potencia motor 4 tempos x 2 tempos

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Tazan
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 07, 2007 12:55 am
Localização: Xanxerê - SC

potencia motor 4 tempos x 2 tempos

Mensagem por Tazan »

Boa noite pessoal

Conversando com o pessoal, notamos que os motores 4t tem a mesma cc dos motores 2t, mas na pratica o motor 2t é mais forte, ex. quando em um avião de usa um 91 4t seria a mesma potencia de um motor 61 2t, isso é conversa ou é papo de modelista????
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Mensagem por Heliophar »

Isso não é papo não. Enquanto um motor 4t precisa de 2 "subidas e descidas" do pistão pra fechar os 4 ciclos o motor 2 tempos completa um ciclo a cada subida e descida, ou seja, no 4t uma das subidas do pistão nao gera potência em cada ciclo. Já nos motores 2t, toda vez que o pistão atinge o ponto máximo superior, ocorre uma detonação, com geração de potência.
cmteborba
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 5:54 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por cmteborba »

O 4 tempos tem maior torque enquanto que o 2 tempos tem maior velocidade. Então num comentário livre, pra vc usar um aviao padrão 50 2 tempos, vc vai usar um motor 61 ou 70 de 4 tempos. Basicamente é isso.

Fiz o comentário nesse valor de motor por experiencia propria. Tive um CAP da world models para motor 46 2tempos. No manual dele vinha dizendo pra usar 7 4 tempos. MAs, como nao tinha um disponivel coloquei um 61 4 tempos e foi um xodó. Talvez um dos melhores aeros que tive.
Avatar do usuário
Tazan
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 07, 2007 12:55 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por Tazan »

legal, obrigado pelas informações pessoal, além do torque, outra coisa que chama atenção nesses motores 4t é o ronco hein, coisa linda.

o bom então é salientar, torque = 4t, velocidade = 2t.

obrigado pessoal
valeu
Meytrerium
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 12:19 pm
Localização: Diamantino-MT

Mensagem por Meytrerium »

Eu tenho um decathlon da Phoenix Models, +- 1,70m será que cabe um 61 4t nele? Será que vai ficar bom?
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

[quote:1b385a665a="Meytrerium"]Eu tenho um decathlon da Phoenix Models, +- 1,70m será que cabe um 61 4t nele? Será que vai ficar bom?[/quote:1b385a665a]

www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=145407
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:900d822a62="Tazan"]bom então é salientar, torque = 4t, velocidade = 2t.[/quote:900d822a62]

nem sempre...
não se pode generalizar assim, porque voce pode ter um modelo com motor 4T que desenvolve bastante velocidade.
e um modelo com motor 2t que apesar de girar muito não desenvolva tanta velocidade.
resumindo e DESCONSIDERANDO perfil de asa arrasto etc...
o motor 4T tem maior torque e menor potencia(em hp) em comparacão com um motor 2T DE MESMA cilindrada.
eu voava um p51 da radar com um motor OS 70 4T e uma hélice APC 11x10(é isso mesmo 10 de passo) e ele voava a mais de 200 km por hora medido com radar manual.
e voava um fun fly com motor 46 que usava uma hélice 12X4 que apesar de girar muitos e muitos RPM não desenvolvia velocidade em razão do passo pequeno.
portanto motor 4T pode ser usado também para velocidade, apenas dimensionando corretamente a hélice.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
tio cenoura
membro
Mensagens: 966
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
Localização: Floripa-SC

Mensagem por tio cenoura »

[quote:00681a457f="twinbmf"][quote:00681a457f="Tazan"]bom então é salientar, torque = 4t, velocidade = 2t.[/quote:00681a457f]

nem sempre...
não se pode generalizar assim, porque voce pode ter um modelo com motor 4T que desenvolve bastante velocidade.
e um modelo com motor 2t que apesar de girar muito não desenvolva tanta velocidade.
resumindo e DESCONSIDERANDO perfil de asa arrasto etc...
o motor 4T tem maior torque e menor potencia(em hp) em comparacão com um motor 2T DE MESMA cilindrada.
eu voava um p51 da radar com um motor OS 70 4T e uma hélice APC 11x10(é isso mesmo 10 de passo) e ele voava a mais de 200 km por hora medido com radar manual.
e voava um fun fly com motor 46 que usava uma hélice 12X4 que apesar de girar muitos e muitos RPM não desenvolvia velocidade em razão do passo pequeno.
portanto motor 4T pode ser usado também para velocidade, apenas dimensionando corretamente a hélice.
ABRACOS[/quote:00681a457f]


corretíssimo!
war birds com helices passudas = altíssimas velocidades! mesmo com 4T.
eu tenho um spitfire .60 (a venda) com jba 15cc e helice 13x12.... é ignorante!!
Big airplanesss!!!
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Pelo fato do motor 4T ter mais toque, consegue levar uma helice com o passo maior tambem.

Motores 2 tempos, completam o seu ciclo com 1 volta no volante do motor, motores 4 tempos, precisam de 2 voltas no volante do motor para completar o ciclo.

Ciclo = (adminissão, Compressão, Explosão, Escape)

Isso também explica porque os motores 2T consomem mais.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:ba55961437="Farleytufao"]Pelo fato do motor 4T ter mais toque, consegue levar uma helice com o passo maior tambem.

Motores 2 tempos, completam o seu ciclo com 1 volta no volante do motor, motores 4 tempos, precisam de 2 voltas no volante do motor para completar o ciclo.

Ciclo = (adminissão, Compressão, Explosão, Escape)

Isso também explica porque os motores 2T consomem mais.[/quote:ba55961437] Tudo é muito relativo!
Um exemplo:

Para 3D há controvércias entre ter maior torque em um 4T e colocar um 2T da mesma CC, a preferência é para os 2T pois são maiores, tem mais torque proporcionalmente por ter maior RPM e pesam relativamente menos.
Quanto ao consumo é muito relativo pois ele gasta igual ou pouco mais só que o combustível é bem mais barato para os 2T...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Responder