Construção Katana - X

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

vivendo e aprendendo... vendo a fibragem da sua carenagem eu percebi que deveria ter passado a resina antes da manta quando laminei meu extrinha eletrico. Talvez tenha sido este o motivo da fuseca ter ficado tão deformada, pois o tecido não dobrava na hora que fui laminar...rsrs... vou fazer outra fuse só pra confirmar a teoria.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

Marco, não querendo desvirtuar seu tópico mais só dando uma dica que tive a poucos dias...

Uma solução alternativa para quem não tem acesso ao Alcool polivinilico (PVA) é uma solução de Cola de isopor diluida em alcool. A cola de isopor tem como base exatamente o PVA.

A idéia surgiu quando dilui a cola em alcool para pincelar em uma asa, pois queria melhorar a aderencia da fita adesiva na asa.

Fiz uma comparação entre as peliculas criadas pelo PVA e a solução de cola + alcool e as duas me pareceram muito proxima.

Fica ai a dica.
Avatar do usuário
marcantonio
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sáb Jan 07, 2012 10:20 am
Localização: Surubim-PE

Mensagem por marcantonio »

[quote:951607992d="offsyde"]vivendo e aprendendo... vendo a fibragem da sua carenagem eu percebi que deveria ter passado a resina antes da manta quando laminei meu extrinha eletrico. Talvez tenha sido este o motivo da fuseca ter ficado tão deformada, pois o tecido não dobrava na hora que fui laminar...rsrs... vou fazer outra fuse só pra confirmar a teoria.[/quote:951607992d]

A fôrma deve ser preparada com o desmoldante próprio e depois é dada uma camada de resina. Quando a resina está parcialmente curada, ou seja, ainda está meio pegajosa, colocamos a primeira camada de fibra. A própria resina irá fixar essa primeira camada de fibra, permitindo a acomodação do tecido em todos os cantos e curvas da fôrma. Sem esse procedimento fica quase impossível fazer a laminação.
Avatar do usuário
marcantonio
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sáb Jan 07, 2012 10:20 am
Localização: Surubim-PE

Mensagem por marcantonio »

Caros colegas,

depois de um tempo sem postar mais nenhuma novidade sobre a montagem do Katana, estou postando essas fotos do sistema de fixação das asas na fuselagem.
Terminei optando pelo sistema mais simples de fixação das asas, vou usar parafusos e borboletas. O parafuso é de aço e tem 1/4" e o pino de travamento da asa é de alumínio e tem diâmetro de 1/4".

[img:724b591761]https://lh5.googleusercontent.com/--9wAqvykNX4/T6W7Qx2AjGI/AAAAAAAABQo/_1PrypSC9h4/s640/S5030130.JPG[/img:724b591761]

[img:724b591761]https://lh4.googleusercontent.com/-sdZ241Ge_fM/T6W7PWgxUEI/AAAAAAAABQg/VY46VZQ4t78/s640/S5030131.JPG[/img:724b591761]

[img:724b591761]https://lh3.googleusercontent.com/-Ah0kc-mwrcM/T6W7Mg-jCKI/AAAAAAAABQY/xXKxh6XMfUY/s640/S5030132.JPG[/img:724b591761]

Detalhe do pino de alumínio que trava a asa e impede o seu giro em torno da baioneta.
[img:724b591761]https://lh6.googleusercontent.com/-2ROlnNy-Bvk/T6W7UxCdX9I/AAAAAAAABQw/WVl53WLa0uE/s640/S5030133.JPG[/img:724b591761]

Por enquanto são poucas as novidades porque estou iniciando a montagem de outro modelo. Em breve vou abrir outro post sobre esse novo projeto e coloco o link aqui para que vocês possam acompanhar essa nova construção.

Abraços

Marcantônio
sandy silva de oliveira
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Sáb Dez 07, 2013 4:37 pm
Localização: Aparecida de Goiânia goias

Mensagem por sandy silva de oliveira »

ola sei que esse topico esta parado a muito temo mas sera q o amigo marcantonio nao teria as fotos do restante do projeto, estou montando um com a mesma planta e isso seria de grande valia para meu projeto.
Avatar do usuário
marcantonio
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sáb Jan 07, 2012 10:20 am
Localização: Surubim-PE

Mensagem por marcantonio »

[quote:b5115620a7="sandy silva de oliveira"]ola sei que esse topico esta parado a muito temo mas sera q o amigo marcantonio nao teria as fotos do restante do projeto, estou montando um com a mesma planta e isso seria de grande valia para meu projeto.[/quote:b5115620a7]

Amigo,

o tópico está parado porque não houve mais evolução, o modelo continua exatamente como está. Falta fazer as peças de fibra e puxar o canopy e sinceramente não estou com tempo para fazer isso agora. Quando o projeto "andar" de novo vou postando aqui mesmo nesse tópico, mesmo porque ainda não está encerrado, está apenas pausado.

Abraços

Marcantônio
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

Poxa vida Marcantonio!

Quando vi a sua mensagem, pensei, "Ele está dando continuidade no projeto" :D :D :D

Mas esta questão de tempo eu sei bem como é, nem voar eu tenho tempo mais
:evil: :evil: :evil:

Abraços!
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
marcantonio
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sáb Jan 07, 2012 10:20 am
Localização: Surubim-PE

Mensagem por marcantonio »

[quote:7dda8cbb6c="Jose Gomes"]Poxa vida Marcantonio!

Quando vi a sua mensagem, pensei, "Ele está dando continuidade no projeto" :D :D :D

Mas esta questão de tempo eu sei bem como é, nem voar eu tenho tempo mais
:evil: :evil: :evil:

Abraços![/quote:7dda8cbb6c]

José,

São muitos projetos... kkkkk...
Mas esse Katana eu tenho que terminar, tem inclusive um colega que já se ofereceu para comprar o modelo quando estiver pronto. Todo material está aqui, sendo o único problema mesmo a falta de tempo.
André Lima
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Fev 10, 2011 5:18 pm
Localização: Holambra - SP

Mensagem por André Lima »

Boa noite Marcantonio, parabéns pelo projeto, está um espetáculo. Eu tambem tenho uma CNC que eu mesmo construi, e uso o Emc2. Nunca cortei compensado nela, somente MDF, gostei do acabamento que vi. Se vc me permitir, queria ver contigo a possibilidade de vc disponibilizar o arquivo da caixa de campo pra eu fazer um teste. Qual o diametro da fresa que vc está utilizando para cortar esses materiais ??? Tenho fresas de metal duro tipo raiada, que no MDF fica com um bom acabamento. Abraço e mais uma vez parabéns!!!
Avatar do usuário
marcantonio
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sáb Jan 07, 2012 10:20 am
Localização: Surubim-PE

Mensagem por marcantonio »

[quote:cd70024171="André Lima"]Boa noite Marcantonio, parabéns pelo projeto, está um espetáculo. Eu tambem tenho uma CNC que eu mesmo construi, e uso o Emc2. Nunca cortei compensado nela, somente MDF, gostei do acabamento que vi. Se vc me permitir, queria ver contigo a possibilidade de vc disponibilizar o arquivo da caixa de campo pra eu fazer um teste. Qual o diametro da fresa que vc está utilizando para cortar esses materiais ??? Tenho fresas de metal duro tipo raiada, que no MDF fica com um bom acabamento. Abraço e mais uma vez parabéns!!![/quote:cd70024171]

Amigo,

Acredito que não é permitido discutirmos esse assunto aqui, mas mande uma MP para mim que ficarei feliz em te ajudar no que for preciso.

Abraços
Responder