Como funciona um carburador RC-

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Como funciona um carburador RC-

Mensagem por Camacho »

TRADUCAO livre,retirada do site http://www.mecoa.com/faq/index.htm

Um carburador RC (do tipo mais comum encontrado nos motores atuais) geralmente tem dois controles de mistura.agulha de Alta velocidade e agulha de baixa velocidade ou lenta.
essas agulhas permitem alterar a mistura combustível / ar nas diferentes aberturas do carburador..
Normalmente, as agulhas irao controlar a quantidade de combustível fornecido para misturar com o ar.
Uma agulha de carburador RC é uma agulha conica que se move dentro de uma sede proporcionando um ajuste muito preciso.
Carburadores menos complexos têm um parafuso de sangria de ar para o ajuste de lenta e ele é apenas isso...ele controla a entrada de ar extra em marcha lenta para obter a mistura correta.
O único problema com sangria de ar é normalmente você não vai conseguir uma boa transição para alta velocidade ou uma boa mistura um pouco acima da lenta .

Uma configuracao muito popular,largamente utilizada nos motores atuais, usa duas agulhas, um em cada lado do carburador.
O tambor rotativo move para dentro e para fora conforme é acionado.
À medida que o tambor é fechado para marcha lenta a agulha de lenta aproxima-se da barra de pulverização como mostrado abaixo.
Isto irá então restringir o combustível para proporcionar a mistura correta em marcha lenta.
Como você pode ver a agulha de baixa é mais fina e vai de encontro ao final da barra de pulverizacao
Anexos
ALTA-LENTA.jpg
ALTA-LENTA.jpg (23.58 KiB) Exibido 19453 vezes
CARBURADOR RC.jpg
CARBURADOR RC.jpg (27.8 KiB) Exibido 19457 vezes
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

É muito importante com este design [b:6244ef0a4f]NAO[/b:6244ef0a4f] forçar a agulha de lenta para dentro da extremidade da barra de pulverização.
como pode ser visto na ilustracao a agulha de lenta é conica e Se forçar a agulha de lenta para dentro da extremidade da barra de pulverização voce pode criar um efeito " boca de sino" ou alargamento da extremidade da barra de pulverização.
Se isso acontece, você nunca será capaz de obter o adequado ajuste de marcha lenta ou de transição(média).
por isso é recomendado nao retirar completamente a agulha de lenta deste sistema.

a ilustracao Mostrada abaixo é uma variação do mesmo princípio como descrito acima.
Conforme o tambor rotativo se fecha e se move para dentro,a ranhura(gicle ou abertura por onde passa o combustível) é coberta, restringindo assim o fluxo de combustível em marcha lenta. Com este desenho a possibilidade de danificar a barra de pulverizacao é eliminada.
Anexos
ALTA-LENTA2.jpg
ALTA-LENTA2.jpg (22.9 KiB) Exibido 19423 vezes
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Nossa eu já tinha lido tudo isto em outro site (sem imagens), varias vezes e tinha ficado muitas dúvidas, mas agora com as fotinhas ficou muito obvio (clareou tudo)!! obrigado!
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

Tenho 4 motores com lenta regulada por agulha de entrada de combustível, mas os 4 têm agulha de lenta com seção reta. As agulhas de alta é que são cônicas.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Tenho um motor ASP 52 e o tambor do carburador de uma folga lateral da ordem de 1mm aproximadamente. Esta folga é entre a ranhura do tambor e o parafuso de fixação do mesmo. Mesmo a pressão da mola do carburador não é suficiente para eliminar a folga. Por conta disso, nunca consigo uma regulagem satisfatória no motor a ponto de querer trocar o carburador. Tentei substituir o parafuso por uma mais grosso e que eliminasse a folga mas aí sim que complicou a regulagem...

Estou aberto a sugestões que possam resolver o meu problema.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Você chegou a ver se é somente no seu motor que ocorre isto ? comparando com outro ASP 52 ? Sugiro abrir um tópico sobre seu problema especifico, com fotos e até mesmo video se possivel para que o pessoal dê uma ajuda.
Este tópico em específico é mais um "tutorial" sobre o carburador do que para resolver problemas, abrindo o seu tópico várias pessoas irão ver e te ajudar.
Responder