motores GLOW-- funcionamento, amaciamento ETC...

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

motores GLOW-- funcionamento, amaciamento ETC...

Mensagem por Camacho »

traducao LIVRE ,retirada do site http://www.mecoa.com/faq/index.htm

[b:09635cae65] MOTORES GLOW-DICAS ÚTEIS[/b:09635cae65]

[b:09635cae65]MOTORES DO TIPO ABC[/b:09635cae65]
.
motores do tipo "ABC" (alumínio, latão, Cromo) não requerem amaciamento por prolongados períodos.
No entanto,para o primeiro funcionamento do motor uma configuração um pouco"rica"(agulhas mais abertas) para os dois primeiros tanques é ALTAMENTE RECOMENDADA.
Estes funcionamentos devem ser feitas com o motor instalado e por um período de, pelo menos, cinco (5) minutos.
Normalmente um motor estará pronto para plena aceleração contínua e uma configuração mais "pobre" das agulhas após dez (10) a quinze (15) minutos de funcionamento.

motores ABC são projetados para funcionar em temperaturas operacionais normais, NÃO temperaturas muito frias.um funcionamento do motor muito RICO vai estragar o amaciamento.
Se a temperatura de funcionamento não é atingida, o pistão é prematuramente desgastado devido à falta de folga apropriada.
nao é aconselhado o amaciamento de um motor ABC em um "setup" demasiadamente rico. Apenas uma configuração ligeiramente rica para os primeiros 30 a 45 minutos de funcionamento é adequada.

usar seus ouvidos também é muito importante.
Um motor de modelo faz sons que irão lhe dizer como ele está se comportando. Você vai ter que ouvir com muita atencão para reconhecer a seu comportamento e fazer ajustes nas agulhas de acordo.

funcionamento com mistura [b:09635cae65]excessivamente rica[/b:09635cae65] ou [b:09635cae65] rica[/b:09635cae65] é caracterizada por um som de escape muito lento, irregular,"tossido". O gás de escape irá ser muito fumaceado e contêm muitas gotículas de óleo.
NUNCA funcione um motor ABC com esta definição.
O cilindro não é capaz deatingir sua temperatura adequada de funcionamento e o conjunto camisa pistao vai se gastar em um curto período de tempo.

funcionamento [b:09635cae65]"4 tempos"[/b:09635cae65] ou mistura ligeiramente rica é um tipo de ajuste rico, mas suficientemente rápido para impulsionar o modelo.
Esta é o ajuste que normalmente é usado antes dedecolar o avião, porque o motor vai rodar mais pobre quando no ar.

funcionamento[b:09635cae65] NORMAL[/b:09635cae65]
À medida que a agulha principal É fechada , ela reduz a quantidade de combustível misturado com o ar aspirado para dentro do motor.
Em um momento específico, que varia de acordo com cada motor, temperatura do ar, altitude e umidade relativa, o som do escape vai mudar rapidamente para um som mais suave e consistente. Se a agulhafor demasiadamente fechada, o som se tornará mais liso, mas irá perder rendimento(rotacao).
Uma configuração[b:09635cae65]"pobre"[/b:09635cae65] aumenta a temperatura de funcionamento do motor acima do ponto seguro, reduz a lubrificação destrói o filamento da vela, devido à elevada temperatura de combustão.
Isso é muito prejudicial ao motor .
[b:09635cae65]Aprenda a afinar o motor antes de voar. Lembre-se, ajuste ligeiramente rico é sempre preferível para uma vida longa do motor.[/b:09635cae65]

[b:09635cae65]AMACIAMENTO "EM VOO"[/b:09635cae65]

1--procedimento de amaciamento em voo deve ser feito com a hélice recomendada(para amaciamento-ver no manual do motor-normalmente um pouco menor que a hélice usada em voo) em uma configuração um pouco rica.
Você quer que o motor atinja as temperaturas de operação recomendadas.
A agulha deve ser ajustada em um funcionamento do tipo"4 tempos".
Pilote o avião em aceleração máxima por 2 minutos, e depois desacelerar a metade do acelerador por aproximadamente 30 segundos. Repita essa seqüência por cerca de 20 minutos. Além disso, determinadas manobras, como "Oito Cubano", que permitem que o motor para seja exigido e "descansado" são recomendados.
EVITAR PROLONGADA MANOBRAS subindo com o ACELERCAO MÁXIMA.

2--Depois dos primeiros 20 minutos mudar hélice normal de voor e voar mais 15 minutos. Continue a executar o motor em uma configuração um pouco rica e pilotar num padrão normal.

3> Depois desse período descrito acima , funcionamento do motor na regulagem a normal da agulha de alta, sendo recomendado que o ajuste fique ligeiramente rico, porque os motores em voo tendem a empobrecer a mistura.
5% - 15% de nitro pode ser usado.

