Aquecedor de vela para o carro

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rafael_reali
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Aquecedor de vela para o carro

Mensagem por rafael_reali »

Saudações a todos! É a minha primeira participação no forum.

Ao procurar por aquecedores caseiros me deparei com alguns circuitos de montagem critica ou complicada para muitos e alguns simples demais que usa apenas um transistor 2N3055 como reostato. O problema deste, ao meu ver, é que a tensão de saida do mesmo pode acompanhar a tensão de entrada, ou seja: não é estabilizada! E um ajuste errado causa a queima da vela.

Bom, em testes de bancada notei que a vela glow é basicamente um filamento que funciona com 1,2V a 1,5V e que consome uma corrente de aproximadamente 3A. Sendo assim, presumo que usar simples pilhas alcalinas ou células (NiCd ou NiMH) seja suficiente apenas para pouquissimas partidas a não ser que se associe varias em paralelo.

Com o conhecimento que tenho em eletrônica, montei meu aquecedor que usa um circuito integrado LM338 e que funciona com tensões de entrada de 5V até 30V. Este circuito de poucos componetes foi instalado em uma caixa pequena de fonte de pc mais os cabos para a vela e mais os cabos para a bateria do carro. Os principais componentes são o próprio circuito integrado LM338, um radiador de calor para dois transistores TO3 e um aquecedor velho (glow plug) que usei para conectar a vela. Não gostei de usar garrinhas para conectar à vela pois percebi que é fácil delas se soltarem indo para a hélice, ou fechar curto com a carcaça do motor. Usei como ajuste um trimpot de 100R e limitei a tensão de saida entre 1,2V e 1,8V. Demais componentes usei com o que tinha no momento. Embuti no circuito mais dois componentes de uso opcional. O primeiro é um buzzer que liguei invertido junto aos cabos que vão para a bateria do carro. Caso se inverta as garrinhas na bateria o buzzer toca. E o segundo componente é um amperímetro.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/15/aquecedor.png/][img:efce5d6da8]http://img15.imageshack.us/img15/9228/aquecedor.png[/img:efce5d6da8][/URL]

A vantagem deste circuito é que é mais seguro para não queimar a vela e pode seu usado muitas vezes sem comprometer a bateria do carro.

Compartilho com os colegas o projeto e aguardo correções, sujestões e críticas.

Abraços.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/833/82488746.jpg/][img:efce5d6da8]http://img833.imageshack.us/img833/7114/82488746.th.jpg[/img:efce5d6da8][/URL] [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/20/96543531.jpg/][img:efce5d6da8]http://img20.imageshack.us/img20/5103/96543531.th.jpg[/img:efce5d6da8][/URL] [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/534/76560487.jpg/][img:efce5d6da8]http://img534.imageshack.us/img534/7339/76560487.th.jpg[/img:efce5d6da8][/URL]
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
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Leonardo Paci
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Mensagem por Leonardo Paci »

ola
não sei se isto te ajuda mais talvez possa...estava olhando no youtube logo quando vc postou...
e vi este video...

http://www.youtube.com/watch?v=YDcUdjf0sVo

vc pode pegar ideias dele.

tmais
PACI .'.
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rafael_reali
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Mensagem por rafael_reali »

Ja vi o video. Mas como eu disse, esse esquema de ligar pilhas pra mim só serve para alguns testes de partida, ou seja, poucas partidas. Com o esquema que postei aqui, caso vc perca seu aquecedor ou não deu carga, vc pode levar seu aero tranquilamente para voar pois em ultimo caso não fica sem partida. Neste instante que posto, acabei de fazer testes com meu albatros 46, vela A3 e funcionou normalmente.

Não gosto de garrinhas jacaré para ligar na vela. Ela desliza para o lado enconstando na carcaça da mesma. Usei um aquecedor antigo.

Abraços.
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