Que helice usar em um OS .55 AX?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Minhas experiências com OS55AX:

* Condor46 da prince, helice JXF 11X7, tava muito legal, velocidade e tração perfeitos, motor girava muito bem, muito bacana o vôo;
* Tango 40 Hangar 9 com APC 12,25X3,75, vôo tb bacana mas era pra vôo pendurado, não gostava de botar a pleno em vôo nivelado ou mergulho pq motor girava demais e só gritava sem render, diferentemente da 11X7 no condor que eu abusava dos mergulhos a pleno!!!
* Groovy 3D 50 world models tb com 12,25X3,75, motor rendia menos que no Tango pelo aero ser mais pesado, vôo bacana e segurava no torque com certa limitação, mas boa diversão.
* Albatroz 46 INCOAER (o aero em questão), usei com Master 11X6 na época, voava bem sem girar demais, com boa velocidade e com o Albatroz assim montado me diverti muito!!
* Super Stunts world models, com Master 12X6 vôo banaca porém meio xoxo, não sei se o aero q não foi feito pra velocidade mas era meio "freio de mão puxado", porém em acrobacias sem velocidade estava perfeito. Depois esse conjunto vendi prum amigo que mudou a helice para uma 13X5 master eu acho, voo muito bacana pendurado, sem velocidade mas perfeito em acrobacias de baixa velocidade.

Tudo depende do avião, acho que uma hélice muito bacana é a APC legítima 12X6 sport!!!!

Meu conselho, compre umas 3 hélices e faça você mesmos os testes, é a melhor coisa, tenha em mãos um contagiros.
A melhor hélice será a que você mais gostar do vôo do aero e que deixe ele numa faixa de rotação compatível para ele indicada no manual de instruções.
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Mensagem por derioeng »

Amigo Giuliano MO,

Obrigado pela dica, infelismente não tenho um medidor de rotação,vou ver se o pessoal da pista tem, mesmo assim vou trocar a helice para fazer alguns testes para sentir a diferença. Com a que esta hoje(11x7), ta voando bem, porem não tenho parametro, pois não experimentei nenhuma outra.

Abrços
Att.
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Tchê, primeira hélice no teu caso seria a APC 12X6, na falta dela uma JXF de madeira 12X6 ou na pior uma Master!!!

Aí depois tu nos diz o q achou!!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Mensagem por derioeng »

Amigo Giuliano MO,
Vou começar com uma Master 12x6, como recomendado. ai posto o resultado, to indo lá agora.

Valeu,
Abraços.
Dério.
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Mensagem por derioeng »

Ola pessoal,

Conforme prometido testei a uma helice master 12x6 no meu albatroz com motor OS-55AX. Inicialmente estava rodando com uma master 11x7(não notei nenhum problema). Não achei que ficou muito legal(pode ser falta de costume), com a helice anterior ao tirar o motor (lenta) em vôo, ele quase não tinha inércia, demorava bastante para começar a perder velocidade, poém agora ele quase que freia ao tirar o motor, acho que é devido à helice ser maior e ter um passo menor. Vou testar uma 12x7 para ver como fica e posta aqui para comentários.

Abraço a todos e Obrigado.

Att.
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Mensagem por derioeng »

Pessoal.,voei hoje com uma 12x8, excelente, perfeita.

Até.
mansour
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Dom Mai 30, 2010 3:53 pm
Localização: monte mor - sp

Mensagem por mansour »

amigo vc continua com a helice 12x8 ? comprei um 55ax semi novo que o ex dono estava com uma 11x7 .... coloquei o motor num modelo f 15 da great planes para motor 46 , nao testei ainda pois como estou voltando no esporte, vou pegar dedo com outro modelo.... o que vc me indica ? obrigado mansour
mansour
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Dom Mai 30, 2010 3:53 pm
Localização: monte mor - sp

Mensagem por mansour »

me desculpem todos .. estou voltando ao aeromodelismo depois de 8 anos longe ... parabéns pelos organizadores do site que é ótimo e tem me ajudado muito...... agora sim a pergunta !! desculpem todos pela falta de eduacação de nao me apresentar ! !
Avatar do usuário
derioeng
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Ago 05, 2009 1:46 pm
Localização: Santos

Mensagem por derioeng »

Ola Amigo mansour,

Dei uma olhada no manual do motor e a 11x7, esta um pouco fora, o recomendado é apartir da 12x7. Porem o importante é não ultrapassar o rotação máxima especificada pelo motor, no nosso caso 10.000rpm, porque isso diminui a vida util do motor. Porem isso não seri muito proplema tendo em vista que estes motores tem uma grande durabilidade mesmo em condições extremas. O mais importante é você se sentir bem e se acostumar com o conjunto heli/motor. pois possuem caracteristicas diferentes na decolagem e no pouso, que dependem do passo e diametro da heli. Eu me adptei bem com a mencioanda 12x8, possue uma boa potencia na decolagem e boa velocidade final. Sugiro fazer uns 2 voos com a 11x7 e depois trocar para 12x8. Porem particularmente eu utilizaria uma 11x8.

Abraço, bons voos.

Att.
Avatar do usuário
Candido
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Jun 23, 2009 11:28 am
Localização: Macae

Re: Que helice usar em um OS .55 AX?

Mensagem por Candido »

Acabei de comprar Gaviao GT500 de Prince ( Plyon ) e motor OS engines 55ax ...... tenho uma duvida.. qual é o helice plyon para Gaviao plyon ?
Extra 260 30% DA50cc , ULtimate 32cc , Cessna 20cc , Tucano 20cc ,Glider CIRRUS Graupner 3m, Radio Dx6i e Graupner MZ-24 ( surdo - Def.Auditivo)
Responder