[b:09635cae65]AMACIAMENTO EM BANCADA[/b:09635cae65]

[b:09635cae65]LEMBRANDO QUE O MOTOR DEVE ESTAR FIRMEMENTE PRESO EM UMA BANCADA CONFIÁVEL- SEGURANCA SEMPRE[/b:09635cae65]

O período de amaciamento inicial em bancada também é de aproximadamente 15 minutos (15 minutos e bancada de 15 minutos no ar).
Durante este tempo, use a hélice recomendada para amaciamento(ver no manual do motor-normalmente um pouco menor que a hélice usada em voo) e funcione o motor com uma configuração um pouco rica.
É recomendado funcionarr o motor num total de 10 minutos contínuos, somente após este tempo é que pode deixá-lo esfriar totalmente.
Aquecimento e resfriamento contínuos no período de amaciamento não sao benéficos para um motor ABC .

1> Ligue o motor e coloque-o em uma configuracao rica e totalmente acelerada por cerca de 2 minutos, e depois desacelerar para uma rotacao "lenta-alta" (cerca de 3500 rpm) por 30 segundos. Repetir esta sequência durante cerca de 10 minutos.
2> Aumentar o tempo de aceleração máxima para cerca de 3 minutos, seguido por um período de 30 segundos em marcha lenta. Fazer isso para por um tempo adicional de 20 minutos.
3> Instale o motor do seu avião usando a hélice normal para voo,sendo recomendado que o ajuste fique ligeiramente rico, porque os motores em voo tendem a empobrecer a mistura.
5% - 15% de nitro pode ser usado.

[b:09635cae65]DICA- motor levemente com excesso nao apaga motor que apaga é motor com falta de combustível[/b:09635cae65]

os procedimentos descritos sao PADRONIZADOS, podendo ser utilizados para motores de uso geral.
procedimentos adicionais e/ou diferentes dos mencionados aqui podem ser utilizados, desde que constem ESPECIFICAMENTE do manual do seu motor.
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[b:a5097569f0]continuacao[/b:a5097569f0]


[b:a5097569f0]MOTORES COM ANEL[/b:a5097569f0]

Um motor COM ANEL requer mais tempo de amaciamento,comparado a um motor ABC e por sua vez, geralmente dura mais tempo e aguenta mais abuso do que um motor ABC.

O anel, que é geralmente feito de uma liga de ferro deve ser utilizado em conjunto com um cilindro revestido de aço endurecido(existem outros tipos).
As superfícies de contato do anel e cilindro deve ser perfeitamente ajustadas para criar a vedação adequada.
Muitos outros fatores são importantes também, como o encaixe do pistao e da qualidade do anel , bem como o acabamento na parede do cilindro.
Se,durante o processo de fabricacao, algum componente do conjunto não foi perfeitamente confeccionado , o processo de amaciamento corretamente executado irá corrigir o problema.
Um motor de modelo faz sons que irão lhe dizer como ele está funcionando.
Você vai ter que ouvi-lo com muita atenção , reconhecer a sua mensagem e fazer ajustes nas agulhas de combustível de acordo. A mistura de combustível e ar é controlada pelas agulhas, fechando as agulhas voce empobrece(diminui a quantidade de combustível) na mistura, abrindo voce enriquece(aumenta a quantidade de combustível) na mistura.

[b:a5097569f0]AMACIAMENTO "EM VOO" [/b:a5097569f0]

1-O amaciamento deve ser feito com a hélice recomendada para o procedimento(manual do motor) em ajuste de mistura do tipo rico.
A de agulha deve ser fixada em um ajuste do tipo "quatro tempos".
Pilotar o avião em aceleração máxima por 2 minutos, e depois desacelerar por cerca de 30 segundos.
Repita essa seqüência por um período de cerca de 45 minutos.
Além disso, determinadas manobras, como "Oito Cubano", que permitem que o motor para seja exigido e "descansado" são recomendados.
EVITAR MANOBRAS PROLONGADAS subindo em ACELERACAO MÁXIMA.

2- Depois dos primeiros 45 minutos mudar para o tamanho de hélice recomendada para voo normal voar mais 45 minutos.
Continua ro funcionamento do motor com uma configuração ligeiramente rica e pilotar o seu padrão normal.

3- Depois do período de adaptação acima descrito, funcione o motor com regulagem normal da agulha de alta.
é recomendado que este ajuste da agulha de alta fique ligeiramente rico, porque a mistura tende a empobrecer em voor.
5% - 15% de nitro pode ser usado.

[b:a5097569f0]AMACIAMENTO EM BANCADA

LEMBRANDO QUE O MOTOR DEVE ESTAR FIRMEMENTE PRESO EM UMA BANCADA CONFIÁVEL- SEGURANCA SEMPRE[/b:a5097569f0]

O período inicial dea maciamento em bancada é de aproximadamente 90 minutos (40 a 45 minutos minutos de bancada e 45 no ar).Durante este tempo, use a hélice recomendada para amaciamento(ver no manual do motor) e funcione o motor com uma configuração rica.
É melhor para o correto amaciamento do motor com anel,o funcionamento por aproximadamente 10 minutos, depois deixe-a esfriar.
diferentemente dos motores ABC, o Aquecimento e resfriamento contínuos no período de amaciamento [b:a5097569f0]sao benéficos [/b:a5097569f0]para um motor com anel.

