taxa de compressao em motores glow-o que é? qual importancia

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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Camacho
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taxa de compressao em motores glow-o que é? qual importancia

Mensagem por Camacho »

traducao LIVRE retirada do site http://www.mecoa.com/faq/index.htm


[b:bfee978a7e]TAXA DE COMPRESSAO- O QUE É ISSO?[/b:bfee978a7e]

Taxa de compressão é o volume(quantidade) de mistura( de ar e combustível) que o pistão comprime no seu ponto de máximo curso(PMS ou ponto morto superior).
Assim, uma razão de compressão de "8 por 1" ira comprimir o volume de 8 em um volume de 1.
grosseiramente falando é como pegar o volume de 8 garrafas e espremê-los em uma só.
A taxa de compressão nos motores RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) efetivamente controla o ponto de ignição, que é também afetada pelo conteúdo nitro do combustível.

A taxa de compressão no motor RC(ou VCC-o princípio é o mesmo) pode variar desde "7,5 por 1" a um máximo de "9 por 1".
A razão de compressão varia com a altitude, o tipo de combustível utilizado,configuracao de janelas do cilindro, e configuração de escape.
Motores de alto desempenho tem tolerancias muito precisas, para garantir o ponto de combustão(ignição) adequada.

[b:bfee978a7e]ALGUMAS REGRAS BÁSICAS[/b:bfee978a7e]

se o seu motor superaquece:

O superaquecimento pode ser causado por várias coisas, ou uma combinação de várias coisas.
Muito comum é o uso de um silenciador mal dimensionado, que restringe o fluxo de escape.
Se você estiver usando um escape que não seja original tente recolocar o silenciador fornecido com o motor. Se isso resolver o problema que você tem sua resposta.
Mistura pobre fará com que o motor sobre aqueca. Tenha certeza que você sabe como ajustar seu motor e conhecer os sons que deveria estar fazendo.
Muito pouco de óleo no combustível
Veja também os combustíveis.
A taxa de compressão é incorreta.

Pode ser devido à taxa de compressão ser demasiadamente baixa para o combustível que está sendo utilizado.
Menor quantidade de nitro no combustível demanda uma maior taxa de compressão.
Se a compressão for muito baixa a explosao da mistura na camara de combustão será atrasada ou retardada, criando uma queima "pobre" e permitindo assim uma "labareda" de combustível ser liberado para o escapamento. Isto eleva a temperatura do motor e diminui o desempenho.
Se você aumentar a porcentagem de nitro no combustível ,o "ponto de ignicao" será avançado e proporcionará um funcionamento mais potente e mais frio do motor.

ou,Você pode aumentar a taxa de compressão através da remoção de um calço de cabeçote.

por outro lado, se a taxa de compressão é muito alta o motor vai detonar(pré ignição). Isso é equivalente a dizer que o ponto de ignição do motor do seu automóvel está muito avançado ou que você utilizando um combustível com um baixo nível de octanas(octanagem). é o mesmo sintoma de quando seu usa combustível ruim("batizado") no seu carro.

[b:bfee978a7e]octanagem[/b:bfee978a7e]-É o índice de resistência a detonação dos combustíveis. tal ídice relaciona a equivalência á porcentagem de uma mistura em um isooctano(2,2,4 trimetilpentano) e o n-pentano.
Por exemplo, uma octanagem de 87 equivale a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano.

Se você deseja utilizar mais nitro no combustível para obter mais potencia,é preciso que você diminua a taxa de compressão.Você pode precisar adicionar calços de no cabeçote.
pré ignição é, basicamente, a mistura(ar/combustível )explodir antes que o pistão atinja o topo do curso(PMS ou ponto morto superior) de modo que o pistão"segura" a expansão da explosão.
os gases da explosao,não tedo como se expandir para nenhum lugar devido a inercia do virabrequim, força o pistão a se mover contra seu curso normal.
Assim, você recebe uma "batida", que é o som de todas as folgas da biela que está conectada ao conjunto" expremendo" o filme de óleo das buchas ou bronzinas(ou rolamentos se for o caso).
[b:bfee978a7e]pré ignição pode destruir o seu pistão,pois a cabeça do pistao é submetida a calor e pressão extremos por causa dos gases contidos na explosão.[/b:bfee978a7e]

Os motores são concebidos para ter a expansão da combustão(explosão), comprimir o pistao para baixo do cilindro, e não mante-lo aprisionado.

note que,usar um maior teor de nitro não é como ter uma octanagem mais alta na gasolina.
Maior octanagem da gasolina, requer maior taxa de compressão.
e como ela queima mais lentamente do que a gasolina normal , exige mais compressão para inflamar corretamente.
mais nitro no combustível do tipo GLOW adianta o ponto de ignicao
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Beef
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Mensagem por Beef »

Opa, sempre fico na duvida, como medir a taxa de compressão dos motores 2t? abs.
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Camacho
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Mensagem por Camacho »

[quote:db3e284310="Beef"]Opa, sempre fico na duvida, como medir a taxa de compressão dos motores 2t? abs.[/quote:db3e284310]

o método mais fácil é com um relógio medidor de compresao.
também dá para medir "na mao", mas é complicado e precisa dsmontar o motor.
ABRACOS
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Beef
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Mensagem por Beef »

