potencia motor 4 tempos x 2 tempos
potencia motor 4 tempos x 2 tempos
Boa noite pessoal
Conversando com o pessoal, notamos que os motores 4t tem a mesma cc dos motores 2t, mas na pratica o motor 2t é mais forte, ex. quando em um avião de usa um 91 4t seria a mesma potencia de um motor 61 2t, isso é conversa ou é papo de modelista????
Conversando com o pessoal, notamos que os motores 4t tem a mesma cc dos motores 2t, mas na pratica o motor 2t é mais forte, ex. quando em um avião de usa um 91 4t seria a mesma potencia de um motor 61 2t, isso é conversa ou é papo de modelista????
-
- membro
- Mensagens: 123
- Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
- Localização: Campo Grande, MS
Isso não é papo não. Enquanto um motor 4t precisa de 2 "subidas e descidas" do pistão pra fechar os 4 ciclos o motor 2 tempos completa um ciclo a cada subida e descida, ou seja, no 4t uma das subidas do pistão nao gera potência em cada ciclo. Já nos motores 2t, toda vez que o pistão atinge o ponto máximo superior, ocorre uma detonação, com geração de potência.
O 4 tempos tem maior torque enquanto que o 2 tempos tem maior velocidade. Então num comentário livre, pra vc usar um aviao padrão 50 2 tempos, vc vai usar um motor 61 ou 70 de 4 tempos. Basicamente é isso.
Fiz o comentário nesse valor de motor por experiencia propria. Tive um CAP da world models para motor 46 2tempos. No manual dele vinha dizendo pra usar 7 4 tempos. MAs, como nao tinha um disponivel coloquei um 61 4 tempos e foi um xodó. Talvez um dos melhores aeros que tive.
Fiz o comentário nesse valor de motor por experiencia propria. Tive um CAP da world models para motor 46 2tempos. No manual dele vinha dizendo pra usar 7 4 tempos. MAs, como nao tinha um disponivel coloquei um 61 4 tempos e foi um xodó. Talvez um dos melhores aeros que tive.
-
- membro
- Mensagens: 10
- Registrado em: Sáb Out 13, 2012 12:19 pm
- Localização: Diamantino-MT
- wallacemartins
- membro
- Mensagens: 852
- Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
- Localização: Barretos
- Contato:
- Camacho
- membro
- Mensagens: 1510
- Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
- Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!
[quote:900d822a62="Tazan"]bom então é salientar, torque = 4t, velocidade = 2t.[/quote:900d822a62]
nem sempre...
não se pode generalizar assim, porque voce pode ter um modelo com motor 4T que desenvolve bastante velocidade.
e um modelo com motor 2t que apesar de girar muito não desenvolva tanta velocidade.
resumindo e DESCONSIDERANDO perfil de asa arrasto etc...
o motor 4T tem maior torque e menor potencia(em hp) em comparacão com um motor 2T DE MESMA cilindrada.
eu voava um p51 da radar com um motor OS 70 4T e uma hélice APC 11x10(é isso mesmo 10 de passo) e ele voava a mais de 200 km por hora medido com radar manual.
e voava um fun fly com motor 46 que usava uma hélice 12X4 que apesar de girar muitos e muitos RPM não desenvolvia velocidade em razão do passo pequeno.
portanto motor 4T pode ser usado também para velocidade, apenas dimensionando corretamente a hélice.
ABRACOS
nem sempre...
não se pode generalizar assim, porque voce pode ter um modelo com motor 4T que desenvolve bastante velocidade.
e um modelo com motor 2t que apesar de girar muito não desenvolva tanta velocidade.
resumindo e DESCONSIDERANDO perfil de asa arrasto etc...
o motor 4T tem maior torque e menor potencia(em hp) em comparacão com um motor 2T DE MESMA cilindrada.
eu voava um p51 da radar com um motor OS 70 4T e uma hélice APC 11x10(é isso mesmo 10 de passo) e ele voava a mais de 200 km por hora medido com radar manual.
e voava um fun fly com motor 46 que usava uma hélice 12X4 que apesar de girar muitos e muitos RPM não desenvolvia velocidade em razão do passo pequeno.
portanto motor 4T pode ser usado também para velocidade, apenas dimensionando corretamente a hélice.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO
- tio cenoura
- membro
- Mensagens: 966
- Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
- Localização: Floripa-SC
[quote:00681a457f="twinbmf"][quote:00681a457f="Tazan"]bom então é salientar, torque = 4t, velocidade = 2t.[/quote:00681a457f]
nem sempre...
não se pode generalizar assim, porque voce pode ter um modelo com motor 4T que desenvolve bastante velocidade.
