O que acham de ligar life direto na ignição?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
pilotoheli
membro
Mensagens: 461
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 1:14 pm
Localização: Campinas, SP

O que acham de ligar life direto na ignição?

Mensagem por pilotoheli »

Pessoal,

Vi algumas pessoas ligando life 2s direto na ignição de alguns motores DLE... o que acham disso?

Valeu!
T-Rex 550 DFC / MBX / Futaba 8J
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

o que o manual acha disso? qual a tensão máxima recomendada? qualquer coisa fora o qu eo manual recomenda é por sua conta e risco.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:dca3ecddad="magnoudia"]o que o manual acha disso? qual a tensão máxima recomendada? qualquer coisa fora o qu eo manual recomenda é por sua conta e risco.[/quote:dca3ecddad]

pois é, pelo que lí no do meu, fala em 4,8V até 6,0V..ou seja, pelo manual, não é recomendado...o meu, liguei com um bec setado em 5,1V...até agora, está perfeito !!!

Marocco.

ps: estou na faze de amaciamento de bancada..porém, com 2 litros rodados...
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:7e9a0cf1fa="Eduardo Marocco"][quote:7e9a0cf1fa="magnoudia"]o que o manual acha disso? qual a tensão máxima recomendada? qualquer coisa fora o qu eo manual recomenda é por sua conta e risco.[/quote:7e9a0cf1fa]

pois é, pelo que lí no do meu, fala em 4,8V até 6,0V..ou seja, pelo manual, não é recomendado...o meu, liguei com um bec setado em 5,1V...até agora, está perfeito !!!

Marocco.

ps: estou na faze de amaciamento de bancada..porém, com 2 litros rodados...[/quote:7e9a0cf1fa]

É, para ver como são as coisas, pessoas com discernimento, seguem o que o manual diz, já outras, preferem arriscar em gambiarras e depois reclamam de má qualidade do equipamento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:7eb7f74e45="LaercioLMB"][quote:7eb7f74e45="Eduardo Marocco"][quote:7eb7f74e45="magnoudia"]o que o manual acha disso? qual a tensão máxima recomendada? qualquer coisa fora o qu eo manual recomenda é por sua conta e risco.[/quote:7eb7f74e45]

pois é, pelo que lí no do meu, fala em 4,8V até 6,0V..ou seja, pelo manual, não é recomendado...o meu, liguei com um bec setado em 5,1V...até agora, está perfeito !!!

Marocco.

ps: estou na faze de amaciamento de bancada..porém, com 2 litros rodados...[/quote:7eb7f74e45]

É, para ver como são as coisas, pessoas com discernimento, seguem o que o manual diz, já outras, preferem arriscar em gambiarras e depois reclamam de má qualidade do equipamento.[/quote:7eb7f74e45]

:D :D :D

de toda forma Laercio, já ví relatos de pessoas aqui do fórum afirmando q usam packs de life direto, mas, se está fora das especificações, com certeza é um risco a ser assumido...eu preferí usar um dos meus bec's com uma 2S de 1000, como venho dos elétricos, domino bem esta "parte".

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:eaa17f4a84="Eduardo Marocco"][quote:eaa17f4a84="LaercioLMB"][quote:eaa17f4a84="Eduardo Marocco"][quote:eaa17f4a84="magnoudia"]o que o manual acha disso? qual a tensão máxima recomendada? qualquer coisa fora o qu eo manual recomenda é por sua conta e risco.[/quote:eaa17f4a84]

pois é, pelo que lí no do meu, fala em 4,8V até 6,0V..ou seja, pelo manual, não é recomendado...o meu, liguei com um bec setado em 5,1V...até agora, está perfeito !!!

Marocco.

ps: estou na faze de amaciamento de bancada..porém, com 2 litros rodados...[/quote:eaa17f4a84]

É, para ver como são as coisas, pessoas com discernimento, seguem o que o manual diz, já outras, preferem arriscar em gambiarras e depois reclamam de má qualidade do equipamento.[/quote:eaa17f4a84]

:D :D :D

de toda forma Laercio, já ví relatos de pessoas aqui do fórum afirmando q usam packs de life direto, mas, se está fora das especificações, com certeza é um risco a ser assumido...eu preferí usar um dos meus bec's com uma 2S de 1000, como venho dos elétricos, domino bem esta "parte".

