aviao subindo quase na vertical
- Flavinn
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aviao subindo quase na vertical
amigos, estou com um avião .46 asa alta, que um amigo mesmo fez e já voou muito, só que mudamos um pouco a posição do motor, colocando um pouco mais a frente na fuselagem, e o problema é o seguinte, ele corre na pista e sai do chão de uma vez mas com o nariz bem para cima... e fica quase incontrolável, quando está em uma altura já segura e tira um pouco de motor parece que melhora mas se precisar de motor levanta de novo o nariz, outro exemplo, quando precisei arremeter e dei motor com ele ainda perto do chão, levantou o nariz e sai balançando quase sem controle... peço ajuda dos colegas..
obrigado...
obrigado...
- Paulinho
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Re: aviao subindo quase na vertical
[quote:eed0eda40c="Flavinn"]amigos, estou com um avião .46 asa alta, que um amigo mesmo fez e já voou muito, só que mudamos um pouco a posição do motor, colocando um pouco mais a frente na fuselagem, e o problema é o seguinte, ele corre na pista e sai do chão de uma vez mas com o nariz bem para cima... e fica quase incontrolável, quando está em uma altura já segura e tira um pouco de motor parece que melhora mas se precisar de motor levanta de novo o nariz, outro exemplo, quando precisei arremeter e dei motor com ele ainda perto do chão, levantou o nariz e sai balançando quase sem controle... peço ajuda dos colegas..
obrigado...[/quote:eed0eda40c] Aparentemente quando mudaram a posição do motor ele ficou com angulação positiva em relação ao eixo longitudinal do aeromodelo, o correto é posicionar o motor com angulação negativa e para a esquerda olhando de frente para o aeromodelo, também pode ser que o CG esteja negativo, além do motor mudaram alguma coisa no equipamento de bordo, como por exemplo, passaram a bateria de RX para atráz, já foi checado o CG?
obrigado...[/quote:eed0eda40c] Aparentemente quando mudaram a posição do motor ele ficou com angulação positiva em relação ao eixo longitudinal do aeromodelo, o correto é posicionar o motor com angulação negativa e para a esquerda olhando de frente para o aeromodelo, também pode ser que o CG esteja negativo, além do motor mudaram alguma coisa no equipamento de bordo, como por exemplo, passaram a bateria de RX para atráz, já foi checado o CG?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
- Flavinn
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Re: aviao subindo quase na vertical
[quote:7fd2aca03b="PAULINHO"][quote:7fd2aca03b="Flavinn"]amigos, estou com um avião .46 asa alta, que um amigo mesmo fez e já voou muito, só que mudamos um pouco a posição do motor, colocando um pouco mais a frente na fuselagem, e o problema é o seguinte, ele corre na pista e sai do chão de uma vez mas com o nariz bem para cima... e fica quase incontrolável, quando está em uma altura já segura e tira um pouco de motor parece que melhora mas se precisar de motor levanta de novo o nariz, outro exemplo, quando precisei arremeter e dei motor com ele ainda perto do chão, levantou o nariz e sai balançando quase sem controle... peço ajuda dos colegas..
obrigado...[/quote:7fd2aca03b] Aparentemente quando mudaram a posição do motor ele ficou com angulação positiva em relação ao eixo longitudinal do aeromodelo, o correto é posicionar o motor com angulação negativa e para a esquerda olhando de frente para o aeromodelo, também pode ser que o CG esteja negativo, além do motor mudaram alguma coisa no equipamento de bordo, como por exemplo, passaram a bateria de RX para atráz, já foi checado o CG?[/quote:7fd2aca03b]
sim, foi verificado o CG e ajustado, e no equipamento não mudamos nada de posição... agradeço a atenção.
obrigado...[/quote:7fd2aca03b] Aparentemente quando mudaram a posição do motor ele ficou com angulação positiva em relação ao eixo longitudinal do aeromodelo, o correto é posicionar o motor com angulação negativa e para a esquerda olhando de frente para o aeromodelo, também pode ser que o CG esteja negativo, além do motor mudaram alguma coisa no equipamento de bordo, como por exemplo, passaram a bateria de RX para atráz, já foi checado o CG?[/quote:7fd2aca03b]
sim, foi verificado o CG e ajustado, e no equipamento não mudamos nada de posição... agradeço a atenção.
- Felype Rocha
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- Paulinho
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[quote:262a47799e="retepfilho"]rapaz o dia que uma bateria fizer isso com o cg do avião vai ser onda... isso com certeza deve ser o que nosso colega Felype citou/[/quote:262a47799e] Desculpe-me por sua ignorância mas já corrigi muitos modelos treinadores asa-altas com este problema apenas alterando o CG e se tiver um pingo de vontade e ler o que escrevi no meu 1º post vai notar que comentei sobre ser "angulação positiva" do motor o principal problema desta reação no vôo, ele apenas repetiu que tinha escrito anteriormente.
