Montando meu primeiro Glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Edmar,boa tarde.

Os horns do profundor e leme estão montados errado.
Tem de ficar rente ao bordo de ataque das superfícies móveis(ailerons, profundor, leme, flaps, etc)e não no "meio" delas, capicci?
Reposicione ou terá problemas de controle e forçará sem necessidade os servos., drenando bateria e talvés, derrubando seu avião...

No mais tudo está bem caprichado, vai voar bem fique tranquilo.

Abs

Norton
Avatar do usuário
Edimar
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Dez 05, 2010 8:15 pm
Localização: Bauru/SP

Mensagem por Edimar »

[quote:7c17a7f6f7="NORTON"]Edmar,boa tarde.

Os horns do profundor e leme estão montados errado.
Tem de ficar rente ao bordo de ataque das superfícies móveis(ailerons, profundor, leme, flaps, etc)e não no "meio" delas, capicci?
Reposicione ou terá problemas de controle e forçará sem necessidade os servos., drenando bateria e talvés, derrubando seu avião...

No mais tudo está bem caprichado, vai voar bem fique tranquilo.

Abs

Norton[/quote:7c17a7f6f7]


Eita!! :shock:
Eu tenho que montar onde eu indiquei nas fotos? :shock:
Anexos
WEB_19_mod.jpg
WEB_19_mod.jpg (30.19 KiB) Exibido 6780 vezes
WEB_20_mod.jpg
WEB_20_mod.jpg (36.36 KiB) Exibido 6780 vezes
Avatar do usuário
sylviocrazypilot
membro
Mensagens: 2746
Registrado em: Sex Set 28, 2007 1:27 pm
Localização: Leme - SP / 20
Contato:

Mensagem por sylviocrazypilot »

sim
NO TUBE NO LOVE
Avatar do usuário
Edimar
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Dez 05, 2010 8:15 pm
Localização: Bauru/SP

Mensagem por Edimar »

[quote="Edimar"][quote:e22257a6be="NORTON"]Edmar,boa tarde.

Os horns do profundor e leme estão montados errado.
Tem de ficar rente ao bordo de ataque das superfícies móveis(ailerons, profundor, leme, flaps, etc)e não no "meio" delas, capicci?
Reposicione ou terá problemas de controle e forçará sem necessidade os servos., drenando bateria e talvés, derrubando seu avião...

No mais tudo está bem caprichado, vai voar bem fique tranquilo.

Abs

Norton[/quote:e22257a6be]


Hoje arrumei os horns na posição correta.
Agradeço ao Norton pela ajuda :D
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Sempre um prazer ajudar que tem futuro no hobby!

Abs,

Norton
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

boa construção. Só algumas recomendações, se me permite:
. Nos ailerons, eu recomendo a colocação de ailerons diferenciais, essa roseta que você colocou não te dá essa opção, prefira aquelas com seis braços ou aquela redonda na cabeça do servo, me parece que assim você terá excesso de comando, o aileron não precisa de tudo isso.
. Eu também cortaria o excesso das barrinhas que sobraram para frente dos conectores, aquilo tudo é um prato cheio pra proporcionar um enrosco em fios e até entre eles próprios. Não precisa ter tudo aquilo para uma eventual regulagem. Nesse sentido sou meio exagerado, eu corto todos os braços da roseta que não serão utilizados (no caso, a roseta tem seis braços, eu corto CINCO e deixo só um), só para prevenir possíveis enroscos. É que comigo já aconteceu, então me previno da melhor maneira possível.
E reparei também (Ô cara chato eu!!! 8) 8) ) que você deixou umas dobras tipo um "Z" nos arames, eu tentaria deixar tudo o mais reto possível, ou faria as dobras mais suaves, dão mais precisão nos comandos.
Ufa!! desculpa se fui muito chato.
Não entendi o porquê de levantar o servo da asa, mas tudo bem. Se sobrou espaço dentro...
Avatar do usuário
Edimar
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Dez 05, 2010 8:15 pm
Localização: Bauru/SP

Mensagem por Edimar »

[quote:a72cc3a668="roberto.mazza"]boa construção. Só algumas recomendações, se me permite:
. Nos ailerons, eu recomendo a colocação de ailerons diferenciais, essa roseta que você colocou não te dá essa opção, prefira aquelas com seis braços ou aquela redonda na cabeça do servo, me parece que assim você terá excesso de comando, o aileron não precisa de tudo isso.
. Eu também cortaria o excesso das barrinhas que sobraram para frente dos conectores, aquilo tudo é um prato cheio pra proporcionar um enrosco em fios e até entre eles próprios. Não precisa ter tudo aquilo para uma eventual regulagem. Nesse sentido sou meio exagerado, eu corto todos os braços da roseta que não serão utilizados (no caso, a roseta tem seis braços, eu corto CINCO e deixo só um), só para prevenir possíveis enroscos. É que comigo já aconteceu, então me previno da melhor maneira possível.
E reparei também (Ô cara chato eu!!! 8) 8) ) que você deixou umas dobras tipo um "Z" nos arames, eu tentaria deixar tudo o mais reto possível, ou faria as dobras mais suaves, dão mais precisão nos comandos.
Ufa!! desculpa se fui muito chato.
Não entendi o porquê de levantar o servo da asa, mas tudo bem. Se sobrou espaço dentro...[/quote:a72cc3a668]


