Dúvida entre modelos acrobáticos

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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Bivo
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Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Bivo » 07 Nov 2023 22:39

Boa noite pilotos!

Estou em dúvida entre dois modelos para fazer algumas acrobacias.

1- Sbach Skylinerc com motor DLE30 e 1,90 de envergadura por 1,70 de comprimento com servos Bluebird
2- Extra 260 da H9 com motor DLE55 e aprox. 1,98 de envergadura por 1,80 de comprimento e servos Savox nos ailerons e profundor, pilot no leme e Hitec no acelerador

Ambos os aeros estão muito novos, mas o Extra está 2k mais caro, provavelmente pelo DLE55 e os servos de melhor qualidade e força.

PERGUNTA:

Para acrobacias do tipo faca, parafuso chato, knife edge spin etc. Será que, na prática o melhor setup do Extra justifica os 2k a mais?

Não voo 3D

Obs: Até o momento somente voei aero elétrico (já fazem 10 anos)

Agradeço se contribuírem com seus comentários

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lucas.sjc
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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor lucas.sjc » 08 Nov 2023 09:08

Bom dia!

Legal montar um aero maior, mas sinceramente, há 10 anos voando só elétrico, eu não sairia dos elétricos não. Montava um 30cc mas elétrico mesmo.

Um aero deste tipo abaixo, mas elétrico mesmo. Dor de cabeça zero!

https://clmodelismo.com.br/index.php?ro ... ct_id=1077

mas na sua pergunta acima, entre os dois modelos, eu escolheria o 55cc, mais fácil de voar e mais confiável.
Bons voos...

Lucas Mendes

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Bivo » 08 Nov 2023 10:19

Obrigado Lucas!
Realmente sei de todos os problemas dos aeros a combustão, mas, após 10 anos nos elétricos, quero ter essa experiência.
Até pensei em comprar um glow menor, mas acho que vai me dar ainda mais dor de cabeça. O que acha?

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor leosusse » 08 Nov 2023 14:45

Sou suspeito pra falar, mas pra mim, a dor de cabeça que o glow dá é uma relação de amor e ódio.
Não troco o cheiro + barulho + a sujeira do glow por nada no hobbie :lol: :lol:

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lucas.sjc
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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor lucas.sjc » 08 Nov 2023 15:54

Um motor Glow, com certeza você terá bem menos dor de cabeça do que um a gasolina, isto é fato! Mas também terá bem menos dinheiro na conta bancaria, rs. O galão do combustível glow esta bem caro no momento. Mas assim, se você não voa muiiito, o glow compensa sim. Um galão durará mais que um mês.

Aero a gasolina exige mais cuidados e manutenção, exemplo o carburador, se ficar parado por muito tempo sem ligar, geralmente terá que desmontar tudo para a manutenção e limpeza, o radio controle controle para um aero a gasolina, tem que ser um radio bom e confiável, o receptor original e intacto. A montagem, lincagem, a posição do receptor/ignição tem que ter um cuidado especial nesses aeros.

Os aero glow encontrado no mercado brasileiro ultimamente, não terá o mesmo voo acrobático e 3D igual os aeros 55cc a gasolina, no máximo um parafuso e uma faca, coisas assim!

Como o nosso amigo ai falou, eu também não largo o glow por nada, não vivo sem o cheiro do rícino queimado!
Editado pela última vez por lucas.sjc em 08 Nov 2023 16:01, em um total de 1 vez.
Bons voos...



Lucas Mendes



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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Bivo » 08 Nov 2023 16:01

Entendo...
Você acredita que o 2000,00 a mais no Extra H9, justificam o benefício que terei em relação ao Sbach 30cc?

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor lucas.sjc » 08 Nov 2023 16:05

Com certeza o voo do Extra H9 55cc, será bem mais tranquilo e gostoso que o Sbach 30cc, outra categoria. Acredito que pela configuração justifica o valor maior.
Bons voos...



Lucas Mendes



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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Bivo » 08 Nov 2023 16:21

Entendo...