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[quote:ad401d01d7="PAULINHO"][quote:ad401d01d7="retepfilho"]rapaz o dia que uma bateria fizer isso com o cg do avião vai ser onda... isso com certeza deve ser o que nosso colega Felype citou/[/quote:ad401d01d7] Desculpe-me por sua ignorância mas já corrigi muitos modelos treinadores asa-altas com este problema apenas alterando o CG e se tiver um pingo de vontade e ler o que escrevi no meu 1º post vai notar que comentei sobre ser "angulação positiva" do motor o principal problema desta reação no vôo, ele apenas repetiu que tinha escrito anteriormente.[/quote:ad401d01d7]
se fosse algo com a incidencia da asa tudo bem.. mas uma bateria de 50 gramas... sou ignorante!!!
se fosse algo com a incidencia da asa tudo bem.. mas uma bateria de 50 gramas... sou ignorante!!!
1 grama tira o CG do lugar... acredite ou não.
E não esqueça que M=F.d ...
aquela grama tem o braço de alavanca, aumenta o momento e os 50 gramas da bateria podem alterar e muito.
num voo comercial, de 737-800 por exemplo, o simples fato de adicionar 3 passageiros ao voo será necessário refazer todos os calculos de peso e balanceamento.
3 pessoas num 737 devem equivaler a 50 gramas num aeromodelo..
E não esqueça que M=F.d ...
aquela grama tem o braço de alavanca, aumenta o momento e os 50 gramas da bateria podem alterar e muito.
num voo comercial, de 737-800 por exemplo, o simples fato de adicionar 3 passageiros ao voo será necessário refazer todos os calculos de peso e balanceamento.
3 pessoas num 737 devem equivaler a 50 gramas num aeromodelo..
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[quote:a891a5520c="Flyerx"]1 grama tira o CG do lugar... acredite ou não.
E não esqueça que M=F.d ...
aquela grama tem o braço de alavanca, aumenta o momento e os 50 gramas da bateria podem alterar e muito.
num voo comercial, de 737-800 por exemplo, o simples fato de adicionar 3 passageiros ao voo será necessário refazer todos os calculos de peso e balanceamento.
3 pessoas num 737 devem equivaler a 50 gramas num aeromodelo..[/quote:a891a5520c]
concordo.. pode tirar o cg do lugar... mas nao alterar a ponto do avião fazer isso... falo isso pq ja ocorreu em modelo meu a bateria se soltar e correr pra parte de tras... e o voo nao altera a ponto do avião subir a 90 graus...
e ja pensou se 3 pessoas se deslocarem pra calda do boing e o avião subir a 90 graus?? rsrs .. so pra relaxar!!! Só a careter de informação já que foi citado um boing pesa paroximadamente 20 toneladas... mais pelo que li chega a voar com mais 40 toneladas de passageiro e combustivel totalizando 60 toneladas!!!
E não esqueça que M=F.d ...
aquela grama tem o braço de alavanca, aumenta o momento e os 50 gramas da bateria podem alterar e muito.
num voo comercial, de 737-800 por exemplo, o simples fato de adicionar 3 passageiros ao voo será necessário refazer todos os calculos de peso e balanceamento.
3 pessoas num 737 devem equivaler a 50 gramas num aeromodelo..[/quote:a891a5520c]
concordo.. pode tirar o cg do lugar... mas nao alterar a ponto do avião fazer isso... falo isso pq ja ocorreu em modelo meu a bateria se soltar e correr pra parte de tras... e o voo nao altera a ponto do avião subir a 90 graus...
e ja pensou se 3 pessoas se deslocarem pra calda do boing e o avião subir a 90 graus?? rsrs .. so pra relaxar!!! Só a careter de informação já que foi citado um boing pesa paroximadamente 20 toneladas... mais pelo que li chega a voar com mais 40 toneladas de passageiro e combustivel totalizando 60 toneladas!!!
esse lance é interessante. Modificar modifica sim, mas como vc disse, não a ponto de subir 90 graus.
falando em passageiros.. seguem dados interessantes. O deslocamento da aeromoça nos primeiros Douglas DC-3 eram suficientes para o piloto sentir diferença nos comandos.
E o pior que o deslocamento dos passageiros em voo.. comidas e bebidas hoje sequer são sentidos pelos pilotos. O mach trimmer dá jeito. É programado no solo e atua em voo sozinho. É na verdade um controle automatico do angulo de incidencia do estabilizador horizontal. Toda a superficie se move automaticamente compensando essas tendencias. Feito inicialmente para lidar com os efeitos da onda de choque porém aproveitado para tudo.
realmente um 737-800 embora relativamente leve (em torno de 40 ton), pode carregar praticamente o dobro do seu peso.. quase 80 ton. Entretanto, o payload não chega nem a metade disso..
falando em passageiros.. seguem dados interessantes. O deslocamento da aeromoça nos primeiros Douglas DC-3 eram suficientes para o piloto sentir diferença nos comandos.
E o pior que o deslocamento dos passageiros em voo.. comidas e bebidas hoje sequer são sentidos pelos pilotos. O mach trimmer dá jeito. É programado no solo e atua em voo sozinho. É na verdade um controle automatico do angulo de incidencia do estabilizador horizontal. Toda a superficie se move automaticamente compensando essas tendencias. Feito inicialmente para lidar com os efeitos da onda de choque porém aproveitado para tudo.
realmente um 737-800 embora relativamente leve (em torno de 40 ton), pode carregar praticamente o dobro do seu peso.. quase 80 ton. Entretanto, o payload não chega nem a metade disso..