Opa amigo compressão se mede no relógio sim, mas a razão de compressão(taxa) quantas vezes o volume do cilindro é comprimida na câmara de combustão é matemática, o problema nos 2t principalmente para o metanol nos glow é que parece que a medida começa a partir da janela de descarga, nunca compreendi direito, valeu, abraço.
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Beef
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Mensagem por Beef »

Opa num entendi sua postagem,mas meu real interesse é acertar a taxa de compressão de um OS 120Ax para usar gasolina no mesmo, apesar de saber de todas vantagens de comprar um motor pronto a gas, colocando mais uma junta no cabeçote ou mesmo usinando o pistão.............
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Camacho
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[quote:d0b684fee5="Beef"]Opa num entendi sua postagem,mas meu real interesse é acertar a taxa de compressão de um OS 120Ax para usar gasolina no mesmo, apesar de saber de todas vantagens de comprar um motor pronto a gas, colocando mais uma junta no cabeçote ou mesmo usinando o pistão.............[/quote:d0b684fee5]

a taxa de compressao para motores glow, conforme o texto acima fI ca entre 7,5 para 1 e 9 para 1.
a taxa normal para motores a gasolina carburados(de automovel) é de 8 para 1 , portanto nao ha necessidade de mexer em nada- nos motores modernos com injecao eletronica(principalmente FLEX) a taxa é maior.
só lembrandoque toda vedacao do motor glow é feita com silicone(o-rings,etc...),que devem ser substituidos pr vedacao apropriada para gasolina.

mas respondendo a sua pergunta:
a taxa se consegue, matematicamnte dividindo o volme maior(pistao no ponto morto inferior) da camara pelo volume menor(pistao no ponto morto superior).
para efeito de ponto morto inferior considera-se que o pistao tenha fechado as janelas(quando a camara esta efetivamente fechada e "existe" um volume mensurável).

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Wellington_BH
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Mensagem por Wellington_BH »

[quote:3888caa527="Beef"]Opa num entendi sua postagem,mas meu real interesse é acertar a taxa de compressão de um OS 120Ax para usar gasolina no mesmo, apesar de saber de todas vantagens de comprar um motor pronto a gas, colocando mais uma junta no cabeçote ou mesmo usinando o pistão.............[/quote:3888caa527]

Beef, tenho um OS 120AX que sempre funcionou ótimo. Eu queria passar para gasolina, então na época resolvi comprar o grande lançamento FG-20 gasolina, que não funcionou. Mais tarde lançou o DLE-20, esse sim vingou e funcionou bem. Depois da péssima experiência de funcionamento com o FG-20, eu não recomendaria a conversão do 120AX que tem funcionamento impecável, ao contrário, acho até melhor converter o FG-20 gasolina para glow, para funcionar. Sabemos que a compressão do DLE-20 é 10,5:1, então se for basear nesse motor, ao invés de colocar arruela, vai ter é que rebaixar o cabeçote, como fazíamos com os opalas. Nos gasolina maiores, a taxa é menor.
Até hoje, meu DLE-20, só alegria...
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Beef
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Mensagem por Beef »

Opa também pra mim o OS120 ax é show o meu rodava com uma perry pump perfeito nunca apagou voou até um sukhoi 25% da great planes (meio dependurado mas foi), o problema é q glow só tenho ele e um 1204t num tucano e num queria mais comprar combustível, e ele consome legal......Tenho bastante experiencia da arrancada com motor ap (tive um aspirado c 16 de taxa a metanol c nitrometano 5%) e opala tb, gosto bastante de mecânica, mas pelo q parece os glow tem uma taxa baixa em relação aos automóveis e a taxa deles é complicada de medir, como num queria vender esse motor que gosto tanto estava pensando em tentar gas nele ou no 120 4t, apesar de achar q neste deve ser pior a adaptação, até por ter válvulas, bomba, e menos potencia, que deve perder uns 30% no minimo, de repente abandono a idéia e coloco eles no museu.....abraço.
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heitorc
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Mensagem por heitorc »

A Taxa de Compressão é uma medida estática e é calculada de maneira igual em qualquer motor. É a relação entre o volume maior, com o pistão no (PMI) ponto morto inferior, e o volume menor, com o pistão no (PMS), e é usado a seguinte formula:
(VM+Vm/Vm) , Volume Maior mais Volume menor dividido pelo Volume menor.
A função da Taxa de Compressão já foi explanada acima.
Já a compressão do motor é uma medida dinâmica, e é preciso movimentar o pistão (em baixa rotação) para gerar a pressão de compressão, que pode ser medida com um relógio manômetro.
A função da medição da compressão do motor é saber qual a capacidade de vedação do cilindro, e com isso ter um parâmetro para avaliação do desgaste.
O difícil é ter os parâmetros normais do motor. Qual a Taxa de Compressão, e qual a Pressão de Compressão original de fábrica, para poder ao longo do tempo de uso poder avaliar o nível de desgaste.
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Beef
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Mensagem por Beef »

Opa amigo, essa idéia funciona bem nos motores 4t que tem cilindros vedados sem janelas, nos 2t existem as janelas de admissão e descarga que fazem trocas de volumes respectivamente com o cárter e descarga, tornando o volume real a ser comprimido o que fica acima da linha de fechamento da janela de descarga, complicando o cálculo..........
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