O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por LaercioLMB »

fabiofleal escreveu:Está acontecendo com o hobby hoje o que aconteceu com o skate em 1990 com o plano Collor: Uma quase morte, seguida de um renascimento, com muita coisa em novos formatos....



Verdade Fabio, a coisa está desse jeito mesmo e assim como fizeste questão de frisar que não está generalizando, que tem ainda pessoas que realmente pensam e se interessam em aprender, muitos vem tomando as dores de outros e criam contenda sobre esse assunto.
Não tenho muito a acrescentar sobre o que você relatou, mas é a mais pura verdade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Sukyake »

Olha... Creio que as lojas de modelismo deram uma sumida sim em Curitiba e encontrar material para R/C ou mesmo ter aquelas vitrines com materiais para atiçar a curiosidade do pessoal que ainda não ingressou no hobby.

O poder de compra também reduziu muito, especialmente com a falta de eletrônicos após a quebra de produção na China em 2020.

Ainda me lembro que comecei a ter minha primeira aventuras com aviões de controle remoto com o Aero Soarer. Apenas 3.5g de peso e 30 segundos de motor alimentado por super capacitor.

Em 2013, eu ainda sim praticava esporadicamente, mas acabei me focando mais no trabalho para subir rápido na carreira. Após um ataque cardíaco, optei por pedir as contar em 2015 e recomeçar a vida.

Nessa época mesmo entre 2015-2019 não vi mais gente voando no parque Barigui como de costume. Parece que os tempos mudaram e não vejo tantas crianças nem adolescentes nos parques por aqui. Normalmente eles é que acabavam vendo os aviões e querendo entrar no hobby.

Outros hobbies também tomaram prioridade e se mostraram mais acessíveis e populares que o aeromodelismo em Curitiba. Passei a praticar track days em 2016 até 2021. Infelizmente agora demoliram o autódromo de Pinhas aqui do lado de Curitiba. Muito triste ver décadas de automobilismo irem para o lixo e deixar de ter um local para praticar o esporte. Inclusive a galera de aerofilmagem com drones está evoluindo rápido nos eventos de track day.

Em 2017, meu pai me arranjou um quadricóptero após retornar de uma viagem de Foz de Iguaçu. Daí em diante comecei a carregar esses quadricópteros de bolso e até um desses mini aviões 2ch com gyro para brincar de vez em quando. Até FPV dentro de casa cheguei a praticar durante e recebi alguns produtos de alguns contatos de Shenzhen como o XK420 (avião VTOL tail sitter).

Acho que o hobby mudou muito e eletrônicas de automação e estabilização ficaram muito mais baratas para RTF, entretanto peças e materiais para contrução de aeromodelos ficaram difíceis de obter em lojas físicas e estão caros para o brasileiros após a perda do poder de compra.

Também creio que redes sociais e muitas opções de entretenimento na palma da mãos via internet móvel e celular vêm ocupando demais a cabeça das pessoas, sobrecarregando cérebros com informações inúteis e tornando as pessoas menos criativas, únicas e curiosas para o mundo físico a sua volta.

Ah... E... Fico feliz de ver o e-voo ainda existe. Realmente me sinto muito feliz. Quantos anos que eu não venho aqui para postar algo. :lol:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por LaercioLMB »

Sukyake escreveu:
...Também creio que redes sociais e muitas opções de entretenimento na palma da mãos via internet móvel e celular vêm ocupando demais a cabeça das pessoas, sobrecarregando cérebros com informações inúteis e tornando as pessoas menos criativas, únicas e curiosas para o mundo físico a sua volta...




Isso que você falou é a mais pura verdade, a maioria das pessoas está tão dependente de redes sociais como o face e o insta que pararam de pensar. Isso mesmo, pararam de pensar e agem somente como máquinas repetitivas, não aprendendo mais nada, pois pensar não dá like e nem seguidores.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Mensagem por Andre Mauricio »

Han escreveu:Boa tarde pessoal, como apaixonado por aeromodelismo, estava parado a uns tempos e decidi voltar agora, depois que diniz esteves fechou e o dólar desse preço está difícil de encontrar peças e modelos de aeros e autos e seus acessórios!!
Como os amigos estão fazendo? Importando?
Pois a maioria das lojas fecharam ou estão sem produtos apenas sob-encomenda. E a coisa tá feia!! Parece que a cada ano que passa o aeromodelismo no Brasil está se extinguindo ( do pouco que ja tinha) no meu ponto de vista..
Eu estava procurando alguns great planes, motores o.s, modelos da hangar 9 , phoenix, alguns modelos de rádios jr mas tá bem difícil...
:cry: :cry:

Não sei se já comentaram sobre essa causa aqui no fórum, se já peço desculpas!


O aeromodelismo tá muito forte. Tem nuita gente nos d.rones, que acabam migrando de um hobby pra outro, ou voam seus d.rones e têm algum heli ou aero em casa, conheço alguns caras com esse perfil. Conheço até viciado em d.rone que voa em clube e é amigaço do pessoal do aero. E querendo ou não, compartilham muitos conhecimentos e equipamentos. Usamos os mesmos carregadores, voamos com os mesmos rádios, mesmas baterias, motores, ESC etc. Fora que a cada dia aparecem mais e mais projetos incríveis. O pessoal tá investindo legal.

Sobre a questão das lojas, o problema é que o preço aqui no Brasil é absurdamente alto, normalmente aqui se pratica ao menos o dobro do valor que pagamos para importar o mesmo produto. O custo Brasil dificulta muito a vida dos lojistas. Mas a maioria das lojas compram aqueles produtos que revendem exatamente nas mesmas lojas onde compramos os nossos equipamentos na China. Antes esses lojistas compravam na HobbyKing e revendiam aqui, hoje compram na AliExpress ou Bangood e fazem a mesma coisa. São poucos lojistas que compram poucos equipamentos diretamente dos fabricantes, geralmente esses trazem com um preço muito melhor. A antiga Gaui Brasil trazia kits e peças Gaui com preço absurdamente mais baixos do que aqueles que compravam de lojas e revendiam, justamente por ser uma representante oficial da Gaui por aqui.

O crescimento de grandes varejistas chinesas como AliExpress, Banggood, Shopee, Shein etc facilitou em muito a compra de tranqueiras da China. Hoje você consegue comprar da China pagando com seu cartão (não precisa nem ser internacional), boleto e até Pix. Essa facilidade, associada ao preço praticado no Brasil matou muitas lojas.

Kits de avião vai ser difícil encontrar por conta do valor do frete em container que aumentou muito durante a pandemia. Para compensar isso, os lojistas precisariam fazer encomendas muito grandes.

Quanto à JR, pelo que sei a marca entrou em falência e foi comprada por alguns de seus engenheiros (sob o nome de Dee Force Aviation), e hoje tá se reerguendo no mercado. Por um bom tempo havia pouquíssima coisa da JR, mas hoje já tem mais coisas. Por isso está difícil encontrar produtos JR.
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder