Jun 2017 14:56

Outra dúvida, pessoal tem usado caseirol em motores 4tempos?
Tipo um Saito56 será que rola caseirol nele?
Giuliano MO

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor Evaldo Falcão » 20 Jun 2017 16:54

Tenho um motor ASP .56 instalado num aeromodelo Calmato.
Uso o caseirol na proporção de 5 de Alcool Metílico para 1 de Óleo de Rícino (Mamona).
Já voa há 5 anos. Apesar de algumas quedas por culpa do piloto, o motor parece novo (Pega na primeira).
O "Caseirol" é um ótimo combustível e não uso outro. Além de ser bem barato.
Engraçado é que, quando cheguei com esse motor no aeroclube, me disseram que não prestava, assim como o combustível e o rádio que eu usava (Futaba T6J).
Hoje muitos companheiros usam o combustível "Caseirol", o motor ASP e o rádio T6J.

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Re: CASEIROL Duvidas

Mensagempor welsobral » 21 Jun 2017 10:14

bom minha opinião seguinte ja usei muito caserol metanol com oleo rícino mais percebo que desempenho não e o mesmo mais vai bem pelo custo 6 litros por cerca do valor de 3.5 de um mk mais a uh tempo tem um oleo chama SMARTLUB compro ele no rio de Janeiro com o Fernando olha ja usei aqui muito bom e funciona com os 4 tempo procura no youtube smartlub o litro do oleo custa cerca de 50 reais foi ultimo que comprei eu recomendo ..... desempenho fica melhor do que usar oleo rícino..
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