e um modelo com motor 2t que apesar de girar muito não desenvolva tanta velocidade.
resumindo e DESCONSIDERANDO perfil de asa arrasto etc...
o motor 4T tem maior torque e menor potencia(em hp) em comparacão com um motor 2T DE MESMA cilindrada.
eu voava um p51 da radar com um motor OS 70 4T e uma hélice APC 11x10(é isso mesmo 10 de passo) e ele voava a mais de 200 km por hora medido com radar manual.
e voava um fun fly com motor 46 que usava uma hélice 12X4 que apesar de girar muitos e muitos RPM não desenvolvia velocidade em razão do passo pequeno.
portanto motor 4T pode ser usado também para velocidade, apenas dimensionando corretamente a hélice.
ABRACOS[/quote:00681a457f]
corretíssimo!
war birds com helices passudas = altíssimas velocidades! mesmo com 4T.
eu tenho um spitfire .60 (a venda) com jba 15cc e helice 13x12.... é ignorante!!
nem sempre...
não se pode generalizar assim, porque voce pode ter um modelo com motor 4T que desenvolve bastante velocidade.
e um modelo com motor 2t que apesar de girar muito não desenvolva tanta velocidade.
resumindo e DESCONSIDERANDO perfil de asa arrasto etc...
o motor 4T tem maior torque e menor potencia(em hp) em comparacão com um motor 2T DE MESMA cilindrada.
eu voava um p51 da radar com um motor OS 70 4T e uma hélice APC 11x10(é isso mesmo 10 de passo) e ele voava a mais de 200 km por hora medido com radar manual.
e voava um fun fly com motor 46 que usava uma hélice 12X4 que apesar de girar muitos e muitos RPM não desenvolvia velocidade em razão do passo pequeno.
portanto motor 4T pode ser usado também para velocidade, apenas dimensionando corretamente a hélice.
ABRACOS[/quote:00681a457f]
corretíssimo!
war birds com helices passudas = altíssimas velocidades! mesmo com 4T.
eu tenho um spitfire .60 (a venda) com jba 15cc e helice 13x12.... é ignorante!!
Big airplanesss!!!
- Farleytufao
- membro
- Mensagens: 1943
- Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
- Localização: Betim MG
Pelo fato do motor 4T ter mais toque, consegue levar uma helice com o passo maior tambem.
Motores 2 tempos, completam o seu ciclo com 1 volta no volante do motor, motores 4 tempos, precisam de 2 voltas no volante do motor para completar o ciclo.
Ciclo = (adminissão, Compressão, Explosão, Escape)
Isso também explica porque os motores 2T consomem mais.
Motores 2 tempos, completam o seu ciclo com 1 volta no volante do motor, motores 4 tempos, precisam de 2 voltas no volante do motor para completar o ciclo.
Ciclo = (adminissão, Compressão, Explosão, Escape)
Isso também explica porque os motores 2T consomem mais.
- Paulinho
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4388
- Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
- Localização: São Paulo, SP - 53
[quote:ba55961437="Farleytufao"]Pelo fato do motor 4T ter mais toque, consegue levar uma helice com o passo maior tambem.
Motores 2 tempos, completam o seu ciclo com 1 volta no volante do motor, motores 4 tempos, precisam de 2 voltas no volante do motor para completar o ciclo.
Ciclo = (adminissão, Compressão, Explosão, Escape)
Isso também explica porque os motores 2T consomem mais.[/quote:ba55961437] Tudo é muito relativo!
Um exemplo:
Para 3D há controvércias entre ter maior torque em um 4T e colocar um 2T da mesma CC, a preferência é para os 2T pois são maiores, tem mais torque proporcionalmente por ter maior RPM e pesam relativamente menos.
Quanto ao consumo é muito relativo pois ele gasta igual ou pouco mais só que o combustível é bem mais barato para os 2T...
Motores 2 tempos, completam o seu ciclo com 1 volta no volante do motor, motores 4 tempos, precisam de 2 voltas no volante do motor para completar o ciclo.
Ciclo = (adminissão, Compressão, Explosão, Escape)
Isso também explica porque os motores 2T consomem mais.[/quote:ba55961437] Tudo é muito relativo!
Um exemplo:
Para 3D há controvércias entre ter maior torque em um 4T e colocar um 2T da mesma CC, a preferência é para os 2T pois são maiores, tem mais torque proporcionalmente por ter maior RPM e pesam relativamente menos.
Quanto ao consumo é muito relativo pois ele gasta igual ou pouco mais só que o combustível é bem mais barato para os 2T...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"