Puts, por 2000,00 encontrei um Tucano com trem retrátil Glow com motor ASP91...
Mas a impressão que tenho, é que o Glow tem uma tendência maior de apagar em vôo, o que me causa arrepios rsrs...
Talvez pelo combustível utilizado ou ajuste... não sei ao certo, mas quero um aero que uma vez ajustado, não tenha que ficar ajustando com frequência (desde que utilizado com certa regularidade)
Talvez vocês voltem a me falar para não sair do elétrico, (e não irei abandonar os elétricos) mas mesmo assim quero o combustão... rsrs

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor lucas.sjc » 08 Nov 2023 16:46

Pelo contrario, na minha opinião, o motor glow a tendencia é apagar bem menos, ou quase nunca apaga comparado com os gasolinas, e também não precisa ficar regulando muito igual os gasolinas, tenho glow que há meses não mecho na agulha, quando troca a marca de combustível, quando a temperatura ou humidade do ar muda muito, as vezes, precisar mexer alguma coisa abrindo ou fechando a agulha de alta. (OBS.: NUNCA MECHA AGULHA DE BAIXA de um motor glow, uma vez que mexer drasticamente não consegue regular mais, se for muito necessário o ajuste na agulha de baixa, 1/4 de volta no máximo.

Motor Glow a manutenção é menor que os gasolinas, isso com certeza é! Outra certeza é, qualquer uma das duas opções de combustão, vai sim ter que ajustar os motores de tempos em tempos, não tem como fugir disso.

Você pode ir evoluindo degrau, por degrau... compra um glow para começa a voar os combustão e sinta a "emoção", se gostar você troca para um gasolina maior e assim vai subindo os degraus até o seu limite financeiro, rs.

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Bivo » 08 Nov 2023 17:10

Pois é...
Talvez a melhor escolha seja o Tucano Glow com o motor ASP91...
Para acrobacia, já tenho um Sbach 342 elétrico de1400mm da hobbyking rsrs

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Andre Mauricio » 08 Nov 2023 18:36

Bivo escreveu:Realmente sei de todos os problemas dos aeros a combustão, mas, após 10 anos nos elétricos, quero ter essa experiência.


Se quer entrar nos combustão já com um avião pra acrobacia, tem algumas opções de "entrada" no mercado, que são um caminho mais racional do que partir direto pra um 50cc.

Pelo preço do combustível hoje, não recomendo montar glow maior que a classe 46/55, o custo pra manter vai ser muito alto. Maior que isso, o melhor caminho é elétrico ou gasolina. Outra questão a levar em consideração é equipamento glow/gasolina usado. Já tive péssimas experiências tanto com avião, quando com motores usados, principalmente no glow. Pessoal não cuida, impregna combustível na madeira... vibra pra caramba, e às vezes não monta direito, vai danificando com o tempo. Tem que ter muita atenção, de preferência olhar pessoalmente antes de comprar.

Pra gasolina temos algumas opções.
Laser 200 da Flying Circus, voa no estilo "esporte escala" com DLE 20cc, faz todas as acrobacias clássicas, e tem aquela cara de avião escala. Não precisa de servos muito fortes, ou motor grande... bem mais tranquilo ($$$) de montar que um 50cc. Também tem o Mad Stick pra motores 20cc e 30cc, esse já é um avião pra um 3D mais forte.

Laser 200.
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=UvmuHrdRQfU
Mad 20cc.
https://www.youtube.com/watch?v=J-UiNaMinaE&t=83s
Mad 30cc.
https://www.youtube.com/watch?v=FspUxaX_-_0

Além desses kits da FC, o João Castanho (Deco Custom Planes) trouxe de volta um projeto da antiga Vortice, o Storm Stick 30cc. Esse é um Stick "tudo que dá" pro 3D.


O lado bom desses aviões 3D quadrados, derivados do Stick, é que são mais baratos e práticos de montar, reparar e dar manutenção. Pra quem quer começar nos combustão, vai ser mais fácil lidar com os perrengues do motor.

Pra glow tem um opções legais também. O Katana .46 da WGS e o Mad Stick .50 da Flying Circus. Eu, particularmente, já montei e voei ambos, porém elétricos.

O Mad 50 é muito versátil, com pouco comando e segurando o dedo do acelerador ele voa como um Stick tradicional, uma mãe. Porém, com mais comando, ele vira um 3D cabuloso, pendura no torque roll muito fácil, responde sempre de forma muito previsível. Aquele típico avião que chamamos de "na mão".