Roberto.mazza, boas dicas são sempre bem-vindas, ainda mais para um marujo, quero dizer piloto de primeira viagem....rsrs :D
Então, como eu nunca montei e pilotei um aero, eu não tenho essa noção de quanto se tem pouco ou muito comando dos servos... :(
Então toda a montagem deles esta prejudicada por essa minha falta de noção e por isso que eu deixei excesso de barrinhas e não cortei os braços de rosetas.
Por exemplo isso que vc me contou de excesso de comando nos ailerons...ao dar comando pra movimentá-los, me parece que estão bons...mas é só um "parece", já acho que tenho muito comando no leme,....mas é um "acho" e parece-me que tenho pouco comando no profundor....mas é um "parece"...... :oops:
Como toda essa parte me dão dúvidas creio que vou definir isso com o pessoal lá na pista, com eles fazendo um vôo e vendo no funcionamento em vôo o que tá faltando e o que tá sobrando de comando. 8)
Quanto aos "z" vou seguir sua orientação e tentar deixá-los mais suaves, assim ficam menos propensos a não cederem em um momento de maior esforço em um vôo, correto? :)

Novamente agradeço as dicas do pessoal deste forum

Abraço
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Beleza, Edimar. :D :D Tem gente que fica meio chateada com quem fica dando palpites na construção...
Se você vai voar na pista, melhor ainda, peça a alguém com experiência para dar uma checada geral, a título de esclarecimento, uma superfícies de comando com uma atuação entre 20 a 25 graus já é suficiente para a maioria dos modelos, acima disso já começa a ficar meio crítico, verifique se suas superfícies estão dentro desse limite, use um transferidor simples, é fácil de visualizar. Peça a alguém que já possua um modelo trimado e em condições de vôo que mostre a você o movimento das superfícies no modelo dele, e compare com as suas, você ficará surpreso de ver como um pequeno ângulo já dá um grande resultado.
Fazendo desse jeito seu vôo será bem mais dócil e menos crítico.
E ailerons, cuidado com o diferencial!!!
Bons vôos!! Seu modelo tem tudo pra voar, você tá no caminho certo. :wink:
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
Edimar
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Dez 05, 2010 8:15 pm
Localização: Bauru/SP

Mensagem por Edimar »

[quote:794902d693="roberto.mazza"]Beleza, Edimar. :D :D Tem gente que fica meio chateada com quem fica dando palpites na construção...
Se você vai voar na pista, melhor ainda, peça a alguém com experiência para dar uma checada geral, a título de esclarecimento, uma superfícies de comando com uma atuação entre 20 a 25 graus já é suficiente para a maioria dos modelos, acima disso já começa a ficar meio crítico, verifique se suas superfícies estão dentro desse limite, use um transferidor simples, é fácil de visualizar. Peça a alguém que já possua um modelo trimado e em condições de vôo que mostre a você o movimento das superfícies no modelo dele, e compare com as suas, você ficará surpreso de ver como um pequeno ângulo já dá um grande resultado.
Fazendo desse jeito seu vôo será bem mais dócil e menos crítico.
E ailerons, cuidado com o diferencial!!!
Bons vôos!! Seu modelo tem tudo pra voar, você tá no caminho certo. :wink:[/quote:794902d693]

Eita, eita
Pintou duas dúvidas! :shock:
1. Afinal, o que vc esta chamando de diferencial? :shock: :shock:
2. Esses 20/25° devem ser para atuação total do comando, ou seja 10/12,5° para cada lado, conforme o desenho abaixo(supondo ser a asa, o leme ou o profundor):
Anexos
ASA.JPG
ASA.JPG (5.6 KiB) Exibido 6731 vezes
Avatar do usuário
Edimar
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Dez 05, 2010 8:15 pm
Localização: Bauru/SP

Mensagem por Edimar »

Salve lista...

Bom, devagarinho, meio que à conta gotas, vou construindo meu aero...
Posto mais fotos dos comandos de superfície.
Conforme orientação do colega Norton, aproximei os horns dos eixos do leme e do profundor.
Também dei uma "desentortada" nos braços dos aleirons.
Lembrando que os servos ainda devem ser regulados para não ter nem muito comando e pouco comando para cada superfície.
Isso pretendo fazer no aeroclube com ajuda dos colegas.
Eis as fotos:
Anexos
Aleirons
Aleirons
WEB_29.jpg (25.72 KiB) Exibido 6712 vezes
Profundor
Profundor
WEB_28.jpg (26.96 KiB) Exibido 6712 vezes
Leme
Leme
WEB_27.jpg (25.49 KiB) Exibido 6712 vezes
Responder