"goma" dentro do motor, como se forma?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

"goma" dentro do motor, como se forma?

Mensagem por cuka »

Bom dia a todos... Ontem liguei um motor meu e notei que não tinha lenta, ficava oscilando, as vezes pegava regulagem, as vezes não.

Ai desmontando a agulha notei uma sujeira dentro e claro ele estava oscilando porque ela obstruía a passagem minimamente, porém já fazia diferença.

A surpresa veio quando tirei a sujeira, era uma goma transparente, bem firme e parecendo um pedacinho de silicone, mas era minúsculo ai notei que dentro da agulha de alta tinha mais desses grudados na parede do carburador.

Gostaria de saber como se forma isso, ou melhor, o que é isso e se tem algum jeito de prevenir esta formação. Desmontei o tanque e já olhei tudo, notei que sempre fica um pouco de combustível dentro do tanque e ali ficou marcado, pode ser disso?

Sempre guardo meus motores com after-run

Abraço a todos
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Qual seu motor?

Qual seu combustível?

Qual o tempo que ele ficou parado?
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

[quote:a0a7c957e1="Abib"]Qual seu motor?

Qual seu combustível?

Qual o tempo que ele ficou parado?[/quote:a0a7c957e1]

O.S FS95V - 4 tempos

2 meses - com after-run

Wildcat 15/18 - batizado com oleo sintetico da (morgan fuels cool power) para 15/20
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

A 2 meses atrás você tirou todo combustível do motor, ou seja, deixou rodando até morrer por falta de combustível?
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

[quote:f91d03b969="Abib"]A 2 meses atrás você tirou todo combustível do motor, ou seja, deixou rodando até morrer por falta de combustível?[/quote:f91d03b969]

Claro sempre faço pane seca! Em todos meus motores... Depois coloco after run pelo carburador
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

O AfterRun serve para evitar oxidação..

A goma normalmente é causada pelo combustível... pode ser que alguma impureza adquirida durante o abastecimento pode ter causado a formação dessa goma..

O combustível é novo? Já havia acontecido antes?
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

[quote:dd3b7bf682="Abib"]O AfterRun serve para evitar oxidação..

A goma normalmente é causada pelo combustível... pode ser que alguma impureza adquirida durante o abastecimento pode ter causado a formação dessa goma..

O combustível é novo? Já havia acontecido antes?[/quote:dd3b7bf682]

Agora é novo... antes era velho... tinha quase um ano. Nunca acoteceu e acredito que possa ser o combustivel mesmo pois este eu so usava no 4 tempos.
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

Pode ser tambem pedaços da mangueira da linha de combustivel, da uma conferida.
Ja vi isto acontecer com alcool hidratado mais com metanol nunca vi.
Avatar do usuário
Raí
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 5:35 pm
Localização: Campinas / Bragança Paulista - SP

Mensagem por Raí »

Pois é. Essa é uma discussão sem consenso.

Quem leu uma das primeiras edições da Model Airplane News do ano passado viu um "especialista" debatendo a respeito de secar ou não o motor.
Eu defendo a teoria de que não devemos secar. Faço isso nos meu aeros.

Em suma, a revista fez alguns testes e percebeu que o óleo do combustível exerce um efeito protetor imenso ao dar partida e rodar por alguns minutos após um curto tempo parado. Efeito esse que é maior em relação ao efeito corrosivo do nitro.
Por outro lado, deixar o motor por muito tempo parado inverte a curva. O nitro causaria mais dano.
A conclusão é que no dia-a-dia não há benefício em secar o motor. Este teria alguma vantagem quando se quer armazenar o motor por longos períodos.

A meu ver, a formação da goma é normal e varia de acordo com a frequência de voos e ajuste. After-run não interfere nisso..é outro propósito.

Abraços!
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Já aconteceu comigo de formar goma, esse `chicletinho`, mas apenas no topo do pistão, com o combustível Wildcat Helimix 15/18.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Responder