Marocco.[/quote:eaa17f4a84]

Por isso que eu fiz questão de comentar Eduardo, sobre o seu modo de utilizar o seu equipamento e do magnoudia.
Tem manuais que falam sobre os limites dos equipamentos e se colocarmos em risco isso, não só estaremos colocando em risco o nosso aeromodelo como também alguém que esteja por perto ou na linha de queda do aeromodelo por má utilização do equipamento.
O que estou tentando fazer, é citar os que fazem as coisas seguindo as regras e os únicos problemas que tem, quando tem, é por dederência mesmo e não por falhas no equipamento por má utilização.
Temos que cuidar do nosso equipamento, pois não será só uma ignição vindo a queimar possívelmente, mas sim um aeromodelo caindo e quebrando, isso se não cair em cima de alguém ou de algum carro ou casa de alguém.
A segurança não está somente em onde voamos, mas também em como cuidamos do nosso equipamento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Dumaia
membro
Mensagens: 624
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 10:21 pm
Localização: Assú/RN

Mensagem por Dumaia »

E so da uma olha no que o site do fabricante fala ( Technical Data:
Ignition Battery: 4.8-6.0V NiCd or NiMH, 6.6V LiFe or 7.4V LiPo pack (LiPo use requires voltage regulator.) ou seja regulador so na lipo, uso nos meus a mais de 2 anos e sem problemas.

http://www.dle-engines.com/dleg0031.html
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:a2adcf1242="Dumaia"]E so da uma olha no que o site do fabricante fala ( Technical Data:
Ignition Battery: 4.8-6.0V NiCd or NiMH, 6.6V LiFe or 7.4V LiPo pack (LiPo use requires voltage regulator.) ou seja regulador so na lipo, uso nos meus a mais de 2 anos e sem problemas.

http://www.dle-engines.com/dleg0031.html[/quote:a2adcf1242]

Colega, sem querer polemizar, mas, no mesmo link que vc postou e tbm conferi no meu CDI esta assim:

[img:a2adcf1242]http://www.dle-engines.com/dleg0020-dle20/dleg0020-inset1-b.jpg[/img:a2adcf1242]

então, se ainda não desaprendi a ler e não entendi errado está escrito:

"working voltage: 4,8V - 6,0V"

como a LiFe é 6,6V, na minha "santa burrice", 6,6 > 6,0

Da onde posso deduzir q as informações são contraditórias...bom, penso q seguro morreu de velho, se posso fica DENTRO das especificações (das duas), pq eu irei ir contra uma delas, e usar 10% acima de uma delas ( 4,8V - 6,0V)...

Posso parecer chatinho, sei q sou inexperiente (em aeromodelos a combustão), mas, vc tem q concordar comigo q no CDI está escrito q vai até 6,0V e a LiFe é acima disto !!!

Abç, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
jeoman
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 8:12 pm
Localização: Jacobina-BA

Mensagem por jeoman »

eu uso uma bateria lipo 3s de 1000mah com bec de 5A setado em 5v, e ta otimo o funcionamento.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:6baaf1bb3c="Eduardo Marocco"][quote:6baaf1bb3c="Dumaia"]E so da uma olha no que o site do fabricante fala ( Technical Data:
Ignition Battery: 4.8-6.0V NiCd or NiMH, 6.6V LiFe or 7.4V LiPo pack (LiPo use requires voltage regulator.) ou seja regulador so na lipo, uso nos meus a mais de 2 anos e sem problemas.

http://www.dle-engines.com/dleg0031.html[/quote:6baaf1bb3c]

Colega, sem querer polemizar, mas, no mesmo link que vc postou e tbm conferi no meu CDI esta assim:

[img:6baaf1bb3c]http://www.dle-engines.com/dleg0020-dle20/dleg0020-inset1-b.jpg[/img:6baaf1bb3c]

então, se ainda não desaprendi a ler e não entendi errado está escrito:

"working voltage: 4,8V - 6,0V"

como a LiFe é 6,6V, na minha "santa burrice", 6,6 > 6,0

Da onde posso deduzir q as informações são contraditórias...bom, penso q seguro morreu de velho, se posso fica DENTRO das especificações (das duas), pq eu irei ir contra uma delas, e usar 10% acima de uma delas ( 4,8V - 6,0V)...

Posso parecer chatinho, sei q sou inexperiente (em aeromodelos a combustão), mas, vc tem q concordar comigo q no CDI está escrito q vai até 6,0V e a LiFe é acima disto !!!

Abç, Marocco.[/quote:6baaf1bb3c]

muita gente também me criticou quando falei em por um BEC para utilizar uma LiFe 2s no receptor pra alimentar os servos. No manual que veio com o rádio falava que os servos que acompanhavam o rádio trabalhavam na faixa de voltagem 4,8v a 6v. Me falaram que o servo toleraria esse pequeno excesso de voltagem, que seria bobagem o BEC, que ele seria mais um item pra dar defeito, blá, blá, blá...na dúvida preferi usar o BEC assim mesmo. Pensei comigo que poderia até tolerar essa voltagem por ser um ótimo servo mas eu iria reduzir consideravel a vida útil dele. Gastei R$30 no BEC e tudo resolvido.
Responder