1-Ligue o motor e funcione-o com plena aceleracao com configuracao [b:a5097569f0]rica[/b:a5097569f0] por cerca de 1-1/2 minutos, e depois desacelerar para uma rotacao "lenta-alta" (cerca de 3500 rpm) por 30 segundos.
Repita essa seqüência para cerca de 20 minutos.

2-Aumentar o tempo de aceleração máxima para cerca de 3 minutos, seguido por um período de 30 segundos em marcha lenta-alta.
Fazer isso por um perído adicional de 20 minutos.

33> Instale o motor do seu avião usando a hélice normal para voo, proceda conforme descrito no passo 2 de ämaciamento em voo.

[b:a5097569f0]os procedimentos descritos sao PADRONIZADOS, podendo ser utilizados para motores de uso geral.
procedimentos adicionais e/ou diferentes dos mencionados aqui podem ser utilizados, desde que constem ESPECIFICAMENTE do manual do seu motor.[/b:a5097569f0]
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Leandro Lima
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Fev 25, 2010 11:02 am

Mensagem por Leandro Lima »

Boa tarde!

Eu ganhei um motor Super Tigre GS40 e ele está com pouca compressão. Ainda não o abri, Eu estou querendo trocar o Anel de Segmento. Será que é somente este o problema? Se eu trocar o Anel eu terei que amacear ele?

Muito obrigado!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:31dcc1269e="Leandro Lima"]Boa tarde!

Eu ganhei um motor Super Tigre GS40 e ele está com pouca compressão. Ainda não o abri, Eu estou querendo trocar o Anel de Segmento. Será que é somente este o problema? Se eu trocar o Anel eu terei que amacear ele?

Muito obrigado![/quote:31dcc1269e]

olá
eu nao me lembro se o gs40 é anel ou ABC(sem anel-camisa conica),mas eu apostaria em ABC...
em ambos os casos o procedimento correto é trocar:

se for ABC
-CAMISA(cilindro)
-PISTAO

se for ANEL:
-camisa
-pistao
-anel

BIELA é bom verificar a folga de pinos(trocar caso necessário).

aconselho que, se nao entende e nunca fez isso na vida, procure alguem experiente.
pode parecer somente soltar e apertar parafusos mas se feito errado condena o motor.

trocar somente o anel é "gambiarra"pode funcionar bem, pode funcionar por um tempo ou pode nem funcionar...
o mesmo vale para trocar SOMENTE a camisa ou pistao em motores ABC
aproveite e veja como estao os rolamentos e caso necessário troque.

motor ""refeito""(retificado) é como motor novo, até pior pois os motores vem de fábrica com pelo menos um funcionamento para teste.
os procedimentos para amaciamento devem ser feitos normalmente.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
henry.vanderlaan
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Set 12, 2011 9:24 pm
Localização: Caceres

Mensagem por henry.vanderlaan »

Amigo eu to com um problemão em um ASP52. Eu não sabia como desmontar o carburador e acabei desparafusando toda a agulha da lenta.
Agora um amigo até regulou, ele da lenta blz, e até da alta, mas se eu deixo ele totalmente acelerado por cerca de 1 minuto ele simplesmente perde potencia até afogar.
Sabe o que poderia ser isso? Regulagem ou algo do tipo? O motor é zero bala, comprei instalei fiz dois voos e percebi que o carburador tava solto e inventei de parafusar corretamente, ai foi onde aconteceu o problema.
Ajuda ai por favor.
jonathas_samuel
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Nov 19, 2012 12:31 pm
Localização: Barreiras, Bahia

Mensagem por jonathas_samuel »

Gostaria de saber qual o controlador uso no motor glow .40
Avatar do usuário
Runnerba
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm
Localização: DF

Mensagem por Runnerba »

[b:2e5ff67059]Esse procedimento aqui está valendo????[/b:2e5ff67059]

[url]https://docs.google.com/file/d/0B5hUIm08dFWAYTlkNTExN2ItMjg1Zi00OTNmLTk3YmItMmFmYzcwNzI2ZDZj/edit?hl=en&pli=1[/url] :shock:
TREX600PRO/PULSE 125 DLE20CC/OSMOSE 70/TWIST 60/FUTABA10CHGX2/EXTRA30CC/BUPPO
julianocazati
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Fev 20, 2014 9:34 pm
Localização: birigui, sp

Mensagem por julianocazati »

Amigo, eu peguei um motor OS Max 55ax, ele é usado e parece que está a um tempo parado,
gostaria de saber oque eu tenho que fazer pra deixar ele bom pra voo ?
é recomendavel trocar a vela?
tem que deixar queimar combustivel na bancada?

Obrigado
thiagopdn
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Set 05, 2012 3:19 pm
Localização: Goiania

Mensagem por thiagopdn »

Excelente!!!
david moises
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 12:31 pm

Amaciamento ASP 120

Mensagem por david moises »

Amigo, preciso amaciar meu ASP 120 2t, posso seguir o procedimento acima citado? motor com anel.
Para saber da rotação de 3500 RPM seria bom o tacômetro? tem outra forma de estimar?
Responder