Motor Oliver Tiger 15 Diesel - Réplica Chinesa

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Motor Oliver Tiger 15 Diesel - Réplica Chinesa

Mensagem por betocastrucci »

Ano passado comprei uma réplica de um motor bem famoso dos anos 50/60, que era usado em Team Racing e Combate (ambos vcc), o Oliver Tiger Mk3 15 diesel.
Hoje finalmente consegui colocar o motor para rodar, após conseguir comprar éter (proibida a venda por conta de refino de coca, lança perfume e outras drogas). O barulho é caracteristico, bem mais baixo que um glow dispensando a mufla, mas o cheiro de querosene e ricino queimado também é, o duro é tirar esse cheiro das mãos...
Pretendo usá-lo em modelos antigos de voo livre e/ou rádio assistido, mas para amaciar o motor será com algum modelo de vcc.
[img:12f15b1c98]http://www.csmodelengine.com/data/productimg/1284200436.jpg[/img:12f15b1c98]
Beto
Avatar do usuário
educaco
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Seg Jan 28, 2008 6:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por educaco »

Beto boa tarde. Pq se chama motor a diesel, se ele é abastecido com querosene?
Um abs e parabéns pelo motor.

Eduardo.
Enrique_morbelli
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qui Dez 09, 2010 11:39 am
Localização: Vila Velha - ES

Mensagem por Enrique_morbelli »

Não entendi tambem gostaria de saber pq diesel tb
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

O Éter é apenas 1/3 da mistura. Se quiser saber o resto da mistura é só pesquisar :wink:
MAURO HENRIQUE
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Dom Jan 16, 2011 3:08 pm
Localização: CAMPO BOM - RS

Mensagem por MAURO HENRIQUE »

se chama "diesel" pq é o mesmo principio de funcionamento explosão por compresão. nos motores diesel que usam propriamente o combustivel diesel (tipo caminhão etc.) o combustivel contem enxofre, que explode na compressão maxima do pistao (pms), ja nos de modelismo nao sei o que faz ele queimar na compressao ,se é o eter ou a querosene... se falei bobagem podem me zoar valeu .
Avatar do usuário
educaco
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Seg Jan 28, 2008 6:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por educaco »

[quote:7c3557db9b="Everton de Castro"]O Éter é apenas 1/3 da mistura. Se quiser saber o resto da mistura é só pesquisar :wink:[/quote:7c3557db9b]

Estranho que ninguém tinha falado de éter!! A duvida é QUEROSENE.
Se o amigo não quer passar o conhecimento de mão beijada pra que entra na conversa e pegar o bonde andando.
Asa Wonder - Edge 540 Hyperion 10e - Zero AMB Finalmente Montado
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

O combustivel é composto por partes de eter, querosene (ou óleo diesel de caminhão) e óleo de ricino (mesmo óleo do glow). As quantidades vão de cada motor, para amaciar o Oliver Tiger estou usando 1/3 de cada, mas depois de amaciado será algo como 25% de óleo, 30% de eter e 45% de querosene. O motor é chamado de diesel por não ter vela de ignição e sim um contra pistão regulável pelo parafuso no cabeçote (taxa de compressão ajustável) e também porque o combustivel propriamente dito é o mesmo do motor diesel, óleo diesel e/ou querosene (motor de caminhão também roda com querosene, usei muito 50% de cada em motores diesel de lanchas). O eter é quem inicia a ignição, é extremamente volátil. Quando não tinha acesso ao nitrometano e eter comprava em qualquer bodega, misturava eter no glow para motores pequenos como os Cox 049.
Este tipo de motor tem mais torque que seu equivalente glow, podendo rodar hélices maiores. Este 15 roda tranquilo uma 9x4 ou 9x6, e gira bem com uma 8x4 ou 7x6 também, bastando regular a compressão de acordo com o tamanho da hélice. E também é muito mais econômico que o equivalente glow, não tenho números mas não me surpreenderia se rodar o dobro do tempo com a mesma quantidade de combustivel. Pega muito melhor quando já está quente e é muito menos barulhento, mas o combustivel queimado cheira bem mais e pior...
Avatar do usuário
educaco
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Seg Jan 28, 2008 6:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por educaco »

Obrigado Beto pela aula :D
Pelo que eu ti até agora esse motor não é muito comum, será que ainda é fabricado?
Abs.
Eduardo.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:aab7da7745="educaco"]Obrigado Beto pela aula :D
Pelo que eu ti até agora esse motor não é muito comum, será que ainda é fabricado?
Abs.
Eduardo.[/quote:aab7da7745]

O original foi lançado em 1954 e continou sendo fabricado até a década de 80. Nos bons tempos tinha fila de espera e para comprá-lo tinha que ter curriculo de competições, coisa bem inglesa, não vendiam para qualquer um. Mas como o precinho de um original chegou nas 1000 libras no ebay, voltaram a produzi-los, mas é uma produção artesanal, custa mais de 300 libras :shock:
Esse meu é produzido na China pela CS, tem um chines que de tempos em tempos para as máquinas e faz um lote e vende por conta, custa só 120 dolares. Dá para comprar mais de dois ASP 52 na HobbyKing :shock:
Beto
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

E faz aquela lambuzera igual ao glow?
Responder