Meu Mad .50.


O Katana tem um comportamento mais arisco, por ser asa média, ter asa trapezoidal, área alar menor... Também é um pouco mais pesado (coisa de 3kg, contra 2.5kg - em média - do Mad). Mas nada muito preocupante... não é uma cadeira elétrica como os CAP 232 costumam ser :lol: E faz algumas acrobacias com mais facilidade que o Mad, como faca, o parafuso chato sai mais redondo, tanto positivo quanto negativo, etc.

Meu Katana WGS.


Tanto o Mad quanto o Katana vão bem com .55 2T.
Pro Mad .50, o Fabrício recomenda do .52 até o 75 2T. Pro Katana, a WGS recomenda um .55 pra voo 3D.

Tenho até vontade de montar outro Katana WGS, com algumas melhorias com relação ao primeiro. Dá pra reduzir o peso final do avião e deixar o voo ainda melhor.

Se quer partir de um ARF, aí aparecem outras possibilidades... mas ARF novo hoje em dia tá mais caro que ouro :cry:
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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor GuiAero2023 » 09 Nov 2023 07:58

Entre as duas opções que vc citou, eu escolheria o extra por alguns fatores, o principal é por ser maior, então acaba sendo mais fácil de executar manobras nele, não é atoa que todos os campeonatos de acro usam 100cc pra cima, outro fator é que já ouvi em conversas de pista que em comparação com o extra, o sbach não aceita erros, por ter um perfil de asa mais "arisco", e isso pode ser um problema pra quem nunca voou um aeromodelo desse porte.
"Construir para voar."

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor leosusse » 09 Nov 2023 09:37

Apenas acrescentando algumas colocações em relação ao glow..

Tenho usado caseirol (sem nitro), o que viabiliza muito o custo do combustível.
A perda de potência do motor é perceptível porém muito menor do que o esperado, nesse sentido, o preço do glow pronto (com nitro) não justifica a performance, pro meu tipo de voo.
Tenho que reajustar os motores com frequência, porém isso independe do combustível no meu caso, pois o mesmo acontecia quando usava glow pronto...Acho que é falta de perícia mesmo rsrs

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Bivo » 09 Nov 2023 10:43

Legal pessoal...
O problema é que fiquei com o Extra 260 da H9 na cabeça...

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Caiego » 09 Nov 2023 11:15

Bivo escreveu:Legal pessoal...
O problema é que fiquei com o Extra 260 da H9 na cabeça...

É um excelente avião, aliás todos os modelos de Extra são bons, o que é importante é saber voar sem detonar. A ajuda de instrutor voando cabeado é uma boa também.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Bivo » 09 Nov 2023 11:44

Já conheço bem os conceitos de voo.
Faço acrobacias com meus elétricos a uns 10 anos.
A questão está no peso do gasolina 55cc...
E com relação ao Sbach 30cc, tenho receio de, quando fizer algumas manobras, ele demorar para sair.

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor lucas.sjc » 09 Nov 2023 12:53

Bom dia, não aconselho a começar com o Tucano não, é um aero complicado de voar, estola fácil de ponta de asa, e não faz muita acrobacia não, se entrar no parafuso chato, quase nunca sai e é chão na certa!

O Stick ou o Mad Stick motor glow .46 ou o maior gasolina 20cc seria uma ótima opção. Não tem como, não ser feliz, voando um STICK!

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor lucas.sjc » 09 Nov 2023 12:57

"A questão está no peso do gasolina 55cc...
E com relação ao Sbach 30cc, tenho receio de, quando fizer algumas manobras, ele demorar para sair."

Pelo contrario, quanto maior o aero e a motorização, mais facil de voar e responde melhor as manobras e retomadas.

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Caiego » 09 Nov 2023 18:21

Bivo escreveu:Já conheço bem os conceitos de voo.
Faço acrobacias com meus elétricos a uns 10 anos.
A questão está no peso do gasolina 55cc...
E com relação ao Sbach 30cc, tenho receio de, quando fizer algumas manobras, ele demorar para sair.


Como diz o Maverick: "Não é o avião, é o piloto." ;)
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.

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Re: Dúvida entre modelos acrobáticos

Mensagempor Bivo » 09 Nov 2023 19:53

Sem dúvida!!!


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